Alguém já está testando a 2.30

Fórum destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 2.x, para os idiomas (Inglês, Espanhol, Português e outros)
BrazilFW 2.x - Ayuda en general (todos los idiomas)
Foro de discusión general y ayudar a los usuarios BrazilFW 2.x para idiomas (Inglés, español, portugués y otros)
BrazilFW 2.x - Help in General (All Languages)
Forum for general discussions and help for users of BrazilFW 2.x, for languages (English, Spanish, Portuguese and others)

Alguém já está testando a 2.30

Mensagempor Magic » Qua Jan 10, 2007 8:53 am

Comecei a testar hoje (comecei porque a 2.29 não instalava no meu servidor). Isso mesmo sempre que ativava a 2ª partição dava pau; agora usando a 2.30 foi na boa não sei se é alguma coisa com o instalador, ou foi zica com o hardware do micro. Voto na primeira, visto que não alterei nada no micro e a 2.30 está funcionando 100%. Ah, para quem não sabe do que eu estou falando a versão 2.30 está no sourceforge, ainda não foi lançada oficialmente aqui pelo Claudio.

Se alguém já estiver usando essa versão também, vamos postar as melhorias.

Abraços.
Magic

Mensagempor manauara » Qua Jan 10, 2007 9:02 am

Poxa, assim não testariamos mesmo. Quando vai estar disponivel aqui?
manauara

Mensagempor Claudio » Qua Jan 10, 2007 9:39 am

Magic
Eu creio que o seu problema pode ser sido com o chipset da placa. O kernel da versão 2.30 foi ampliado para suportar todos os chipsets disponiveis no linux. Isso vai melhorar o uso do hd em algumas máquinas.

Manauara

Desculpe a confusão.
Foi porque assim que eu coloquei no sourceforge eu percebi um problema no suporte aos teclados USB.
Daí eu comprei um teclado, testei, corrigi o bug e subi outro arquivo.

Mas antes de anunciar a nova versão, eu precisava esperar para ter certeza que todos os mirros do sourceforge seriam atualizados com o arquivo novo.

Estou colocando o anuncio da 2.30 agora.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor Claudio » Qua Jan 10, 2007 2:38 pm

Sim
Esse bug já foi corrigido.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor vanderlpp » Qua Jan 10, 2007 3:09 pm

Claudio, irei testar novamente o tec USB no meu server... qlqr coisa posto aqui...

abçs...
em atualização ...

aguarde...
vanderlpp
BFW Master

BrazilFW Box:

Mensagempor marcelo.souza2 » Qua Jan 10, 2007 6:26 pm

Claudio escreveu:Estou colocando o anuncio da 2.30 agora.

Opa Claudio blz, cara quero testar esta nova versao, mas como faço pra instalar no meu bfw sem perder o que tenho hoje (lcdstats, squid, sarg) tem como serve feito upgrade????? mas uma pergunta, auqle problema q dava em algumas maquinas com o hdparm foi resolvido???????
marcelo.souza2

Mensagempor Claudio » Qua Jan 10, 2007 6:31 pm

Instale por cima.
O programa instalador irá detectar a instalação anterior e te perguntar se você quer fazer o upgrade.
NÃO REFORMATE O HD!!!, isso causaria a perda do cache e dos relatorios do sarg.

Nessa versão, eu fiz o possivel para acrescentar suporte aos mais variados chipsets (todos os disponiveis no kernel do linux) eu espero que isso ajude, mas não há como garantir que algumas maquinas específicas não vão continuar dando problema.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor marcelo.souza2 » Qua Jan 10, 2007 7:09 pm

Claudio escreveu:Instale por cima.
O programa instalador irá detectar a instalação anterior e te perguntar se você quer fazer o upgrade.
NÃO REFORMATE O HD!!!, isso causaria a perda do cache e dos relatorios do sarg.

Nessa versão, eu fiz o possivel para acrescentar suporte aos mais variados chipsets (todos os disponiveis no kernel do linux) eu espero que isso ajude, mas não há como garantir que algumas maquinas específicas não vão continuar dando problema.

e3ntão acho melhor eu instalar em um outro hd né??? pq se der pau nao da pra excluir o hdparm, a maquina trava antes de digitar os comandos.
marcelo.souza2

Mensagempor Claudio » Qua Jan 10, 2007 7:20 pm

Se voce excluiu o hdparm da versão velha. Você nao tem com o que se preocupar.
A versão nova vai te perguntar se voce que intalar o hdparm de novo. Responda não.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor marcelo.souza2 » Qua Jan 10, 2007 7:49 pm

Claudio escreveu:Se voce excluiu o hdparm da versão velha. Você nao tem com o que se preocupar.
A versão nova vai te perguntar se voce que intalar o hdparm de novo. Responda não.

sim, mas quero testar se ele vai dar pau, entendeu???????????
marcelo.souza2

Mensagempor Richard_26 » Qua Jan 10, 2007 9:30 pm

Estou tentando instalar na hora que ele pedi para instalar o hdparm.....da um pau.......vários caracteres......

<0>Kernel Panic

In interrupt handler - not syncing"

ai deixo dar o boot para ver se entra e fica um load de uma barra...e não sai disso

Qual foi a proncipal mudança dessa versão ?

Abraço a todos e um bom ano....
Richard_26

Mensagempor celocao » Qua Jan 10, 2007 11:59 pm

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!CONGRATULAÇÕES CLAUDIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
À você e a todos que tornaram esta nova versão possivel....

Não leve a mal a pergunta que vou fazer....sorry....mas me diga porque preciso saber,porque tenho ideia de colocar dois ADSLs no meu servidor agora em março,ou seja já tenho um link de 600k e gostaria de colocar outro de 1mega ,ambos da GVT...

1-Como ficou aquela questão do acesso aos "internet home banking" com dois links,pelo que entendi o pessoal estava "adpatando" umas regras,um paliativo para contornar isso,como ficou isso nessa versão ?

2-O "load balance" era feito na mão,apos rodar/instalar o BrazilFW,pelo que vi na versão 2.30 continua sendo feito assim ?

3-Como tenho TODO material necessário pensei em montar outro servidor e separar de tal maneira que cada um fique independente do outro,porém iguais entre si,AMBOS com QoS,usuarios com ip diferente,etc
Quando montei a rede no condominio tive o cuidado de fazer cada portaria (são 2 predios com 2 portarias) com fiação independente até meu apt,onde esses 4 cabos se ligam em um switch de 8 portas e esse switch liga no servidor.
Em cada portaria tenho outro switch de 8 portas onde sobram 7 portas
para os assinantes...ufa...
O que você acha mais negocio,quando digo negocio digo stresse e problemas,contratempos,etc ?

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns novamente!!!!!!!!!!!!!!!!
celocao

Mensagempor Magic » Qui Jan 11, 2007 8:49 am

Claudio escreveu:Magic
Eu creio que o seu problema pode ser sido com o chipset da placa. O kernel da versão 2.30 foi ampliado para suportar todos os chipsets disponiveis no linux. Isso vai melhorar o uso do hd em algumas máquinas.

Claudio,

Primeiro eu pensei que era algum erro no disquete, mas depois de algumas verificações, eu percebi que era incompatibilidade, por sorte você tinha acabado de postar a 2.30 e eu resolvi testar para ver se tinha mudado o instalador.

Estamos aí para os testes na criança.
Magic

Mensagempor Claudio » Qui Jan 11, 2007 9:13 am

1-Como ficou aquela questão do acesso aos "internet home banking" com dois links,pelo que entendi o pessoal estava "adpatando" umas regras,um paliativo para contornar isso,como ficou isso nessa versão ?

Para falar a verdade, eu ainda nem parei para ver isso.
Mas surgiu uma luz no fim do tunnel, se você souber o endereço do servidor já dá para criar uma rota determinando qual link esse endereco (ou faixa de endereços) vai utilizar.

2-O "load balance" era feito na mão,apos rodar/instalar o BrazilFW,pelo que vi na versão 2.30 continua sendo feito assim ?

E provavelmente vai continuar.
A questão é que pouca gente utiliza o LB, seria uma complicação desnecessária no wizard, que poderia confundir os usuários que geram disquete sem nem saber o que estão fazendo.

A versão 2.30 traz um novo passo no wizard que permite instalar mais placas, isso resolve o problema dos drivers. Então, só sobra configurar os ips dos links secundários. Como isso pode ser feito através da pagina do webadmin, eu creio que como está já é suficiente.

O que você acha mais negocio,quando digo negocio digo stresse e problemas,contratempos,etc ?

Load balance ainda é sinônimo de aborrecimento. Principalmente com a incompatibilidade com o QOS e alguns add-ons como o RRD, ifacc, etc...
Se você colocar um bfw em cada predio cada um com seu link a coisa fica muito mais simples.

Primeiro eu pensei que era algum erro no disquete, mas depois de algumas verificações, eu percebi que era incompatibilidade, por sorte você tinha acabado de postar a 2.30 e eu resolvi testar para ver se tinha mudado o instalador.

Funcionou?
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

ERRO NO SARG

Mensagempor leandro borges » Qui Jan 11, 2007 11:59 am

Ola companheiros boa tarde,

Ja tinha instalado e configurado o BRAZILFW, na versao 2.28 e estava usando o squid + sarg.

Agora peguei outra maquina e instalei a versao 2.30, funcionou tudo normalmente do menos o sarg que apresenta o seguinte erro.

"SARG: Arquivo nao encontrado: /partition/squid/logs/access.log"

nao estou entendendo pq esta aparecendo estes erros agora.

se alguem puder me ajudar fico agradecido.

Qnto a questao de panic no kernel nesta nova maquina que estava efetuando a instalacao a placa de som estava habilitada e eventualmente quando reiniciava o servidor acontecia esta mensagem de pany ao desabilitar a placa de som, por considencia ou nao o erro desapareceu.
leandro borges

Mensagempor Magic » Qui Jan 11, 2007 12:05 pm

Claudio.

Funcionou sim. Perfeito.

Já verificou se o seu squid está habilitado para fazer log ? Senão ele não vai encontrar nada para o SARG analisar.
Magic

Mensagempor Richard_26 » Qui Jan 11, 2007 1:04 pm

Pedi para não instalar o hdparm e mesmo assim deu Panic Kernel....

alguém sabe o que pode ser ?

abraço
Richard_26

Mensagempor leandro borges » Qui Jan 11, 2007 2:29 pm

Já verificou se o seu squid está habilitado para fazer log ? Senão ele não vai encontrar nada para o SARG analisar.

Cara obrigado ja tinha feito de tudo aqui e nao dava certo, eu me esqueci deste detalhe ja deu certo obrigado.
leandro borges

Mensagempor manauara » Qui Jan 11, 2007 6:33 pm

Cláudio, to com o VPND e o OpenVPN. Vai dar bronca ao atualizar pro 2.30? :roll:
manauara

Mensagempor Claudio » Qui Jan 11, 2007 6:35 pm

???????????

Sugestão:
Tente e conte pra nós.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor manauara » Qui Jan 11, 2007 6:45 pm

???????????

Sugestão:
Tente e conte pra nós.

:? vou fazer backup primeiro pq é de um cliente :wink:
manauara

Mensagempor Claudio » Qui Jan 11, 2007 6:57 pm

Claro. Com cliente não se brinca.
Talvez seja legal montar em uma outra máquina para testar.

Eu nao vejo nenhuma razão para incompatibilidades. A versão 2.30 é praticamente idêntica a 2.29.5.
Isso é normal. Afinal, se eu mexer em muita coisa não dá para dizer que está estável, eu teria que soltar outra versão de teste.
Não tem muito problema se forem apenas correções de bugzinhos simples. Mas o ideal é que uma versão estável só tenha o numero diferente, nada mais.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor vanderlpp » Qui Jan 11, 2007 8:31 pm

ja fiz uma atualização e nao fui muito feliz, ele apagou do menu mas manteve os addons funcionando... nao sei como ele conseguiu fazer isso, mas foi isso mesmo que aconteceu.

ainda estou em testes...

mas a atualização dele funciona sim... comigo e que nao deu muito certo...
em atualização ...

aguarde...
vanderlpp
BFW Master

BrazilFW Box:

Mensagempor Magic » Sex Jan 12, 2007 8:44 pm

leandro borges escreveu:

Cara obrigado ja tinha feito de tudo aqui e nao dava certo, eu me esqueci deste detalhe ja deu certo obrigado.

Valeu, estamos aqui para ajudar.
Magic

Mensagempor andrefellows » Sex Jan 12, 2007 10:24 pm

Instalei hoje o 2.30 com 3 velox sendo 1 PPPoE e 2 com modem roteado.

Funcionando que é uma beleza.
Só notei uma coisa, o bicho fica meio perdido para atualizar o dyndns, já que são 3 IPs válidos.
Tem alguma configuração especial pra resolver isso?

Pois vejam, vou colocar assim:
eth1 -> conexão primária
eth2 -> secundária
eth3 -> terciária

se as 3 conexões estão ok, o IP no Dyndns (ou outro) deveria ser o da eth1, se ele caisse, o eth2 assumiria, se também caisse, o eth3 assumiria.
E no momento em que as conexões fossem se normalizando, o ipupdate deveria ir atualizando ou então somente se a conexão atual caisse....

Fora isso, tá ótimo!

Abraços.
andrefellows

Mensagempor Alexandre TKD » Sáb Jan 13, 2007 10:35 am

Bom Dia sera q alguem poderia me eviar o link do 2.30 pra eu comçar a testar....
Alexandre TKD

Mensagempor manauara » Dom Jan 14, 2007 10:37 am

[quote="Alexandre TKD"]Bom Dia sera q alguem poderia me eviar o link do 2.30 pra eu comçar a testar....[/quote]

Tá lá em Downloads brother.
manauara

Mensagempor carlosnaves » Dom Jan 14, 2007 3:12 pm

Olá gente. Eu havia observado alguns erros no webadmin da versao 2.29. Alguns pontos não salvavam as configurações alteradas pelo webadmin(ex: load balance e outros pontos se nao me engano... ja faz tempo que observei). Estes possiveis erros foram corrigidos nesta versão 2.30?
carlosnaves

Mensagempor Claudio » Seg Jan 15, 2007 2:01 pm

E no momento em que as conexões fossem se normalizando, o ipupdate deveria ir atualizando ou então somente se a conexão atual caisse....

Para o nosso ipupdate só existe o primeiro link. Esse add-on simplesmente nao suporta os links secundários.

Olá gente. Eu havia observado alguns erros no webadmin da versao 2.29. Alguns pontos não salvavam as configurações alteradas pelo webadmin(ex: load balance e outros pontos se nao me engano... ja faz tempo que observei). Estes possiveis erros foram corrigidos nesta versão 2.30?

Amigo, eu preciso que você descreva um caso que eu possa reproduzir.
Você tem algum ponto específico onde a 2.29 nao esteja funcionando?
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor CYBERTRONIC » Qui Jan 18, 2007 5:04 pm

Ola to com 2 Bfw 2.30 + squid + sarg + ipupdate rodando maravilha.

Abraços

:D
CYBERTRONIC

Mensagempor Afonso » Dom Jan 21, 2007 3:00 pm

Migrei há uma semana da versão 2.28 para a 2.30.

Add on instalados:

Squid;
Vnstat;
Dynamic IP Update;

Até o presente momento - está funcionando redondinho.
Afonso

Mensagempor Chuzan » Ter Jan 23, 2007 11:40 am

Gostaria de dar minha contribuição.
Se não me engano, quando instalei a 2.30, ela pediu senha do sistema na instalação (só instalei uma vez, então n tenho tanta certeza)
Mas quando cheguei na tela do console que digitei root [enter] ele não pediu a senha, entrou direto. A mesma coisa no web admin, só que pior, pois nem root eu precisei digitar.
Eu achei que isso ia sair corrigido nessa versão.
Um abraço a todos. Qualquer coisa, estamos a disposição.
Chuzan

Mensagempor Claudio » Ter Jan 23, 2007 1:03 pm

A instalação pelo windows ou pelo CD está com a senha funcionando.
A instalação pelo gerador for Linux não está colocando a senha direito.

Como eu só achei o defeito depois que a 2.30 estava lançada a correção vai ficar para a próxima versão.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor Chuzan » Qua Jan 24, 2007 8:37 am

A instalação pelo windows ou pelo CD está com a senha funcionando.

Esqueci de mencionar que eu fiz a instalação pelo CD em um Pen Drive
Chuzan

Mensagempor Leandro » Qua Jan 31, 2007 2:46 pm

Encontrei um pequeno bug, confirmem se realmente existe.

No menu Diagnostic Tools, item n° 14 - Routing Table ele não mostra as rotas.

O comando que esá sendo executado é : route Ã; echo ; ip route show

Tentei executar o mesmo comando no shell tiranto o Ã, e ele executa normalmente, mas no browser não tenho sucesso.
Leandro

Mensagempor Claudio » Qua Jan 31, 2007 6:50 pm

Esse erro já tinha sido notado e eu certamente vou corrigí-lo para a próxima versão.

Obrigado.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Mensagempor mastigozinho » Qua Jan 31, 2007 7:43 pm

Olá Pessoal! Vocês notaram que no Bfw 2.30 o HD desliga depois de 10 minutos? Instalei ele apartir do cdrom e está fazendo isso... Como posso colocar para desligar em 1 minuto? Já procurei no /etc/rc.d/pkgs/rc.hdparm, porém o arquivo está vazio... Procurei em outros arquivos, mas nada! Será que o problema é com o computador que instalei? Digo que leva dez minutos porque vejo o carregamento do hdparm durante o boot e ele configura esse valor...
mastigozinho

Mensagempor Wifi » Sáb Fev 03, 2007 9:53 pm

mastigozinho escreveu:Olá Pessoal! Vocês notaram que no Bfw 2.30 o HD desliga depois de 10 minutos? Instalei ele apartir do cdrom e está fazendo isso... Como posso colocar para desligar em 1 minuto? Já procurei no /etc/rc.d/pkgs/rc.hdparm, porém o arquivo está vazio... Procurei em outros arquivos, mas nada! Será que o problema é com o computador que instalei? Digo que leva dez minutos porque vejo o carregamento do hdparm durante o boot e ele configura esse valor...

Mastigozinho,

Se voce está usando o 2.30, os parâmetros do HdParm estão no arquivo mod.partition, em /etc/rc.d/pkgs ;) .

Procure pela linha echo "Modify HDPARM settings". Abaixo dela há uma linha parecida com esta /sbin/hdparm -S240 -c1 -d1 -u1 -k1 -A1 -a16 -m16 -M128 -W1 -X69 $HD (esta é a linha específica do meu servidor, já "tunada") 8) . Faça nela a alteração do parâmetro -S
Wifi

Mensagempor Claudio » Dom Fev 04, 2007 8:58 am

Deixem me explicar porque isso foi modificado.

Primeiramente, essa mudança só deve ter efeito para quem criar a segunda partição durante a instalação.
Quando se cria a segunda partição o sistema entende que você utilizará add-ons que farão uso intensivo do hd.
Nesse caso o recurso de hibernação do hdparm poderia ser totalmente eliminado, afinal, é possivel que os seus usuários fiquem mais de um minuto sem navegar mas logo em seguida alguem acessa alguma pagina e o squid forçaria a reativação do hd.
Pelo que dizem, fazer o hd hibernar e reativar muitas vezes é mais danoso do que deixá-lo girando direto.
Mas por outro lado, é possivel que algum usuário crie a segunda partição mas não instale o squid (ou algum outro add-ons que utilize o hd).
Por isso, ao invés de eliminar totalmente a hibernação nós aumentamos o tempo dela.
Por favor, não insista.
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos

BrazilFW Box:

Próximo

Voltar para BrazilFW 2.x - Ajuda em Geral (Todas as Línguas)