Usando Squid

Fórum de discussão exclusivo para "proxies".

Usando Squid

Mensagempor Vanci » Qua Dez 19, 2012 10:10 am

Gente, to com uma dúvida sobre o squid do BFW, eu estava olhando no wiki e tentei fazer as alterações como mostra lá. Meu HD é de 60GB então coloquei o cache no disco com 45000 creio que seja o suficiente, e cache na memória o padrão é 16 mb mas eu coloquei 512 eu tenho 4gb no meu pc mas mesmo assim não fica como mostra lá no wiki, ou seja, a eficiência continua pouca, o cache de memoria não passa de 5% e o cache em disco não passa de 5% também. Eu tenho também que digitar aquelas regras personalizadas?

Desde já obg.

^/
Vanci
 

Re: Usando Squid

Mensagempor robsonmeca » Qua Dez 19, 2012 5:15 pm

Poste as seguintes informações para que possa te ajudar:

[*] Quantidade de maquinas na rede.
[*] Tamanho do objeto no disco.
[*] Quantidade de dias que o cache esta ativo.
[*] Esta usando o Addon BFW Cache 2.0 ?
Avatar do usuário
robsonmeca
BFW Novice
 
Mensagens: 56
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 8:30 pm
BrazilFW Box: BrazilFW 3.0.258
Intel(R) Pentium(R) Dual CPU T3400 @ (1x) 2.152 GHz
Memória: 512 MB
Addons: BFW Cache 2.0 / Check System / Samba

Re: Usando Squid

Mensagempor Vanci » Qui Dez 20, 2012 7:30 pm

1º A principio estou usando um bullet M2 HP em antena omni de 12Dbi e tenho 14 clientes ativos no momento.
2º Eu uso no HD de 80Gb no meu servidor sendo que quando fui ativar meu Squid eu não defini um tamanho específico, deixei em branco assim como vi em uma vídeo aula.
3º Quantidade de dias em uso, eu observei que estava apenas a algumas horas com ele ligado, estava olhando e a medida que vou acessando alguma coisa ele vai alocando no HD, creio que essa parte esteja praticamente resolvida.
4º O Addon BFW Cache 2.0 - na verdade não estou usando ainda, não cheguei a instalar mas aproveitando a deixa, desculpa a ignorância mas qual a função mesmo desse addon mesmo?

:)
Vanci
 

Re: Usando Squid

Mensagempor robsonmeca » Sáb Dez 22, 2012 12:37 pm

Vou tentar te explicar a grosso modo o funcionamento do Squid e do BFW Cache.

O squid é um cache proxy, que faz que faz cache de conteudos como imagens, arquivos e demais midias que são entregues ao Navegador durante a abertura e downloads e de sites, porêm com o crescimento da internet e a quantidade absurda de pessoas querendo acessar o mesmo site ao mesmo tempo, tornou impossível para alguns sites manter tudo em um unico servidor, a solução foi dividir a carga entre varios servidores, e é nesse momento que surgiu os links dinâmicos para fazer o balanceamento de carga entre varios servidores de acordo com o acesso, e com isso o squid se tornou praticamente inútil para esse tipo de site e é exatamente ai que entra o BFW Cache, ele trabalho junto com o squid para fazer cache desse tipo de midia.

Implantação do BFW Cache.

A implantação do BFW Cache é consideravelmente simples, basta acessar a pagina de configuração do BFW e ir na guia Addons > Gerênciar > Instalar, ele vai ser um dos primeiros addons da lista, é só clicar em instalar, e para facilitar, até mesmo porque você disse ser iniciante, instala o Addon Check System também. Depois de tudo instalado, vá em Addons > Check System > Check System na frente do Servidor MySQL vai ter a opção Sim e Não, click em Sim e depois em Aplicar. Estamos quase lá...rsrsrs... agora é só conferir na aba Addons > BFW Cache > Settings se o BFW a caixa Ativado esta como Sim e as demais configs.
Avatar do usuário
robsonmeca
BFW Novice
 
Mensagens: 56
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 8:30 pm
BrazilFW Box: BrazilFW 3.0.258
Intel(R) Pentium(R) Dual CPU T3400 @ (1x) 2.152 GHz
Memória: 512 MB
Addons: BFW Cache 2.0 / Check System / Samba

Re: Usando Squid

Mensagempor Vanci » Dom Dez 23, 2012 11:38 pm

Ok acho que entendi até o momento, assim, eu ativei o squid tenho 1Gb de memória no PC e coloquei 256 pra memória de cache e adicionei os addons que você falou o do chace 2.0 e o Check System, sendo que este segundo eu não mexi em nada e até blz, ele funcionou numa boa, terminei toda a configuração por volta de 9 da manha, as 13 horas um cliente me disse que não conseguia mais acessar a internet, liguei pra outros e nada. Liguei meu PC e nada de acessar a net tive que reiniciar o PC pra voltar a funcionar pior que nem tenho ideia do que tenha sido.
Vanci
 

Re: Usando Squid

Mensagempor Vanci » Qui Dez 27, 2012 9:59 am

Poxa eu sinceramente estou pra desistir, eu instalei o BFW em um PC coloquei seu ip como 192.168.1.2 - coloquei meu modem em bridge coloquei meu nome de usuário e senha etc e o ip 192.168.1.1 - no escopo do BFW coloquei a partir de 192.168.1.3 a 192.168.1.254 - parece funcionar perfeitamente ai nas configurações físicas quando mudei o ip do BFW para o acima citado, e mudei a porta de internet para pppoe como falei, depois de tudo terminado eu mando recarregar e ai pronto o BFW para de funcionar. Ta difícil ou eu realmente não estou sabendo trabalhar com ele.

>| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >| >|
Vanci
 

Re: Usando Squid

Mensagempor Eduardo » Sex Dez 28, 2012 9:25 am

Tópico trancado pois o autor esta com problemas de navegação antes da ativação do squid.
Caro autor, evite abrir tantos tópicos de tantos problemas diferentes antes de ter um ponto de partida estavel.

Grato.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.


Voltar para Proxies

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes