SQUID - ACLs e Configs Persinalizadas (Tópico oficial).

Fórum de discussão exclusivo para "proxies".

SQUID - ACLs e Configs Persinalizadas (Tópico oficial).

Postby IceMan - Brazil » Tue Apr 25, 2006 11:00 pm

Fica decidido que "tópico oficial" não faz bem para o andamento do fórum.
O tamanho destes "oficiais" acabam complicando a vida de todos.
Estes tópicos serão trancados, e retirados do fixo.
Tem dúvida ? Abra seu tópico normalmente.
O fórum é mais eficiente desta maneira.
Admins.

Usem este tópico para falar e postar sobre "ACLs Personalizadas".

Problemas com autenticação no SQUID, usar este tópico= Problemas com a autenticação no SQUID (tópico Oficial)

Bugs e problemas diversos, usem este fórum= SQUID - Bugs e problemas diversos (Tópico oficial).
Last edited by IceMan - Brazil on Thu Apr 27, 2006 4:21 pm, edited 1 time in total.
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.
IceMan - Brazil
Site Admin

BrazilFW box: BFW 2.31.10 SP1+
Pentium 4 3.2 - HD 40G ATA 133 - Mem 1G - 2 3Com 10/100 - 2 Speedy 1 mega

Postby rockeiro » Thu Apr 27, 2006 10:53 am

Tem como eu editar algum arquivo de configuração do squid manualmente pelo edit, de modo que as alterações fiquem salvar?
rockeiro

Postby Marcos do Vale » Thu Apr 27, 2006 11:16 am

O squid.conf é criado automaticamente a partir do script rc.squid e dos arquivos squidx.tpl.
Marcos do Vale
BFW Senior

Alteracao no arquivos `squid_x.tpl

Postby rockeiro » Thu Apr 27, 2006 6:29 pm

Se eu auterar os arquivos `squid_x.tpl` e executar o comando `backup` as alteracoes ficam salvas!
E preciso disponibilizar formas de configurar manualmente o BrazilFW pq nao da para fazer tudo pelo WebAdmin.
rockeiro

Postby Rogério Marinho » Thu Apr 27, 2006 6:36 pm

to querendo colocar umas linhas no squid.conf mas não consigo salva o arquivo, tem algum jeito de salvar isso?
Rogério Marinho

Postby rockeiro » Thu Apr 27, 2006 6:55 pm

Rogério Marinho wrote:to querendo colocar umas linhas no squid.conf mas não consigo salva o arquivo, tem algum jeito de salvar isso?

E so auterar os arquivos `squid_x.tpl` e executar o comando `backup` as alteracoes ficam salvas! Reinicia e pronto!
rockeiro

Postby Rogério Marinho » Thu Apr 27, 2006 8:08 pm

Valeu Rockeiro...

Amanhã vou fazer os testes e qq coisa te falo...

Obrigado
Rogério Marinho

Postby Marcos do Vale » Thu Apr 27, 2006 10:26 pm

"E preciso disponibilizar formas de configurar manualmente o BrazilFW pq nao da para fazer tudo pelo WebAdmin."

Tens alguma sugestão ? Pq em qualquer distribuição que tem por ai o cfg do Squid é toda "na mão", certo.

Acredito que o amigo não sabe o trabalhão que deu pra tentar deixar quase tudo no automático.
Marcos do Vale
BFW Senior

Postby Rogério Marinho » Fri Apr 28, 2006 11:06 am

Ae Rockeiro

Funcionou belezinha a gravação obrigado pela ajuda...
Rogério Marinho

Postby rockeiro » Fri Apr 28, 2006 11:35 am

Marcos do Vale wrote:"E preciso disponibilizar formas de configurar manualmente o BrazilFW pq nao da para fazer tudo pelo WebAdmin."

Tens alguma sugestão ? Pq em qualquer distribuição que tem por ai o cfg do Squid é toda "na mão", certo.

Acredito que o amigo não sabe o trabalhão que deu pra tentar deixar quase tudo no automático.

Sei q vcs se esfoçam ao maximo para automatizar a maior partes das funçoes, mas vc tem q ter consiencia de que não dá para automatizar tudo e por isso é preciso deixar uma brexa para quem quiser ter como configurar manualmente, senão vai deixar de ser uma distribuição linux e se transformar num unix com cara de Windows. Um dos grandes diferenciais do linux e dos softwares open sources é a possibilidade de adaptá-los às necessidades de cada um! Pense um pouco nisso! De forma alguma quero diminuir o trabalho de vcs, pelo contrário eu os admiro!
rockeiro

Postby IceMan - Brazil » Fri Apr 28, 2006 5:49 pm

Saiu versão nova, então estou apenas deixando este post para dividir e saber onde começa as perguntas e respostas ja no uso da versão nova

Versão 28/04/2006 - Versão 28/04/2006 - Versão 28/04/2006 - Versão 28/04/2006
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.
IceMan - Brazil
Site Admin

BrazilFW box: BFW 2.31.10 SP1+
Pentium 4 3.2 - HD 40G ATA 133 - Mem 1G - 2 3Com 10/100 - 2 Speedy 1 mega

Postby Madureira » Fri May 05, 2006 12:33 pm

Prezados Colegas,

Instalei e testei o Squid com autenticação...funciona muito bem...excelente!!!

mas contudo gostaria de saber como fazer para criar ACL.

Vi em outros forum que bastava editar o arquivo squid.tlf que asalterações ficariam em definitivo...blz ate ai...Notei que o novo pacote do dia 28-04-2006 modificou esta estrutura.

Temos agora os arquivo:
squid.def
squid_1.tpl
squid_2.tpl
squid_3.tpl
squid_4.tpl
squid_5.tpl

que montam o squid.conf...

Agora vem as minhas duvidas?

1- Qual desse arquivo devo editar paar incluir ACLs? creio que poderia ser em qualquer um, alguem poderia confirmar?
2- Esta versão do SQUID tem suporte a ACLs externas? pergunto isso apenas para conferencia, ja que temos acls como {acl block url_regex -i "/usr/local/squid/etc/block.flt"}...desculpe se a pergunta parecer um pouco idiota...
3- gostaria de saber onde ficam os arquivo .CGI do Webmim do BFW, principalmente do Squid...tenho a vontade de criar um controle de acls por grupo de usuario e creio que consigo se editar alguns desses arquivo mas estu tendo dificuldade de encotra-los.

Obrigado...ate mais...
Madureira

Postby Wifi » Sun May 28, 2006 11:35 pm

Madureira wrote:...
Agora vem as minhas duvidas?

1- Qual desse arquivo devo editar paar incluir ACLs? creio que poderia ser em qualquer um, alguem poderia confirmar?
...

Madureira,

Editar o arquivo de configuração squid_2.tpl para inserir a lista de ACLs (no fim do arquivo)
Editar o arquivo de configuração squid_3.tpl para inserir a lista de http_access (no fim do arquivo)

Quanto a duvida nº 3, não posso ajuda-lo mas acho que o que voce quer fazer seria muito util para mim (veja detalhes em minha ultima msg em viewtopic.php?t=56049&start=40), pois uso um conjunto de ACLs e HTTP_ACCESSs para controlar o acesso dos clientes e este tipo de controle seria muito pratico para a situação que estamos discutindo.

Um abraço.
Wifi

Postby hntr » Tue Jun 20, 2006 11:34 am

To precisando de uma ajudinha para personalizar as paginas de ERRO..

Eu tava futucando o BFW tentando achar os arquivos de erro pois no WEBADMIN só da a opcao de mudar o arquivo que retorna se a pagina for BLOQUEADA e descobri que dentro do squid tem umas pastas com mensagens em ingles portugues e espanhol... Achei interessante e vou modificar todas elas.

Minha duvida é ... tanto no arquivo de erro padrao quanto nessas outras mensagens aparece a seguinte mensagem no rodapé:

Generated Tue, 20 Jun 2006 15:30:36 GMT by netserver(squid/2.5.STABLE13)

Essa linha nao esta dentros dos arquivos e nao retorna a hora certa. :shock:

Onde eu vou achar essa BUDEGA ? :evil:

se alguem puder me ajudar
eu agradeço.... :wink:
hntr

Postby Marcos do Vale » Tue Jun 20, 2006 5:50 pm

Google
Marcos do Vale
BFW Senior

Postby Elton Guedes ® » Tue Jun 20, 2006 11:03 pm

Marcos do Vale wrote:Google

Me perdoe a burrice mas não entendi a resposta. :? :?

Caro hntr, também já fiquei "bolado" com esta msg e tentei encontrar, sem sucesso. Andei parado com o Squid mas tô voltando agora... se achar algo eu te falo.
Elton Guedes ®

BFW: 2.31.10 | CONEXÃO: ADSL Velox 8Mb | HARDWARE: AMD K-6II | 64Mb | HD20Gb | 2xRTL8139C | LAN: 5 Desktops e 4 Notebooks
SWITCHER:
Encore ENH908NWY 10/100mbps | WIRELESS: D-Link DI-524 Wireless | MODEM: SpeedStream 5200
ADD-ON: | DNSCache | EasyBackup | EasyCaptive| Monit | TinyMySAR | TinyMySQL | TinyPHP | TinyIMSpector | Squid | SqStat | SquidNow | SquidCacheAux | Aniversariantes | Mail | Recirector | DarkStat | Gmail Sender |

MINHA CONDUTA NO FÓRUM: Se tenho tempo e sei como: eu ajudo. Se não sei como ou não tenho tempo: simplesmente não respondo.
Elton Guedes ®
BFW Very Participative

Location: Itaperuna-RJ / Piúma-ES...... BrazilFW: de novo, meu hobby!

Postby hntr » Thu Jun 22, 2006 10:49 am

Editado

Depois da resposta do Marcos (mostrando que ele leu o desabafo), e estando bom para ambas as partes...:)
...prefiro deixar editado para não prolongar a discução (sempre alguem quer defender ou atacar também), e nã deixar o fórum com palavras de baixo calão.
hntr

Postby Marcos do Vale » Thu Jun 22, 2006 3:47 pm

viewtopic.php?t=56252

Mas pelo que está escrito dá pra notar que o amigo está com mais alguns problemas além do Squid ... mas vou ajudar:

No google eu coloquei assim squid+GMT ...
e a resposta para a dúvida do amigo aí em cima já estava no primeiro link!!!

[FUGSPBR] [OT] Compilando Squid GMT
Preciso compilar o squid para que ele mostre a hora correta nas mensagens de erro, que aparecem na hora do GMT, tipo: Generated Fri, 06 Sep 2002 14:22:05 ...
http://www.fug.com.br/historico/html/fr ... 00396.html - 8k -

É ... eu acho que nasci com ... virado pra lua, né?

Abraços a todos

PS Vou aproveitar a oportunidade que o nosso amigo meu deu e incluir a solução na próxima versão do Squid, ok.
Marcos do Vale
BFW Senior

Postby manauara » Tue Jun 27, 2006 11:13 am

tem como filtrar só por ips determinados no modo transparente tipo:

192.xxx.xx.xxx http://www.orktu.com
192.xxx.xx.xxx playboy.com.br

8)
Consultor BFW na Amazonia
http://www.brazilfw.com.br
usando BFW 2.31.10SP1 + squid 2.7 + QOS + RRDstat2
manauara
BFW Advanced

Postby joaoluiz » Thu Jul 20, 2006 9:36 am

Pessoal, estou querendo bloquear acesso a qualquer ip que seja colocado no navegador e liberar somente se for o dominio...
Tem como??
Como ficaria a ACL???
joaoluiz

Postby marcelo.souza2 » Thu Nov 09, 2006 9:07 pm

gostaria de saber como faço para encontrar e editar o arqui das acls ja procurei em todo lugar e nao consigo entender onde faer isso.......espero que possam me ajudar.................obrigado.
marcelo.souza2

Postby Marcelo - Brazil » Tue May 29, 2007 9:46 am

Fica decidido que "tópico oficial" não faz bem para o andamento do fórum.
O tamanho destes "oficiais" acabam complicando a vida de todos.
Estes tópicos serão trancados, e retirados do fixo.
Tem dúvida ? Abra seu tópico normalmente.
O fórum é mais eficiente desta maneira.
Admins.
Não dou suporte por msn, messagem privada ou e-mail.
Telefone disponíbilizado apenas para usuários interessados em doar
e queiram certificar-se que o projeto é bem administrado.
Marcelo - Brazil
Site Admin

Return to Proxies