Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS  [RESOLVIDO]

Fórum de discussão para "wireless".

Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor suez2005 » Sex Abr 22, 2011 4:08 pm

Saudações amigos.


Peço mais uma vez a ajuda dos colegas.

Naturalmente que pesquisei sobre o assunto, sobretudo no seguinte tópico: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=71182&hilit=wds+tecjair

Mas infelizmente não resolveu meu problema.

O cenário é o seguinte:
Objetivo, ampliar o sinal do BFW com um AP em modo transparente.
O servidor BFW já tem uma antena nativa servindo uma faixa de IP para a interface wireless na faixa de 10.86.1.x.

O campo reservas de IP no DHCP do BFW está ativado.

BFW 3.X
02 roteadores AP Router

- AP 1 WDS: conectado ao BFW 3.x pela lan/ Ip na mesma faixa do BFW, porém fora do alcande do DHCP deste, cadastrei o MAC da wireless do AP1 NO BFW 3.X. Cadastrei o MAC do AP2 NO AP1.(campo WDS) / Segurança WPA2 (AES). Banda "b", Canal 7. Modo Bridge > WDS.

IP BFW: 192.168.0.1

DHCP BFW 192.168.0.2/50

IP do AP1 192.168.0.100

Cadastrei o MAC/Ip do AP1 no campo restrição MAC/IP do BFW

- AP2 AP+WDS: Cadastrei o MAC da wireless no AP1 NO AP2 / NO AP2.(campo WDS) / Segurança WPA2 (AES). Banda "b", Canal 7. Modo Bridge > AP+WDS. IP na mesma faixa do BFW, porém fora do alcance do DHCP deste.

IP BFW: 192.168.0.1

DHCP BFW 192.168.0.2/50

IP do AP1 192.168.0.101

IP do PC cliente na mesma faixa do BFW: 192.168.0.2/50

Cadastrei o MAC/Ip do AP2 no campo restrição MAC/IP do BFW.

Problema:

Os APS se enxergam, pingam entre si, e através de um tenho acesso a interface de configuração do outro, consigo entrar na interface de configuração do BFW quando o pc cliente conectado ao AP2.

Não pingam para o servidor (192.168.0.1)
Não pingam para fora.
Não tenho navegação por tanto.

No campo concessões do BFW aparece um ip vinculado ao MAC do pc cliente, se configuro esse ip em restrição mac/ip e no controle de banda do BFW, tenho navegação pelo AP2, fora esse IP, não tenho navegação.

Acredito que o problema seja configuração do lado do BFW, não consigo perceber o que esteja errado.

Peço a ajuda aos colegas.

Abração.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor tuiuiti.net » Sex Abr 22, 2011 4:56 pm

amigo essa configuraçao que tu ta tentando é igaul a minha
aqui uso assim
bfw >com dhcp ativo
1 ap-router em ap-wds em brigde com ssid ativado e senha wep (nao vejo nescessidade de senha mais pessada pois amarro ainda os mac aos ips e uso EASY CAPTIVE )
2 AP em wds e em brigde sem criptgrafia porque em wds ele nao aparece certo!
nesse ap cadastro o mac do primeiro e vice-versa coloco tambem a chave wep do primeiro e seto o canal (acho desnecessario mais enfim)e em todos desativo o dhcp para que eles nao deem ips as maquinas clientes e sim o bfw certo
ainda nessa cronologia uso um terceiro ap em wds-ap pegando do segundo e jogando em uma omine e tudo funfa razoavemente bem
sendo assim
reveja >>>>os macs do wds
dhcp dos aps se quiser que seu bfw de ips
as senhas de criptografia
se o bfw ta em dhcp ativo
os canais
e as potencias dos aps (tive serios apuros porque os meus tavam em defaut tem que baixar
no mais acho que ja da pra brincar !!!! boa sorte
tuiuiti.net
 

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor suez2005 » Sex Abr 22, 2011 5:03 pm

tuiuiti.net escreveu:amigo essa configuraçao que tu ta tentando é igaul a minha
aqui uso assim
bfw >com dhcp ativo
1 ap-router em ap-wds em brigde com ssid ativado e senha wep (nao vejo nescessidade de senha mais pessada pois amarro ainda os mac aos ips e uso EASY CAPTIVE )
2 AP em wds e em brigde sem criptgrafia porque em wds ele nao aparece certo!
nesse ap cadastro o mac do primeiro e vice-versa coloco tambem a chave wep do primeiro e seto o canal (acho desnecessario mais enfim)e em todos desativo o dhcp para que eles nao deem ips as maquinas clientes e sim o bfw certo
ainda nessa cronologia uso um terceiro ap em wds-ap pegando do segundo e jogando em uma omine e tudo funfa razoavemente bem
sendo assim
reveja >>>>os macs do wds
dhcp dos aps se quiser que seu bfw de ips
as senhas de criptografia
se o bfw ta em dhcp ativo
os canais
e as potencias dos aps (tive serios apuros porque os meus tavam em defaut tem que baixar
no mais acho que ja da pra brincar !!!! boa sorte


Obrigado pela valiosa colaboração.

O DHCP dos aps estão desativados;
O DHCP do BFW está ativado e com intervalo acima informado.

No meu caso estou colocando o AP1 em WDS e o AP2 em AP+WDS.

Vou fazer as revisões sugeridas pelo colega e informo sobre alguma novidade.

Muito obrigado.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor Duh » Sex Abr 22, 2011 7:37 pm

Não sei ao certo, pois nunca usei dessa forma
AP 1 wds / AP 2 AP+Wds, ou seria envertido ! para que possar funfar....

Eu uso dessa forma:
AP 1 = AP wds / AP 2 = wds.
Duh
 

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor tecjair » Sex Abr 22, 2011 7:40 pm

suez2005 escreveu:Saudações amigos.
Peço mais uma vez a ajuda dos colegas.
Naturalmente que pesquisei sobre o assunto, sobretudo no seguinte tópico: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=71182&hilit=wds+tecjair
Mas infelizmente não resolveu meu problema. ....

Realmente você pesquisou, parabéns.... Mas não funcionou porque não fez EXATAMENTE como descrito lá. Tanto é que o tópico de baixo diz que funciona.

suez2005 escreveu:....O cenário é o seguinte:
Objetivo, ampliar o sinal do BFW com um AP em modo transparente.
O servidor BFW já tem uma antena nativa servindo uma faixa de IP para a interface wireless na faixa de 10.86.1.x. ....

Você quer fazer WDS a partir do sinal wireless de uma placa pci-wireless conectada ao BFW? Se for, creio que ainda não funciona.

suez2005 escreveu:... O campo reservas de IP no DHCP do BFW está ativado.
BFW 3.X
02 roteadores AP Router
- AP 1 WDS: conectado ao BFW 3.x pela lan/ Ip na mesma faixa do BFW, ....

No post indiquei que criassem uma rede para os APs Bridge por experiência própria, aprendi que uma AP-bridge deve ter seu IP fora da faixa e da rota do servidor e dos clientes, ficando assim totalmente transparente.

suez2005 escreveu:... porém fora do alcande do DHCP deste, cadastrei o MAC da wireless do AP1 NO BFW 3.X. ....

Mesmo que não seja com a intenção de WDS, não é necessário cadastrar MAC de AP-Bridge no BFW.

suez2005 escreveu:...IP BFW: 192.168.0.1
DHCP BFW 192.168.0.2/50
IP do AP1 192.168.0.100
Cadastrei o MAC/Ip do AP1 no campo restrição MAC/IP do BFW
- AP2 AP+WDS: Cadastrei o MAC da wireless no AP1 NO AP2 / NO AP2.(campo WDS) / Segurança WPA2 (AES). Banda "b", Canal 7. Modo Bridge > AP+WDS. IP na mesma faixa do BFW, porém fora do alcance do DHCP deste.
IP BFW: 192.168.0.1
DHCP BFW 192.168.0.2/50
IP do AP1 192.168.0.101
IP do PC cliente na mesma faixa do BFW: 192.168.0.2/50
Cadastrei o MAC/Ip do AP2 no campo restrição MAC/IP do BFW.
Problema:
Os APS se enxergam, pingam entre si, e através de um tenho acesso a interface de configuração do outro, consigo entrar na interface de configuração do BFW quando o pc cliente conectado ao AP2.
Não pingam para o servidor (192.168.0.1)
Não pingam para fora.
Não tenho navegação por tanto.
No campo concessões do BFW aparece um ip vinculado ao MAC do pc cliente, se configuro esse ip em restrição mac/ip e no controle de banda do BFW, tenho navegação pelo AP2, fora esse IP, não tenho navegação.
Acredito que o problema seja configuração do lado do BFW, não consigo perceber o que esteja errado.
Peço a ajuda aos colegas.
Abração.

Refaça as configs sem a criptografia, depois que o WDS funcionar corretamente com navegação e tudo mais, ai você ativa a criptografia. Lembrando que existem 2 situações em que se usa criptografia:
1- Criptografia entre o link WDS, ou seja o AP seguinte só entrará em WDS se tiver no mesmo canal, e com a mesma senha do primeiro.
2- Criptografia entre o AP e o cliente.
Reveja aê!!
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor suez2005 » Sex Abr 22, 2011 9:58 pm

tecjair escreveu:
suez2005 escreveu:Saudações amigos.
Peço mais uma vez a ajuda dos colegas.
Naturalmente que pesquisei sobre o assunto, sobretudo no seguinte tópico: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=71182&hilit=wds+tecjair
Mas infelizmente não resolveu meu problema. ....

Realmente você pesquisou, parabéns.... Mas não funcionou porque não fez EXATAMENTE como descrito lá. Tanto é que o tópico de baixo diz que funciona.

suez2005 escreveu:....O cenário é o seguinte:
Objetivo, ampliar o sinal do BFW com um AP em modo transparente.
O servidor BFW já tem uma antena nativa servindo uma faixa de IP para a interface wireless na faixa de 10.86.1.x. ....

Você quer fazer WDS a partir do sinal wireless de uma placa pci-wireless conectada ao BFW? Se for, creio que ainda não funciona.

suez2005 escreveu:... O campo reservas de IP no DHCP do BFW está ativado.
BFW 3.X
02 roteadores AP Router
- AP 1 WDS: conectado ao BFW 3.x pela lan/ Ip na mesma faixa do BFW, ....

No post indiquei que criassem uma rede para os APs Bridge por experiência própria, aprendi que uma AP-bridge deve ter seu IP fora da faixa e da rota do servidor e dos clientes, ficando assim totalmente transparente.

suez2005 escreveu:... porém fora do alcande do DHCP deste, cadastrei o MAC da wireless do AP1 NO BFW 3.X. ....

Mesmo que não seja com a intenção de WDS, não é necessário cadastrar MAC de AP-Bridge no BFW.

suez2005 escreveu:...IP BFW: 192.168.0.1
DHCP BFW 192.168.0.2/50
IP do AP1 192.168.0.100
Cadastrei o MAC/Ip do AP1 no campo restrição MAC/IP do BFW
- AP2 AP+WDS: Cadastrei o MAC da wireless no AP1 NO AP2 / NO AP2.(campo WDS) / Segurança WPA2 (AES). Banda "b", Canal 7. Modo Bridge > AP+WDS. IP na mesma faixa do BFW, porém fora do alcance do DHCP deste.
IP BFW: 192.168.0.1
DHCP BFW 192.168.0.2/50
IP do AP1 192.168.0.101
IP do PC cliente na mesma faixa do BFW: 192.168.0.2/50
Cadastrei o MAC/Ip do AP2 no campo restrição MAC/IP do BFW.
Problema:
Os APS se enxergam, pingam entre si, e através de um tenho acesso a interface de configuração do outro, consigo entrar na interface de configuração do BFW quando o pc cliente conectado ao AP2.
Não pingam para o servidor (192.168.0.1)
Não pingam para fora.
Não tenho navegação por tanto.
No campo concessões do BFW aparece um ip vinculado ao MAC do pc cliente, se configuro esse ip em restrição mac/ip e no controle de banda do BFW, tenho navegação pelo AP2, fora esse IP, não tenho navegação.
Acredito que o problema seja configuração do lado do BFW, não consigo perceber o que esteja errado.
Peço a ajuda aos colegas.
Abração.

Refaça as configs sem a criptografia, depois que o WDS funcionar corretamente com navegação e tudo mais, ai você ativa a criptografia. Lembrando que existem 2 situações em que se usa criptografia:
1- Criptografia entre o link WDS, ou seja o AP seguinte só entrará em WDS se tiver no mesmo canal, e com a mesma senha do primeiro.
2- Criptografia entre o AP e o cliente.
Reveja aê!!



Saudações e obrigado.

Na verdade Estou ligando o AP1 no switch que está na LAN, de fato o BFW possui sua própria interface wireless, mas quero usar os aps para receber o sinal pela lan (AP1) e enviar como AP+WDS para os demais clçientes (AP2).

Vou revisar tudo como você disse e posto os resultados, não respondi antes pois acabei de chegar.

Continuo agradecendo a todos.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS  [RESOLVIDO]

Mensagempor suez2005 » Sáb Abr 23, 2011 12:47 am

Problema resolvido pessoal. dancing


Deixei em parte como informado acima, as mudanças para funcionar foram as seguintes:

- Coloquei os IPS dos APS fora da faixa de rede do BFW;
- Retirei os aps do cadastro de restrição mac/ip do BFW;

Configurei normalmente os ips que queria para rede sem fio dos aps.

Agradeço aos colegas tuiuiti.net, Duh, tecjair, sem a ajuda de vocês eu não teria conseguido, obrigado aos demais que visitaram o tópico.

Muito obrigado!! :aplause: :aplause:

Vou dar o tópico como resolvido, se alguém quiser comentar algo a respeito do tópico.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor IceMan - Brazil » Sáb Abr 23, 2011 2:58 am

No campo concessões do BFW aparece um ip vinculado ao MAC do pc cliente, se configuro esse ip em restrição mac/ip e no controle de banda do BFW, tenho navegação pelo AP2, fora esse IP, não tenho navegação.

Ficou meio vago a sua duvida. Pois se o PC conectado no AP 2 navegou depois que vc liberou o MAC/IP dele, qual o problema então?


OBS:
Vc fez tudo correto na questão de configs dos APS. Pois o primeiro em WDS ligado no swith da rede do BFW, o segundo como AP+WDS retransmitindo, os 2 na faixa de IP do BFW sem a necessidade de receber por DHCP e DHCP deles desabilitado.
Ou seja, viraram Switchs invisiveis na rede, repassando o trafego, MACs e etc dos clientes para o BFW.
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Re: Sem navegação usando 02 Ap Router em WDS

Mensagempor suez2005 » Sáb Abr 23, 2011 9:06 am

IceMan - Brazil escreveu:
No campo concessões do BFW aparece um ip vinculado ao MAC do pc cliente, se configuro esse ip em restrição mac/ip e no controle de banda do BFW, tenho navegação pelo AP2, fora esse IP, não tenho navegação.

Ficou meio vago a sua duvida. Pois se o PC conectado no AP 2 navegou depois que vc liberou o MAC/IP dele, qual o problema então?


OBS:
Vc fez tudo correto na questão de configs dos APS. Pois o primeiro em WDS ligado no swith da rede do BFW, o segundo como AP+WDS retransmitindo, os 2 na faixa de IP do BFW sem a necessidade de receber por DHCP e DHCP deles desabilitado.
Ou seja, viraram Switchs invisiveis na rede, repassando o trafego, MACs e etc dos clientes para o BFW.


Saudações IceMan.

Ai é que está, eu segui essa mesma lógica que você citou, mas coloquei o MAC dos APS na restição mac/ip do BFW e o IP dos APS na mesma faixa de rede do BFW. Quando eu criava um IP para os pcs clientes e cadastrava não navegava.
Tecjair me disse que seria melhor eu colocá-los (os APS) em faixa de IPS diferente do BFW e que não havia necessidade de cadastrar os APS no BFW, então após eu ter feito isso, tudo passou a funcionar normalmente.

Eu até pensei em deixar na mesma faixa de IP do BFW porém fora do DHCP deste, para poder ter acesso remoto aos rádios, mas...
Por que a outra lógica que tive não funcionou, eu não sei, talvez algum conflito, quem sabe.

Muito obrigado pela ajuda.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron