duvida sobre o Roteador

Fórum de discussão para "wireless".

duvida sobre o Roteador

Mensagempor Denilson_car » Qua Fev 14, 2007 2:53 pm

tenho um servidor BrazilFW configuração pentiumI 350mhz, 64mb ram, e 2 placas de rede 3Com, esta funcionando normalmente tem como colocar um roteador Wireless D-Link G54 DI-524, ligar este roteador no Hub e acessar a internet com um notebook, o numero do IP co Servidor de LINUX 192.168.0.1



tem como eu colocar este roteador e como eu configuro para puxar do BRAZILFW e compartilhar a internet para notebook



Obrigado
Denilson_car
 

Mensagempor luapufo » Qua Fev 14, 2007 7:52 pm

amigo de +_ um pouco de explicaçao, por exemplo qual o ip do roteador wireless?
luapufo
 

configura~cao roteador

Mensagempor Denilson_car » Qui Fev 15, 2007 7:33 am

o IP do Roteador é 192.168.0.1 Lan,

este link abaixo é do roteador
http://www.dlink.com/products/?pid=316

não teve jeito acho que estou fazendo coisa errada, o IP que vem nele é 192.168.0.1 mudei para 192.168.0.90 quando eu coloco o cabo de rede do meu Hub que vem do BFW e Ligo um cado de rede no notebook ele entra na internet quando eu uso o Wireless não entra tem alguma configuração que eu não sei o que fazer....

Configuração :
Wireless: Wireless Settings
these are the Wireless setting for the AP(access Point) Portion.
Wireless Radio () On () OFF

Authentication ()open System ()Shared Key ()WPA ()wpa-psk


Wan Wan Settings

() Dynamic IP Address
() Static IP Address
() PPPoE
() Others
()PPTP
()L2TP
() BrigPond Cable


depois vem as conf. do item acima selecionada


LAN Lan Settings

IP Address - 192.168.0.1
Subnet Mask - 255.255.255.0

DNS Relay

()Enabled () Disabled

DHCP DHCP SERVER

DHCP SERVER ()Enable ()Disable

Starting IP Address 192.168.0.____
Ending IP Address 192.168.0.______

as configurações são estas alguem pode me ajudar ?

Obrigado :D
Denilson_car
 

Mensagempor luapufo » Qui Fev 15, 2007 11:32 am

me passe a configuracao brazilfw, o arquivo mestre de configuracao, nao esqueca de ocultar as senhas
luapufo
 

Mensagempor Denilson_car » Qui Fev 15, 2007 4:58 pm

Amigo luapufo eu sou leigo nisso só sei o basico é o que fiz, K6II 500, 64mb ram, 2 Placas de redes 3COM BFW 2,28 speedy 500 IP Dinamico configurado nome de usuario e senha liga a maq. carrega o diquete e pronto...... não tem nenhum add-ons pq. nunca soube instalar
Denilson_car
 

Mensagempor luapufo » Qui Fev 15, 2007 5:10 pm

queria saber se teu bfw esta fornecendo DHCP, pois o padrao do roteador wireless, vem com DHCP ligado
luapufo
 

Mensagempor luapufo » Qui Fev 15, 2007 5:17 pm

vamos la:
1) entre no BFW pelo browser, assim, http://ip do bfw:8180
2) coloque usuario, root e senha a que voce cadastrou
3) no seu lado esquerdo, tem um menu, desça e click em Arquivos de Configuração
4) depois na pagina central click no nº 1. BrazilFW - Arquivo Mestre de Configuração
5) vai aparecer uma caixa branco com os arquivos, copie tudo e cole para que possamos ver, nao esqueça de na parte de senha, trocar a que voce posta aqui por xxxxxxx

fico no aguardo
luapufo
 

Mensagempor Denilson_car » Sex Fev 16, 2007 7:27 am

INETTYPE='PPPOE'
DNS1='200.204.0.10'
DNS2='200.204.0.138'
DOMAINNAME='domain.local'
HOSTNAME='brazilfw'
LOCAL_IPADDR='192.168.0.1'
LOCAL_NETMASK='255.255.255.0'
LOCAL_BROADCAST='192.168.0.255'
LOCAL_NETWORK='192.168.0.0'
PPPOE_USERNAME=*******
PPPOE_PASSWORD=**********
PPPOE_IDLE='NO'
DHCPSERVER='NO'
ADMIN_AUTH='922CUwmNkzwdJDyr2VhJd0'
TZ='EST5EDT'
ENABLE_EXTERNAL_PING='NO'
ENABLE_EXTERNAL_SSH='YES'
ENABLE_WEBADMIN='YES'
WEBADMIN_PORT='8180'
SSH_PORT='22'
LOG_INCOMING_ACCESS='YES'
LOG_OUTGOING_ACCESS='YES'
Denilson_car
 

Mensagempor Denilson_car » Sex Fev 16, 2007 7:29 am

depois se possivel vc me passa como configuro o Roteador


Valeu
Denilson_car
 

Mensagempor luapufo » Sex Fev 16, 2007 8:18 am

Vamos la:

1) Abra o seu navegador web e digite http://195.168.0.1 para acessar o setup wizard do roteador DI-524;
OBS. para voce acessar esta configuração, sua placa de rede tem que estar configurada para esta nesta faixa de IP, por exemplo, o IP de sua maquina pode ser 195.168.0.10.
2) No nome de usuário, digite admin e deixe o campo de senha em branco. Clique em OK;
3) Clique em WAN (menu à esquerda) e marque Statitic IP Address.
OBS. nao tenho este roteador aqui, mais acredito quando clikar em Statitic IP Address, vai abrir um quadro para configurar o IP e a MASCARA DA REDE, Configura na faixa do seu BFW, exemplo seu BFW esta como IP 192.168.0.1 e Mascara 255.255.255.0, coloque o IP no Roteador DLINK na mesma faixa, mais um IP que nao esta sendo usado.
4) em Primary DNS Address, coloque o IP do BFW, se tiver alguma coisa de GATEWAY, coloque tambem o IP do BFW, depois clicke em APPLY
5) Clique em LAN (menu à esquerda), ai nao vou poder te ajudar, nao achei nenhuma figura desta parte, me desculpe
6) Clique em DHCP (menu à esquerda), e clique em DISABLE, depois clicke em APPLY.
7) Clique em WIRELESS (menu à esquerda), e procure alguma coisa de ACCESS POINT ou AP. marque, depois clicke em APPLY.
8) Feche todas as janelas do navegador. Reinicie ele e faça um teste, qualquer coisa ligue para D-LINK, suporte no Brasil é:

suporte da DLINK (Pra quem mora em Sampa, ligue 2185-9301. Demais regiões do Brasil: 0800 70 24 104

espero ter ajudado, qualquer coisa estamos ai
luapufo
 

Mensagempor luapufo » Sex Fev 16, 2007 8:26 am

agora li isto que me disse, vou marcar como deve ser:

Configuração :
Wireless: Wireless Settings
(access Point) Portion.
Wireless Radio (X) On () OFF

Authentication (X)open System ()Shared Key ()WPA ()wpa-psk ( para testar, vamos sem autenticação )


Wan Wan Settings

() Dynamic IP Address
(X) Static IP Address ( EXemplo :IP 192.168.0.100, na mesma faixo do BFW e algum que ninguem esteja usando )
() PPPoE
() Others
()PPTP
()L2TP
() BrigPond Cable


depois vem as conf. do item acima selecionada


LAN Lan Settings

IP Address - 192.168.0.1 ( aqui que tem que colocar 192.168.0.100)
Subnet Mask - 255.255.255.0

DNS Relay

()Enabled () Disabled ( aqui eu nao entendi, tambem sou leigo nisto, tente ENABLE, se aparecer algum quadro para colocar o IP, coloque do BFW, teste, se nao funcionar, coloque DISABLE, se aparecer algum quadro para colocar o IP, coloque do BFW, teste,

DHCP DHCP SERVER

DHCP SERVER ()Enable (X)Disable

Starting IP Address 192.168.0.____ ( isto morre )
Ending IP Address 192.168.0.______( isto morre )
luapufo
 

Mensagempor Denilson_car » Sex Fev 16, 2007 10:33 am

Sr. luapufo


Muito Obrigado pela ajuda deu certo


Valeu meu amigo

dancing
Denilson_car
 

Mensagempor luapufo » Sex Fev 16, 2007 1:45 pm

ok, ainda bem, so me faça um favor, para o forum ficar mais organizado, acrescente ao titulo do topico ( RESOLVIDO ).

bom proveito
luapufo
 

Mensagempor Elton Guedes ® » Seg Fev 19, 2007 8:36 am

Aproveitando o tópico:
- espeto o DI-654 (no meu caso um 624) no hubbing;
- atribuo a ele um IP 192.168.0.100 (dentro da faixa do BFW);
Aí começam as dúvidas:
- uso checagem IPxMAC... eu precisaria "cadastrar" no firewall o IP e MAC do roteador?
- seria possível acessar o roteador via rede (como?) ou teria que fazê-lo por fora (conectado direto a um micro)?
- como fica o IP de quem acessar via roteador sem fio? e no firewall, usaria o IP (do notebook por exemplo) e seu respectivo MAC?
E mais uma pergunta "tola":
- o que acontece quando estou com as conexões com e sem fio ativas, cabo de rede conectado e tb conectado via sem fio, e tento acessar algum endereço... quem tem a prioridade (com ou sem fio)??? isso é possível???

Desde já agradeço.
Elton Guedes ®
 

Mensagempor luapufo » Seg Fev 19, 2007 2:11 pm

Elton, vou tentar o pssivel aqui para ter ajudar.

Resposta das duvidas:

1) sim, deve ser cadastrado, para ele ter acesso ao BFW.

2) sim, e so digitar no browser o endereço de ip do roteador.

3) essa fica um pouco complicado, pois nao tenho este aparelho aqui, eu uso uns da LINKSYS, eu coloco ele, ACCESS POINT ( AP ), e cadastro no BFW, os mac e IP´s das maquina que vao acessar pelo sem fio, assim sendo, este ACCESS POINT, vira um SWITCH, acho que o claudio uma vez disse que tem aparelho(AP) que repassa os mac e ip dos computadores e tem outras que mascaram o mac pelo do access point( AP ).
4)se for como o meu, nenhum tem prioridade, pois para o BFW, ele enxerga o AP, como sendo um switch ( isso se ele estiver como acess point )

se nao der certo, estamos ai para tentar resolver
luapufo
 

Mensagempor Elton Guedes ® » Seg Fev 19, 2007 2:50 pm

luapufo escreveu:1) sim, deve ser cadastrado, para ele ter acesso ao BFW.

Ok... cadastrado.

luapufo escreveu:2) sim, e so digitar no browser o endereço de ip do roteador.

Não consigo...

luapufo escreveu:3) essa fica um pouco complicado, pois nao tenho este aparelho aqui, eu uso uns da LINKSYS, eu coloco ele, ACCESS POINT ( AP ), e cadastro no BFW, os mac e IP´s das maquina que vao acessar pelo sem fio, assim sendo, este ACCESS POINT, vira um SWITCH, acho que o claudio uma vez disse que tem aparelho(AP) que repassa os mac e ip dos computadores e tem outras que mascaram o mac pelo do access point( AP ).

No meu caso, pelo que sei, tenho que desligar o modo AP e deixar o bicho só como roteador mesmo.


luapufo escreveu:se nao der certo, estamos ai para tentar resolver


Vou tentar refazer as coisas por aqui... vlw.
Elton Guedes ®
 

Mensagempor luapufo » Seg Fev 19, 2007 8:10 pm

elton
veja esta pagina, la fala que o IP padrao deste router é http://192.168.0.1 , isto quer dizer que entrara em conflito com o BFW se ele estiver com este IP.
A pagina que falei foi esta http://www.abusar.org/art90.html , la explica tudo
luapufo
 

Mensagempor Elton Guedes ® » Seg Fev 19, 2007 8:32 pm

luapufo escreveu:elton
veja esta pagina, la fala que o IP padrao deste router é http://192.168.0.1 , isto quer dizer que entrara em conflito com o BFW se ele estiver com este IP.
Ok, para isto eu configurei o DI-624 plugado diretamente num micro, assim pude atribuir a ele outro IP.
luapufo escreveu:A pagina que falei foi esta http://www.abusar.org/art90.html , la explica tudo
Blz, usei esta página quando configurei o DI-624 na primeira vez, no mês passado prá compartilhar minha conexão via rádio, na praia. Mas lá não uso o BFW...

Veja bem como configurei aqui:
LAN:
IP Address: 192.168.0.1
Mask: 255.255.255.0
DHCP: Disabled

WLAN:
IP address: 192.168.0.10
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
DNS: 192.168.0.1

Testo direto num micro (placa de rede do notebook ligada na LAN1 do DI-624) e a rede sem fio sobe e tenho acesso ao DI através do IP 192.168.0.10, porém quando ligo o DI no BFW (uma das portas do hubbing à porta WLAN do DI) não funfa a rede sem fio nem consigo mais acessar o DI...:(
Fiz o inverso tb (troquei os IPs da LAN pelo da WLAN) mas tb não tive sucesso... o que pode ser?
Elton Guedes ®
 

Mensagempor luapufo » Seg Fev 19, 2007 8:39 pm

voce disse:

Veja bem como configurei aqui:
LAN:
IP Address: 192.168.0.1 ( e aqui que voce tem que mudar o IP, coloque um que nao esteja sendo usado, este IP esta dando conflito com BFW(192.168.0.1 , se estiver com o IP padrao))
Mask: 255.255.255.0
DHCP: Disabled

WLAN:
IP address: 192.168.0.10 ( este e o ip da rede sem fio )
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
DNS: 192.168.0.1
luapufo
 

Mensagempor Elton Guedes ® » Seg Fev 19, 2007 9:28 pm

Pois é, como eu falei antes, tb fiz a inversão dos ip's... tentei assim e nada... como faço cruzamento de ips com macs, cadastrei no firewall (liberando) o ip 10 com o mac do notebook, com o do bfw e com o do proprio roteador... nada funcionou... devo estar fazendo alguma coisa errada... só tenho que descobrir onde é...:) vou procurar mais u pouco... hj tem que funfar este treko.
Elton Guedes ®
 

Mensagempor Elton Guedes ® » Seg Fev 19, 2007 9:35 pm

Caro Luis, ainda acho que meu problema tá nos macs... então eu pergunto: quais os macs que devo usar? O MAC da LAN ele não me dá opção pois atribui sozinho (o estranho que o MAC que tá na etiqueta da caixa termina com 23 e o que ele cria é exatamente o mesmo só que terminado com 22). O da wlan eu determino e aí já tentei (como dsse antes) o do próprio notebook, o do router e o do BFW e não funfa com nenhum deles...:(((
Elton Guedes ®
 

Mensagempor luapufo » Seg Fev 19, 2007 9:44 pm

vamos la
configure assim:

LAN:
IP Address: 192.168.0.100 ( veja se este ip esta sendo usado )
Mask: 255.255.255.0
DHCP: Disabled

WLAN:
IP address: 192.168.0.10
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
DNS: 192.168.0.1


NOTEBOOK:
IP address : 192.168.0.101 ( Veja se este IP nao esta sendo usado )
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
DNS: 192.168.0.1
OBS. se a chave WAP, WEP estiver habilitada, desabilite para teste

agora no BFW, configure assim, acho que voce faz amarração de IP e MAC, entao esta negando acesso a todos e so liberando quem estiver na amarraçao, configue ona lista branca o ip do notebook e teste.

estou no msn luapufo@hotmail.com
luapufo
 

Mensagempor Elton Guedes ® » Seg Fev 19, 2007 10:00 pm

Eu não disse que ia procurar?? E não disse que eu tava fazendo alguma coisa errada??? E não disse que hoje ainda ia funfar??? Pois é... meus problemas acabaram...:))) A besteira que estava fazendo eu resolvi lembrando que já tinha lido uma resposta do mestre Cláudio, prá mim mesmo quando ele dizia que o roteador iria atuar com um segundo hubbing em cascata... ai fui pesquisar no próprio fórum e encontrei esta resposta dele a um outro cole, qundo disse o mesmo e mais alguma coisa:
Mestre Cláudio escreveu:Qua Out 25, 2006 4:55 pm
Configure o access point em modo bridge.
Não configure dhcp, faixa de endereços diferente, nada...
IGNORE a porta WAN do access point.
Plugue uma das portas LAN dele no hub ou switch da rede cabeada.

Ponto.

Seu access point vai atuar como se fosse mais um hub, ligado em cascata. As máquinas da rede wireless vão se comunicar com as máquinas da rede cabeada normalmente, como se fosse tudo cabeado.


sabe qual besteira eu tava fazendo?? Plugava o cabo vindo do hubbing na porta WLAN do DI-624... :(

Agora tá beleza!!! Obrigadão Luis pela preciosa força e tempo empregado em me ajudar, e ao mestre Cláudio que mais uma vez ajudou a elucidar um problema com suas dicas que merecem ser guardadas pois mais-dia-menos-dia acabam tirando alguém "das trevas".

Vlw \\o//
Elton Guedes ®
 

Mensagempor Claudio » Ter Fev 20, 2007 8:58 am

Beleza,
Na verdade eu tambem descobri isso por tentativa e erro. Depois de perder um tempão.
No fundo, tem lógica.

Quando você usa a porta wan, o access point se torna um ROTEADOR. É natural que roteadores façam NAT, dessa forma o bfw só encherga ele, e não consegue identificar os clientes wireless individualmente.

Se o objetivo é permitir que o bfw gerencia os clientes wireless então não podemos ter um roteador no meio do caminho, daí basta ignorar essa porta e ligar o bfw na mesma rede interna do AP.

A questão é que temos uma grande variedade de APs no mercado. Cada um deles tem características diferenciadas. Infelizmente isso dificulta a nossa vida porque não dá para criar instruções genéricas que possam ser seguidas por qualquer colega.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re:

Mensagempor mroberto_sp » Qui Jun 11, 2009 8:52 pm

Elton Guedes ® escreveu:
luapufo escreveu:1) sim, deve ser cadastrado, para ele ter acesso ao BFW.

Ok... cadastrado.

luapufo escreveu:2) sim, e so digitar no browser o endereço de ip do roteador.

Não consigo...

luapufo escreveu:3) essa fica um pouco complicado, pois nao tenho este aparelho aqui, eu uso uns da LINKSYS, eu coloco ele, ACCESS POINT ( AP ), e cadastro no BFW, os mac e IP´s das maquina que vao acessar pelo sem fio, assim sendo, este ACCESS POINT, vira um SWITCH, acho que o claudio uma vez disse que tem aparelho(AP) que repassa os mac e ip dos computadores e tem outras que mascaram o mac pelo do access point( AP ).

No meu caso, pelo que sei, tenho que desligar o modo AP e deixar o bicho só como roteador mesmo.


luapufo escreveu:se nao der certo, estamos ai para tentar resolver


Vou tentar refazer as coisas por aqui... vlw.


Quem sou eu para incinar alguna coisa aki, mas ja fiz isso do outra forma, BFW>>HUB>>Wirelles>>Not Wirelles. foi isso. o que eu fiz, simplesmente entro no roteador coloco um ip fixo nele desabilito o dhcp dele, ligo ele no hub como cascata não utilizo a porta wan dele, dhcp do bfw vai configurar as maquinas mesmo as wirelles.
Funcionou a rede wirelles e fisica na mesma faixa de ip pois o BFW repassa os ip´s pelo dhcp dele. simples.....
mroberto_sp
 

Re: duvida sobre o Roteador

Mensagempor IceMan - Brazil » Qui Jun 11, 2009 11:02 pm

Mais um tópic zumbi ressuscitado..... >| >| >|
Enterrando o difunto de vez.... \`´/ \`´/ \`´/ \`´/
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron