wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Fórum de discussão para "wireless".

wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor jm_athayde » Sáb Abr 11, 2009 1:53 pm

Sei que existe varios topico ssobre isso mais nenhum com uma certa clareza do asunto para pessoas que não sao avançadas no linux tenho algumas perguntas que nao consegui ainda encontrar.

Hoje so trabalho com aps da aprouter com todos os clientes e mais nao consigo passar o mac deles para o servidor sendo assim nao consigo fazer uma amaracao MACxIP correta , ja tentei fazer os aps em modo WDS ou AP-WDS mais nao conecta de geito nenhum ao servidor ,sinal forte sem interferencia mais nao tem geito , so funciona quando ativo o AP em modo cliente S/DHCP .Gsotaria de fazer com que todos meus clientes fossem repetidoras para que possa alpliar meu raio de atuação para notebooks.


perguntas:


1 - como faço para repassar estes macs ?

2 - no modo repetidora universal tenho que colocar em outro canal da central ?

3 - R.U tenho que colocar a mesma SSID da central ?

4 - (WDS) tenho que fazer alguma configuração no BFW para que isso funcione ?

Alguns testes que ja fiz para pergunta acima :

1 - ja tentei configurar ap em modo WDS ou Ap-WDS mais nao conecta a central , so funciona o AP em modo cliente.E tenho que fazer esta amarracao para nao ter dor de cabeca , mais gostaria de manter a repetidora universal pois gostaria de ampliar o sinal.fiz conforme todos falam para dar o mac do servidor no ap .

2 - Ja coloquei no mesmo canal mais os clientes externos nao conectao , falo de clientes externos pois peguei meu notebook e fiz o teste como sendo uma pessoa estranha.Em canal diferente ate pega mais fico com medo de PRF

3 - Quando coloc a mesma os clientes em torno do AP se perdem e entram direto na repetidora e acontece mesmo coisa do caso 2

4 - Li algumas coisas aqui no forum mais nada concreta.Ou seja nada que me de certeza para fazer.


è isso se alguem me ajudar agradeço e Feliz Pascoa a todos
Editado pela última vez por jm_athayde em Sáb Abr 11, 2009 8:06 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jm_athayde
BFW Very Participative
 
Mensagens: 338
Registrado em: Sáb Nov 17, 2007 6:02 pm
BrazilFW Box:

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAO

Mensagempor tecjair » Sáb Abr 11, 2009 5:15 pm

jm_athayde escreveu:perguntas:
1 - como faço para repassar estes macs ?
2 - no modo repetidora universal tenho que colocar em outro canal da central ?
3 - R.U tenho que colocar a mesma SSID da central ?
4 - (WDS) tenho que fazer alguma configuração no BFW para que isso funcione ?


jm_athayde, tenho algumas respostas mas, não todas.

1 - Ative AP-WDS no 1º AP e desative o dhcp-server de todos ao APs
4 - Não, a menos que esteja usando um BFW-AP. Se for BFW-AP terás que ativar o WDS nas configurações de Wireless.
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAO

Mensagempor IceMan - Brazil » Sáb Abr 11, 2009 6:38 pm

3: Sim


OBS: Se vc so usa AP da APRouter, então sabe que tem video aulas no site deles de como configurar o AP em modo WDS e outros modos. Ou não sabia?
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAO

Mensagempor jm_athayde » Sáb Abr 11, 2009 8:03 pm

tecjair escreveu:
jm_athayde escreveu:perguntas:
1 - como faço para repassar estes macs ?
2 - no modo repetidora universal tenho que colocar em outro canal da central ?
3 - R.U tenho que colocar a mesma SSID da central ?
4 - (WDS) tenho que fazer alguma configuração no BFW para que isso funcione ?


jm_athayde, tenho algumas respostas mas, não todas.

1 - Ative AP-WDS no 1º AP e desative o dhcp-server de todos ao APs
4 - Não, a menos que esteja usando um BFW-AP. Se for BFW-AP terás que ativar o WDS nas configurações de Wireless.




1 - é o seguinte uso BFW em modo ap nao uso ap normal para destribuir o sinal , sendo que nos clientes tem ap com cabo e antena , e depois cabo de rede ate o pc , nao faço repetição com aps de cliente.Vou tentar ser mais claro nisto

BFW-AP - antena omni de 12dbis (cobre 360 graus ) , destribuiçao de sinal .Nos clientes antena de grade +cabo + ap ( esta aqui o problema , que nao é tanto assim mais gostaria de fazer com que estes aps repetiosem o sinal , quer dizer isto eles fazem ja,mais quando uma outra pessoa perto dali abre o notebook e se conecta via dhcp ele pega um ip e na minha tabela arp ele fica com o mesmo mac do ap e do cliente que ja esta pagando , isto que quero melhorar fazer com que o dhcp desta pessao fique com o mac dela mesmo.


4 - isso que gostaria de sabem aonde é isso , pois o que encontrei no forum é muito vago.




Iceman


sim la tem mais nao mostra como fazer o wds em modo cliente , meu problema é esse que quando ativo o wds ele nao me da opcao de conctar em alguma rede, ai fico no vacuo , configuro tudo e ele nao se concta.



ta dificiel mesmo mais vou tentando . acho que a solução ainda esta no BFW alguma coisa esta faltando nas minhas configurações.
Avatar do usuário
jm_athayde
BFW Very Participative
 
Mensagens: 338
Registrado em: Sáb Nov 17, 2007 6:02 pm
BrazilFW Box:

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor tecjair » Sáb Abr 11, 2009 11:26 pm

Posta seus arquivos de configurações wireless
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor Curvello » Seg Abr 13, 2009 12:51 am

Amigo, os seus Ap's não trabalham como Bridge?
Curvello
 

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor andrefellows » Seg Abr 13, 2009 7:36 am

Quando utilizava uma infra parecida eu fazia assim:

Código: Selecionar todos

Modem
     |
     |                                                    (   (   [AP 02 - WDS]--[switch]--[clientes]
     |                                                    (   (   [AP 03 - WDS]--[switch]--[clientes]
     |---[BFW]----[AP 01 - WDS]  )   )                    (   (   [AP 04 - WDS]--[switch]--[clientes]
     |                                                    (   (   [AP 05 - WDS]--[switch]--[clientes]
     |                                                    (   (   [AP 06 - WDS]--[switch]--[clientes]
Modem



1 - Todos os APs no mesmo canal, modo B (11mb)
2 - O AP01 configurado com os MACs dos aps 02~06
3 - Cada Ap (do 02~06) tem o MAC do Ap 01 somente
4 - Não precisa usar o SSID, no modo WDS não usa essa funcionalidade
5 - Todos os clientes são cabeados, somente o link que utiliza wireless

A distância entre o AP01 e os APs era de 5km. O AP01 estava a uns 60 Mts de altura e os outros a uns 20Mts (todos em cima dos prédios)

Todos os Aps estavam com antena de grade de 24DBi, Pigtail de 50cm, em caixas de energia (aquelas caixas plásticas de poste, com tampa transparente).

Meu conselho que se deve utilizar caixas totalmente foscas, pois perdi um AP, o bixo DERRETEU de tanto calor que pegou (luz direta do sol).

Os únicos problemas, quando davam, era o link do velox que caia muito, na epoca, utilizava loadbalance, e quando um dos links caia, ficava sem net (sem rota) pois o gateway funcionava, o link não, logo, para o BFW o gateway ainda estava "vivo" e se perdia todo, mas hoje, o BFW está preparado para isso.

Passei um ano sem problemas de infra, só rolou stress com o "sócio".

Estou voltando devagar para a área. É dinheiro fácil (simboliza perigo) mas necessário.

Abraços
andrefellows
 

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor tecjair » Seg Abr 13, 2009 11:59 am

Valeu andrefellows
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor jm_athayde » Seg Abr 13, 2009 2:07 pm

Curvello escreveu:Amigo, os seus Ap's não trabalham como Bridge?



sim trabalham em brigde.Modo wds nao consigo fazer ele entrar na rede , so entra se eu colocar em modo cliente.



So pra constar ja trabalho como o amigo andrefellows comentou so que alem disso queria é ampliar meu sinal utilizando os aps dos clientes em modo repedidora , mais nao consigo repassar os macs de quem entra a mais nos aps , para que meu sinal possa ser captado por notebooks de turistas.


minhas duvidas ainda persistem , mais valeu pra quem esta ajudando.
Avatar do usuário
jm_athayde
BFW Very Participative
 
Mensagens: 338
Registrado em: Sáb Nov 17, 2007 6:02 pm
BrazilFW Box:

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor Curvello » Ter Abr 14, 2009 12:39 am

Amigo, Boa noite.
aqui eu uso dois ap's da GTS e um da Encore, ambos em AP-WDS e funciona tudo beleza.
o Ap 01 esta ligado ao BFW em bridge e com os MAC dos outros ap's cadastrado e os outros ap's com o MAC do ap 01 cadastrados e tambem em bridge. assim o meu bfw que controla tudo IP+controle de banda tudo 100%.
Curvello
 

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl (não da mesmo )

Mensagempor jm_athayde » Qua Abr 15, 2009 8:09 pm

fiz e refiz tudo e cheguei a uma conclução quando vc esta trabalhando com BFW-ap (placa wireless não ap ) nao tem como pegar o mac do cliente , vou tentar explicar melhor:


1 - os APs quando trabalham em modo bridge e modo cliente passam o mac da placa wireles do ap e os clientes que estao conectados ficaram com mesmo mac.salvo em alguns modelos da dlink.exmplo maria esta cadastrada no easy , com ip tao , na tabela arp ela ira aparecer com mac tal , ai pedrinho um FDP escanea ou vai la e pega seu ip e coloca no seu note book que pega o sinal do ap de maria , ai acontece o que ele navega pois a maria ja fez a liberação da net com sua senha , ai ficam trocando uma hora ela navega ai da uma travadinha ops é o pedrinho que ta usando .

2 - Quando mudo para trabalahr com modo wds , vc nao consegue conectar com o servidor central.


3 - Talvez isso é uma coisa que nao sei se estou falando besteira , mais o BFW nao tem suporte a WDS ou coisa parecida (pelo menos nao encontri nada disso) ai nao da pra fazer o que eu quero , ou melhor da ate da mais fica vulneravel a ataque de qualquer babaca que nao tem 39 pila pra pagar net :)

assim meu esquema












valeu a todos , e se alguem tiver mais alguma ideia estou sempre passando e dando uma olhada no forum fuiiiiiiiiiii
Avatar do usuário
jm_athayde
BFW Very Participative
 
Mensagens: 338
Registrado em: Sáb Nov 17, 2007 6:02 pm
BrazilFW Box:

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor tecjair » Qua Abr 15, 2009 9:01 pm

Amigos, eu usei durante bastante tempo o BFW-AP, então tenho algumas observações a fazer:
1 - O BFW-AP tem suporte a WDS, porém alguns APs só fecham WDS com outros APs com firmware iguais.
2 - Com 2 BFWs-AP, 1 BFW-AP setado como AP-WDS e o outro como Cliente-WDS, pude repassar os MACs dos clientes.
3 - Todos os meus testes foram feitos com placas com chipset Atheros e módulos Madwifi.
Sei que o jm_athayde quer um repetidora+wds, então aconselho consultarmos o juanillo(que fez o addon athap.tgz) e testarmos as dicas dele para chegarmos num consenso.
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor jm_athayde » Qua Abr 15, 2009 9:31 pm

tecjair escreveu:Amigos, eu usei durante bastante tempo o BFW-AP, então tenho algumas observações a fazer:
1 - O BFW-AP tem suporte a WDS, porém alguns APs só fecham WDS com outros APs com firmware iguais.
2 - Com 2 BFWs-AP, 1 BFW-AP setado como AP-WDS e o outro como Cliente-WDS, pude repassar os MACs dos clientes.
3 - Todos os meus testes foram feitos com placas com chipset Atheros e módulos Madwifi.
Sei que o jm_athayde quer um repetidora+wds, então aconselho consultarmos o juanillo(que fez o addon athap.tgz) e testarmos as dicas dele para chegarmos num consenso.




ok caro colega , tomara que funcione mesmo estou estudando muito isso.


vamos la


1 - como faço pra fazer o BFW aceitar WDS , uso firmware da aprouter em todos os clientes, e nao sei como faz pra que o BFW faça este trabalho (nao sei aonde mexer kkkk)

2 - Esta opcao ainda nao fiz , mais o meu proposito seria com alguns clientes so alguns nao todos.so pra ampliar digamos assim uma propaganda do sinal.

3 - trabalho com o athap e o ath do juanillo , mais infelizmente meu nivel de conhecimento ainda é bastante limitado para realizar qualquer alteração :(

o resto da rede esta funcionando 100%.hoje mesmo fiquei mexendo direto com um ap e com o server e nao consegui fazer isso , so consegui fazer com que o ap repetise o sinal , mais com uma resalva ele so pode navegar ele mesmo dando o ip ,

AP modo operacional Cliente ISP , ai so navegava se o ap desse o ip por dhcp , e isso eu nao quero , quero sim que o server central faça isso.


o firmware é esse do link



http://www.aprouter.com.br/simulador/v6_1-sim/home.html
Avatar do usuário
jm_athayde
BFW Very Participative
 
Mensagens: 338
Registrado em: Sáb Nov 17, 2007 6:02 pm
BrazilFW Box:

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor tecjair » Qua Abr 15, 2009 11:11 pm

Adiciona essa linha nos parametros de sua ath0
Código: Selecionar todos
/sbin/iwpriv ath0 wds 1
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: wds - REPETIDORA UNIVERSAl

Mensagempor jm_athayde » Qui Abr 16, 2009 3:23 pm

Testando , valeu pela dica depois coloco se deu tudo certo .



e outra coisa o BFW-ap sera mais exigido com esta nova função ?



editado dia 22/04



nada meus testes nao tiveram sucesso , configurei o BFW como o colega acima comentou e nada ele nao encontra o servidor , configurei tb o wds do AP com mac do servidor e nada , estou ainda tentando .E liberei o Mac do ap nas lista branca do firewall .
Avatar do usuário
jm_athayde
BFW Very Participative
 
Mensagens: 338
Registrado em: Sáb Nov 17, 2007 6:02 pm
BrazilFW Box:


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron