Navegação Lenta com a versão 3.0.255  [INACTIVE]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor alison_ricci » Qui Jan 05, 2012 4:28 pm

Boa tarde a todos, preciso de uma ajuda de vocês, fiz a atualização da versão .253 para a .255 semana passada, e até então estava tudo certo, depois que troquei para a .255, passando algum tempo de up do servidor a navegação fica lenta, percebi isso quando o uso da memória do cache chega em + - uns 98%, eu reinicio o servidor e a navegação volta ao normal. Estava configurado o squid com 75% da memória física do servidor, baixei para 30% e de nada adiantou.

Desde já agradeço pela ajuda.
alison_ricci
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor cunha.jcesar » Qui Jan 05, 2012 4:40 pm

alison_ricci escreveu:Boa tarde a todos, preciso de uma ajuda de vocês, fiz a atualização da versão .253 para a .255 semana passada, e até então estava tudo certo, depois que troquei para a .255, passando algum tempo de up do servidor a navegação fica lenta, percebi isso quando o uso da memória do cache chega em + - uns 98%, eu reinicio o servidor e a navegação volta ao normal. Estava configurado o squid com 75% da memória física do servidor, baixei para 30% e de nada adiantou.

Desde já agradeço pela ajuda.


Se você desabilitar o cache o problema persiste?
Avatar do usuário
cunha.jcesar
BFW Participative
 
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Jul 20, 2010 11:10 am
Localização: Brasília
BrazilFW Box:

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor alison_ricci » Qui Jan 05, 2012 4:49 pm

cunha.jcesar escreveu:
alison_ricci escreveu:Boa tarde a todos, preciso de uma ajuda de vocês, fiz a atualização da versão .253 para a .255 semana passada, e até então estava tudo certo, depois que troquei para a .255, passando algum tempo de up do servidor a navegação fica lenta, percebi isso quando o uso da memória do cache chega em + - uns 98%, eu reinicio o servidor e a navegação volta ao normal. Estava configurado o squid com 75% da memória física do servidor, baixei para 30% e de nada adiantou.

Desde já agradeço pela ajuda.


Se você desabilitar o cache o problema persiste?



Com o cache desabilitado não fica lento.
alison_ricci
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor GuiCPD » Sex Jan 06, 2012 7:45 am

De mais detalhes do seu ambiente. Quantas conexões voce tem, o Hardware da maquina, esta usando regras de ACL especificas? A navegação em geral fica lenta?
GuiCPD
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor DigiCal » Sex Jan 06, 2012 8:26 am

Dê uma lida nesse post, talvez seja a solução do seu problema.

http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=80838&start=80#p281373
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15:1
BrazilFW sempre!
Avatar do usuário
DigiCal
BFW Documenter
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 896
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 5:50 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: BFW 3.0.262 (64 bits) + eBackup + MySAR

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor goodposting » Sex Jan 06, 2012 10:25 am

companheiro, se vc ler a changelog da 255 vc vai notar q mudou a versão do squid.

então deve seguir o link sugerido pelo amigo acima e apagar seu cache todo. pode fazer isso tb via webadmin. agora tem opção de fazer isso por la, não sendo obrigado a ir no terminal pra dar comandos diversos.

com a criação do novo cache, posta pra gente os resultados aqui.

:o!
Avatar do usuário
goodposting
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1623
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 11:53 pm
Localização: ES - Brasil
BrazilFW Box: Phenom X-6 1100T, 32GB DDR3 kingston, 480 GB SSD Corsair sata 3, ECS Black series A890gxma, 7 ETH's gigabit, fonte corsair 500w - BFW 261 64 bits = Squid nativo, QoS, Ip x mac, Subredes e EPM 2.0

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor cunha.jcesar » Sex Jan 06, 2012 2:41 pm

alison_ricci escreveu:
cunha.jcesar escreveu:
alison_ricci escreveu:Boa tarde a todos, preciso de uma ajuda de vocês, fiz a atualização da versão .253 para a .255 semana passada, e até então estava tudo certo, depois que troquei para a .255, passando algum tempo de up do servidor a navegação fica lenta, percebi isso quando o uso da memória do cache chega em + - uns 98%, eu reinicio o servidor e a navegação volta ao normal. Estava configurado o squid com 75% da memória física do servidor, baixei para 30% e de nada adiantou.

Desde já agradeço pela ajuda.


Se você desabilitar o cache o problema persiste?



Com o cache desabilitado não fica lento.


Posta a configuração do cache
Avatar do usuário
cunha.jcesar
BFW Participative
 
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Jul 20, 2010 11:10 am
Localização: Brasília
BrazilFW Box:

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor alison_ricci » Sáb Jan 07, 2012 11:29 am

minha config é a seguinte:
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E4500 @ (2x) 2.2 GHz
Memória:2.93 GB
Versão do Firewall:3.0.255
Kernel:3.1.1-64
Iptables:1.4.10
HD 160G

Config Squid:

Ativo: Sim
Diretório dos logs:/partition
Diretório dos relatórios:/partition
Tamanho do cache na memória: 950 MB
Tamanho do cache no disco:124000 MB
Tamanho máximo do objeto na memória:30000 KB
Tamanho máximo do objeto no disco: 250000 KB
Detalhes do cache:Não
Filtro de conteúdo:Não
Repasse transparente:Não
Ocultar proxy:Não
Relatório:Nenhum

Aqui eu uso um Adsl 4mb, com o bfw fazendo a conexão e o cache e, um mikrotik fazendo o controle dos usr.
Fiz o que manda no tópico do nosso amigo e agora vou fazer os teste e reporto aqui daqui alguns dias.
Obrigado pela ajuda.
alison_ricci
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor sam_fisher » Sáb Jan 07, 2012 12:12 pm

alison_ricci escreveu:minha config é a seguinte:
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E4500 @ (2x) 2.2 GHz
Memória:2.93 GB
Versão do Firewall:3.0.255
Kernel:3.1.1-64
Iptables:1.4.10
HD 160G

Config Squid:

Ativo: Sim
Diretório dos logs:/partition
Diretório dos relatórios:/partition
Tamanho do cache na memória: 950 MB
Tamanho do cache no disco:124000 MB
Tamanho máximo do objeto na memória:30000 KB
Tamanho máximo do objeto no disco: 250000 KB
Detalhes do cache:Não
Filtro de conteúdo:Não
Repasse transparente:Não
Ocultar proxy:Não
Relatório:Nenhum

Aqui eu uso um Adsl 4mb, com o bfw fazendo a conexão e o cache e, um mikrotik fazendo o controle dos usr.

Fiz o que manda no tópico do nosso amigo e agora vou fazer os teste e reporto aqui daqui alguns dias.
Obrigado pela ajuda.


Assim será impossível:
Tamanho do cache na memória: 950 MB
Tamanho do cache no disco:124000 MB
Tamanho máximo do objeto na memória:30000 KB
Tamanho máximo do objeto no disco: 250000 KB


você tem 3 GB de Memoria e quer Alocar 950 MB? vai deixar seu servidor lento...
Você que Alocar 124 GB de Espaço em disco com um HD de 160GB.... Esqueceu que a Regra do Squid Só usa 60 % do Disco?
Armazenar Arquivos muitos grande na memoria, Reduz o Desenpenho do Servidor...
Guardar Arquivos muito grande em Disco não é muita vantagem não. (Parece até que você quer se seu Servidor seja a Internet......)

Leia isso Aqui, Vai te Ajudar muito no entendimento do Squid:
Marcos do Vale escreveu:Você trabalha num escritório. A sua função é ajudar seus colegas a encontrar informações.
Só que você é esperto: para toda informação que você encontra, você faz uma cópia antes de entregar. Assim, se algum outro colega pedir a mesma informação, você já tem ela a mão e não precisa sair pra buscar de novo. Os colegas adoram você por causa disto. Você parece um polvo, usando vários tentáculos para pegar as informações e fazer a entrega o mais rápido possível.
Você usa o espaço em memória RAM, digo, da sua mesa para organizar as cópias. Assim fica tudo a mão, quando alguém pede alguma coisa você não perde tempo.
Só que as cópias vão tomando lugar em cima da sua mesa, até não ter mais espaço. Daí você começa a colocar no HD, digo, nas gavetas aquelas informações que não são tão solicitadas. E as gavetas também ficam cheias de cópias.
Você começa na sua melhor forma de organização: As informações mais antigas são descartadas caso não sejam mais solicitadas por um determinado período de tempo.
Seu chefe acha seu serviço e sua organização Excelente, e lhe dá 100 Giga, digo, 100 arquivos de pastas supensas pra você poder guardar mais informações ...
RESULTADO DE TUDO ISSO:
Quando os arquivos 100 Giga, digo, arquivos estiverem cheios de informações: você perderá mais tempo procurando as informações no HD, ops, nas pastas do que buscando diretamente na fonte! (Internet, nesse Caso)


Luapufo escreveu: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:
Quero ver alguem nao entender agora, pois mais que a gente tenta explicar o pessoal não entende !+


reginaldo escreveu:E virou um tutorial: :arrow: viewtopic.php?f=80&t=68202


Marcos do Vale escreveu:O conhecimento é a melhor forma de evitar "falar bobagem".
http://wiki.squid-cache.org/
Boa leitura.


Minhas últimas palavras sobre isto tudo:

Marcos do Vale escreveu:Cada caso é um caso. E cada um tem que decidir se:
1 - Quer otimizar (diminuir) o uso do link. Neste caso, a configuração do cache deve ser feita pra trabalhar com arquivos grande (600MB) e, conseqüentemente, o cache em disco deve ser grande tb (10GB) ... mas e o conteúdo dinâmico, vídeos, etc ???
2 - Quer otimizar (melhorar) a resposta da navegação. Neste caso, quanto mais enxuto for a configuração do cache, melhor será a resposta.

Ahhh: pro Squid rodar bem, hardware é tudo. Inclusive usar mais de um servidor fazendo cache é aconselhável.


OBS: fiz citações do "Marcos do Vale" e do "Luapufo" em uma Homenagem e esses 2 Grandes Amigos que contribuiram muito para o Crecimento do BrazilFW. Pena não estarem mais Conosco nesse Grande Projeto...
Inspirado nas grandes obras deles, que eu resolvi aprender e desenvolver addons... e contribuir com informações para ajudar a comunidade...
E com a supervisão do nosso Grande Colaborador de Longas Datas "Reginaldo" que mantem esforços para manter o BrazilFW de Pé

OBS2: Trechos tirado do daqui do Próprio Forum....
sam_fisher
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor goodposting » Sáb Jan 07, 2012 1:33 pm

parabéns pelas citações sam.

:aplause:

!+
Avatar do usuário
goodposting
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1623
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 11:53 pm
Localização: ES - Brasil
BrazilFW Box: Phenom X-6 1100T, 32GB DDR3 kingston, 480 GB SSD Corsair sata 3, ECS Black series A890gxma, 7 ETH's gigabit, fonte corsair 500w - BFW 261 64 bits = Squid nativo, QoS, Ip x mac, Subredes e EPM 2.0

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor sam_fisher » Sáb Jan 07, 2012 9:18 pm

goodposting escreveu:parabéns pelas citações sam.

:aplause:

!+


Ok, Obrigado!!!
Não podia deixar de Citar né?!!!!!
sam_fisher
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor gildope » Seg Jan 09, 2012 9:05 am

Uma forma de calcular a quantia de RAM necessária para qualquer cache é 10MB RAM para cada 1GB de espaço de cache em disco.
gildope
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor alison_ricci » Seg Jan 09, 2012 8:28 pm

Boa noite a todos, então pelo que entendi, se eu setar 1Gb de RAM pro Squid devo colocar 100Gb de espaço em disco?
Deem uma luz ai, pois tá tudo muito ruim aqui.

Obrigado.
alison_ricci
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor goodposting » Seg Jan 09, 2012 8:57 pm

vc já tentou usar as configurações padrão?

só deixar tudo em branco. vc não é obrigado a configurar.
Avatar do usuário
goodposting
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1623
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 11:53 pm
Localização: ES - Brasil
BrazilFW Box: Phenom X-6 1100T, 32GB DDR3 kingston, 480 GB SSD Corsair sata 3, ECS Black series A890gxma, 7 ETH's gigabit, fonte corsair 500w - BFW 261 64 bits = Squid nativo, QoS, Ip x mac, Subredes e EPM 2.0

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor alison_ricci » Seg Jan 09, 2012 9:14 pm

vou fazer isso e reporto os testes.

Obrigado.
alison_ricci
 

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor apoliano » Qua Jan 11, 2012 8:06 pm

Olá alison_ricci boa noite, ainda recente em dezembro de 2011, eu tive esse mesmo problema, quando configurei o cache do squid com configurações acima do padrão, tinha hora que nem abria nenhuma página, até verificando os status dos servicos do BFW com o check system, o proxy server squid tava (ativado e não executando).

Só resolveu quando eu configurei ele como padrão.

Deixa as configurações como padrão que vai resolver. :o!
Apoliano Sousa "técnico em Informática" aprendendo linux...
A cada dia meu conhecimento aumenta um pouco mais.
Avatar do usuário
apoliano
BFW Experienced
 
Mensagens: 798
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 4:40 pm
Localização: Ubajara-CE
BrazilFW Box: Intel(R) Celeron(R) CPU 420 @ (1x) 1.608 GHz
946.96 MB DDR2 HD 80 Gb SATA
BFW 3.0.260 32 bits - squid - mac x ip - Mysql - phpmyadmin

Re: Navegação Lenta com a versão 3.0.255

Mensagempor alison_ricci » Qui Jan 26, 2012 9:37 pm

Boa noie a todos, desculpem pela demora em postar os testes, mas estava realizando os mesmos ainda.
Noite que mesmo despois de deixar a configuração do squid como padrão, em algumas horas eu percebo e meus clientes também reclamam de uma certa lentidão no acessos aos sites, essa lentidão é de um modo geral, para ter certeza do que estou falando andei testando o link também, o mesmo correspodeu bem dando 3,98Mb em um link de 4Mb. Eu destivo o squid e fica legal a navegação.
Estou quase para fazer o downgrade para a versão que estava usando antes, só não fiz pq não consigo fazer as atualizações, se alguem souber como faço isso (as atualizações) me avise que vou voltar para a versão anterior.

Obrigado à todos pela ajuda.
alison_ricci
 


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron