[AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Fórum de discussão para "wireless".

[AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor worm666 » Seg Mar 23, 2009 3:57 pm

Recentemente consegui colocar pra " funcionar" uma interface wireless Atheros no meu BFW qu jah tinha 2 placas de rede para a rede interna... Só que desde que consegui configurar o "bridge" da eth0 para ath0 pelo br0, o DHCP do BFW está demorando MUITO pra liberar o ip, isso quano ele não dá erro, e depois de alguns minutos, mando um ping apartir dos micros da rede interna e ele magicamente atribui um IP a maquina! Isso ocorre tanto na rede cabeada quanto na wireless. Sem contar o problema de velocidade e "quedas" nas 3 redes (2 cabeadas e uma wireless), que ficaram terriveis depois dessa modificação que fiz...


Alguém podeira me ajudar?
worm666
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor worm666 » Ter Mar 24, 2009 9:52 am

Ninguém?
worm666
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor naufragoweb » Ter Mar 24, 2009 11:42 am

Bom dia, worm666.
Por favor, poste seu arquivo mestre de configuração. E pra acelerar, qual é o BFW que vc está usando (2.31.10, ou SP1 ou SP1+). Algumas dicas: seu modem deve estar em bridge, e tente fazer um cabo cross-over para conectar o seu BFW ao modem. Se o seu sistema não está atualizado, atualize-o, ok?
naufragoweb
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor worm666 » Ter Mar 24, 2009 8:23 pm

Bem, creio que ele esteje na versão 2.31.10... Tem tutorial de update né? Eu perco minhas configurações depois do update?


Meu arquivo mestre:

Código: Selecionar todos
INETTYPE='PPPOE'
LOCAL_IPADDR='10.0.0.1'
LOCAL_NETMASK='255.0.0.0'
LOCAL2_IPADDR='10.0.0.50'
LOCAL2_NETMASK='255.0.0.0'
LOCAL3_IPADDR='10.0.0.2'
LOCAL3_NETMASK='255.0.0.0'
WLAN_IPADDR='10.0.0.100'
WLAN_NETMASK='255.0.0.0'
PPPOE_USERNAME='****'
PPPOE_PASSWORD='***********'
PPPOE_IDLE='NO'
DHCPSERVER='YES'
DHCPD_START_IP='10.0.0.2'
DHCPD_END_IP='10.0.0.255'
DHCPD_DNS1='200.141.71.16'
DHCPD_DNS2='200.141.71.17'
ADMIN_AUTH='GDILwuYWkI1q9B5u9cTG91'
IF_LOCAL='br0'
IF_INET='eth2'
IF_LOCAL2='eth1'
IF_LOCAL3='eth0'
IF_WLAN='ath0'
TZ='EST3'
TIMESERVER='time-b.nist.gov'
USE_DNS_CACHE='YES'
ENABLE_EXTERNAL_SSH='YES'
WEBADMIN_PORT='8180'
SSH_PORT='22'
DEFAULT_USERS_FILTER='ALLOW_ALL'
DEFAULT_SERVICES_FILTER='ALLOW_ALL'
LANGUAGE_WEBADMIN='BRZ'
worm666
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor naufragoweb » Qua Mar 25, 2009 1:52 pm

Worm, vc pode atualizar sem problemas, vc não vai perder suas configurações, segue o tutorial que tudo vai funcionar bem.
viewtopic.php?f=2&t=67803
Me responda uma duvida: Voce disse que fez o "bridge" entre a "eth0" e a "ath0", certo? Então retire a linha esta linha da sua configuração:
IF_LOCAL3='eth0'
Se voce fez o bridge, essa linha está a mais aqui, a não ser que voce tenha 3 placas de rede instaladas aí,ai ela definitivamente não será "eth0", mas sim "eth3".
Tenta ai e posta os resultados, ok?
naufragoweb
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor worm666 » Qui Mar 26, 2009 11:51 am

Consegui atualizar pro SP1 sem problemas! MAs a lentidão no release do DHCP e na conexão em sí permanecem...

Cara, essa linha

Código: Selecionar todos
IF_LOCAL3='eth0'


eu mantive pois, pelo que eu intendi no tutorial , para eu continuar usando a rede cabeada na interface eth0, ela precisaira estar especificada... Na verdade, eu não intendi muito esse tuto de bridge... Sabe, tipo, eu não sei quase nada sobre esse processo, mas sabe quando vc olha e acha que tem algo estranho? Pois é... e nessa de achar e tentar incluir alguma coisa do meu "achismo" é que devo ter feito caca em algum moemento...

Uma dúvida consequente a esse problema que surgiu ontem é a seguinte:

Quando eu só tinha 3 interfaces ethernet, (eth0 e eth1 rede interna e eth2 internet) eu não fiz quase nada! Configurei a conexão coma internet, especifiquei os ips das eth0 e eth1 e pronto, jah navegava normamente nos pcs... Pq com a wlan (ath0) não foi do mesmo jeito? Eu poderia especificar uma subrede pra cada interface (et0, eth1 e ath0) para distribuir a internet, com uma faixa de ip dhcp pra cada uma ?

EDIT: Em tempo, como reseto todas as alçterações que fiz no BFW? Pra fazer ele voltar pras configurações originais? Assim ficaria mais facil de excluir qualquer possibilidade de ter sido alguma alteração que eu fiz fora do tutorial...
worm666
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor naufragoweb » Qui Mar 26, 2009 1:42 pm

Amigo, configurar do jeito que voce está fazendo, seguindo a risca o tutorial do Juanillo não vai funcionar mesmo. vou explicar porque: Eu demorei uns tres dias de incansável trabalho pra conseguir fazer uma bridge que funcionasse a lan local e a wireless. Para isso tive que fundir dois tutoriais:
viewtopic.php?f=39&t=65257 (Como fazer um AP com BFW e uma placa com Chipset atheros ( Por Juanillo )) e;
viewtopic.php?f=39&t=65278&p=144870#p144870 (Como Converter um Router Brazilfw em AP ( Acces Point ) – ( Autor: elpelado ).

O primeiro ensina como fazer um PC-AP recebendo o sinal da internet pela placa de rede wireless ( o que não é o seu caso nem foi o meu). O segundo foi feito com base no BFW 2.30, que ainda usava disquetes para instalação e configuração.

foi assim que eu consegui:
estando tudo instalado, inclusive a placa wireless (ath0) e o addon athap.tgz, voce vai no WebAdmin --> Configurações da rede. Vá até onde está a guia "Configuração da rede wireless (WLAN)" , coloque como dispositivo da rede WLAN a sua placa wireless (ath0) e configure o end IP dentro da faixa de IP da sua placa de rede local ( se for a eth0 -> 192.168.0.1 , coloque a ath0 em qualquer ip dentro dessa faixa, ex: 192.168.0.2, e a mascara de rede igual)
Backup e reboot.
Reiniciado e confirmada a mudança, vamos editar o arquivo "/etc/rc.d/pkgs/mod.zz_bridge".
Isso pode ser feito tanto pela linha de comando ou pelo proprio WebAdmin em Atheros Wi-Fi AP --> Others --> Edit Bridge Configurations File.

Olhe como ficou a conf do meu arquivo:
Código: Selecionar todos
#
# Coyote Bridge Configuration Script
# Claudio Roberto Cussuol - 02/24/2005
#

# To enable the bridge remove or comment the next line
#BRIDGE=DISABLED


if [ "$BRIDGE" != "DISABLED" ] ; then
   echo Loading Bridge modules...
   (cat /etc/modules.bridge; echo) |
   while read module args
   do
   case "$module" in
      \#*|"") continue ;;
   esac
   insmod /lib/modules/bridge/"$module".o $args > /dev/null
   done
fi

#Adding the Interfaces
#Usually eth1 = Internet Interface - Do not add it to the bridge

#To Enable the Bridge uncomment these lines

brctl addbr br0

ifconfig eth0 up
ifconfig eth0 0.0.0.0
brctl addif br0 eth0

#ifconfig eth2 up
#ifconfig eth2 0.0.0.0
#brctl addif br0 eth2

#ifconfig eth3 up
#ifconfig eth3 0.0.0.0
#brctl addif br0 eth3

#ifconfig eth4 up
#ifconfig eth4 0.0.0.0
#brctl addif br0 eth4

ifconfig ath0 up
ifconfig ath0 0.0.0.0
brctl addif br0 ath0

# ... you can add as many interfaces as you have just copying these lines ...

#In order to use the bridge as your local interface you
#have to add this line to the main configuration file (/etc/coyote.conf):
#IF_LOCAL=br0


Um detalhe importante é : comente a linha onde está escrito:
BRIDGE=DISABLED
Descomente as linhas referentes a eth0 e adicione as linhas referentes a ath0.
Vá agora em "/etc/coyote/ firewall" e acressente a seguinte linha:
Código: Selecionar todos
admin Y permit tcp any any 8180 #WebAdmin


Vá agora em seu arquivo mestre de configuração e troque o ath0 por br0.
Código: Selecionar todos
INETTYPE='PPPOE'
DNS1='200.204.000.010'
DNS2='200.204.000.138'
LOCAL_IPADDR='192.168.0.1'
LOCAL_NETMASK='255.255.255.0'
WLAN_IPADDR='192.168.0.3'
WLAN_NETMASK='255.255.255.0'
NETMASK='255.0.0.0'
PPPOE_USERNAME='xxxxxxxxxxxxxx'
PPPOE_PASSWORD='xxxxxxxxxx'
PPPOE_IDLE='NO'
DHCPSERVER='YES'
DHCPD_START_IP='192.168.0.10'
DHCPD_END_IP='192.168.0.253'
ADMIN_AUTH='xxxxxxxxxxxxxxx/'
IF_LOCAL='eth0'
IF_INET='eth1'
IF_WLAN='br0'
USE_DNS_CACHE='YES'
ENABLE_CRON='YES'
LANGUAGE_WEBADMIN='BRZ'
TZ=EST3

backup e reboot.
Vai funcionar.
Faz ai e posta os resultados, ok?

Editado: 19/04/2009

Após a atualização para o SP1+ da versão 2.31.10, voce deve fazer a edição do Arquivo mestre de configuração modificando as linhas abaixo :

IF_LOCAL='br0'
IF_WLAN='br0'
Editado pela última vez por naufragoweb em Sáb Abr 18, 2009 4:44 pm, em um total de 3 vezes.
naufragoweb
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor worm666 » Qui Mar 26, 2009 2:13 pm

Hummm, foi mais ou menos oq eu fiz...

Como eu resetos as alterações que fiz nos arquivos? Tipo, fazendo eles voltarem a versão original?

EDIT: E a rede que tava na eth que vc usou no bridge? Manteve a conexão normalmente nele só fazndo isso que vc fez?
worm666
 

Re: [AJUDA] Wireless no BFW problema de velocidade e DHCP

Mensagempor naufragoweb » Qui Mar 26, 2009 3:09 pm

Funciona! minha rede local funciona perfeitamente, junto com a wireless.
Quanto a resetar as configurações, eu te sugiro reinstalar do zero. Reinstala, faz a atualização do BFW para SP1+, instala a placa wireless, faz o download dos arquivos do wireless e configura. Mesmo porque tentar voltar as configurações originais é meio arriscado, porque não sabemos aonde está o erro na sua configuração.

Quanto a sua pergunta anterior, de o porque o BFW não instala a placa wireless direto como faz com as de rede, isso eu nao sei. Suspeito que em si, o BFW não foi concebido para esse tipo de atividade (distribuir sinal via wireless), tanto que a instalação das placas wireless são feitas por addons. Talvez mais pra frente isso seja incorporado ao sistema.
naufragoweb
 


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron