Atualizando o BFW pelo Putty/WinSCP Por Elton Guedes

Tutoriais Diversos em Português

Atualizando o BFW pelo Putty/WinSCP Por Elton Guedes

Mensagempor reginaldo » Sex Abr 10, 2009 11:52 pm

Título Original: " Atualizando o BFW e manipulando arquivos no HD pelo Putty "

Autor do Tutorial:
Elton Guedes ®
elton_gr@uol.com.br


Revisado por: reginaldo em 10/04/2009

Muitas vezes é necessário a manutenção dos arquivos de seu sistema BFW, quer seja atualização de versão, para inclusão/exclusão/atualização de add-nos, ou por outras razões. Isso pode ser feito no próprio servidor, sendo que aí será necessário que exista, ligado ao mesmo, um teclado e monitor, o que acredito não ser muito comum.
Vou demonstrar abaixo como você pode fazer estas tarefas de forma bem tranqüila utilizando qualquer um dos micros da rede, e os programas WinSCP e o Putty.

Inicialmente baixe o Putty (http://www.tartarus.org/~simon/putty-snapshots/x86/putty.exe).
Em seguida baixe o WinSCP (http://winscp.net/eng/index.php) e em seguida o pacote da linguagem desejada (http://winscp.net/eng/translations.php).

Provavelmente você deve ter uma pasta onde costuma guardar arquivos referentes ao BFW. Caso não tenha eu sugiro que crie uma e copie pra ela o putty.exe e o winscp382setup.exe .


Antes de partir para o WinSCP ainda é necessário que você tenha no seu BFW o add-on scp.tgz. Caso ainda não o possua existem várias formas de acrescentá-lo (Como instalar add-ons), mas vou citar aquela que acho mais prática (por enquanto): através do PuTTY.
Se você já tem o PuTTY e sabe como usá-lo vá em frente, mas se ainda não o conhece, vamos lá:
Abra o PuTTY (figura A) e preencha o campo “Host Name (or IP address)” com o IP do seu BFW. Selecione a opção SSH e dê um nome a sessão (em “Saved Sessions”). Clique no botão salvar e estará pronto para uso. Clique no nome da sessão que acabou de criar e no botão “Open”.
Imagem
Figura A

Outros tutoriais com PuTTY: [Como fazer um túnel SSH com o PuTTY]


ACRESCENTANDO O SCP.TGZ:
Observação
A Partir da Versão 2.30.1 o BFW ja vem com o scp.tgz embutido.
Só é preciso instalar esse add-on se você estiver usando a versão 2.30 ou inferior.

Abra o PuTTY, faça o logon no BFW e na tela do menu tecle “Q”. Na linha de comando digite o seguinte (sempre tecle ENTER ao final de cada linha):
mt
cd mnt
wget http://www.brazilfw.com.br/downloads/addons/scp.tgz
cd ..
umt
reboot
(reinicie sem fazer backup)

Agora está tudo pronto prá partirmos para o WinSCP.


CONFIGURANDO o WinSCP:
Após a instalação copie para a pasta do WinSCP o arquivo de linguagem que você baixou.
Rode o WinSCP e clique no botão “Languages” e selecione o idioma desejado. (figura 1).
Imagem
Figura 1


Vá agora em “Ambiente” e “SCP” e faça as seguintes mudanças (figura 2):
Obs.: Apartir da versão 2.31.10 do BFW, desconsiderar este passo (figura 2) - " Basta pegar um winscp virgem colocar o endereço do bfw, usuário e senha que ele conecta imediatamente." Fonte

Em “Shell” selecione a opção “Entrar” e digite /bin/sh na caixa de entrada. Desmarque em seguida a opção “Tentar pegar data/hora completa”.
Imagem
Figura 2


Em seguida selecione a opção “Sessão” e preencha os campos “Nome do Host” com o IP do servidor, “Usuário” com root e “Senha” com a password de acesso ao BFW e marque a opção “SCP”. (figura 3)
Imagem
Figura 3


Clique no botão salvar e na próxima janela no botão “OK”. Abrirá mais uma janela (figura 4), onde você irá dar um nome a sua sessão. Clique em “OK” e terá gravado a sua sessão.
Imagem
Figura 4


Agora volte na opção “Sessão” e depois “Sessões Gravadas”, selecione a que você acabou de criar e clique no botão “Login”
Após abrir a janela do WinSCP (figura 5) vá na barra de menu e selecione “Opções” e “Preferências” para configurar o caminho para o Putty.
Imagem
Figura 5


Na janela “Preferências” (figura 6) vá em “Programas externos”, clique no botão ”Procurar” e selecione o caminho do arquivo putty.exe.
Você ainda pode marcar as duas opções seguintes (embora não apareça asssim na figura 6, que são "Lembrar senha da sessão e passá-la ao PuTTY" e "Automaticaly open new sessions in PuTTY". Depois clique em OK nesta janela e seu WinSCP estará pronto!
Imagem
Figura 6



ATUALIZANDO O BRAZILFW
O primeiro passo neste caso é baixar a nova versão e gerar os disquetes (disco 1: BFW e disco 2:instalador no HD).
Feito isso rode o WinSCP e na barra de menu selecione “Comandos” e “Abrir no PuTTY” (figura 7). Será aberta uma sessão do PuTTY e basta digitar a senha (dependendo de como configurou no WinSCP) e entrará no menu do BFW. Selecione a opção “Q” (Sair) e em seguida digite mt (você vai estar montando a pasta mnt).
Imagem
Figura 7


Insira o disco 1 na unidade de disquete e selecione este drive (figura 8-letra A) e em seguida dê dois cliques na pasta amarela do lado direito (figura 8-letra B) e depois novo duplo clique na pasta mnt. A partir deste instante você estará visualisando o conteúdo do diquete do lado esquerdo e da pasta mnt (HD) no lado direito.
Imagem
Figura 8

Clique no primeiro arquivo do disquete, pressione SHIFT e clique no último. Desta forma você terá selecionado todos os arquivos. Agora pressione e segure CTRL e clique sobre os arquivos SYSLINUX.CFG, LDLINUX.SYS e LINUX para desmarcá-los (figura 9). Arraste-os da esquerda para a direita, para a pasta mnt.
Imagem
Figura 9

Clique na pasta config (em ambos os lados) e verifique se existem arquivos novos no disquete. Se existirem arraste-os para a pasta config do HD. Se você usa o WebAdmin em português sempre arraste o arquivo language.gz senão corre o risco de que algumas frases novas sejam mantidas em inglês.
Repita esta mesma operação com o disco 2, sendo que deste só deve ser copiado o arquivo LINUX e os ADD-Nos que desejar.
Vá na opção Sessão e depois em Desconectar. Agora retorne ao PuTTY e digite na linha de comando umt e em seguida reboot.
Pronto, seu BrazilFW já está atualizado.

Outros tutoriais sobre atualização do BFW: [Atualizando o bfw ou coyote via SCP]

ADICIONANDO PACOTES (ADD-ONs):
Baixe os pacotes diretamente para seu micro, numa pasta comum (lembra que sugeri a criação de uma pasta só pra isso?)
Abra o WinSCP e depois o PuTTY. Repita os passos acima com a diferença de que agora você não vai abrir o drive de disquete (a menos que o pacote desejado esteja em um) do lado esquerdo, mas sim a pasta para onde baixou o(s) pacote(s).
Lembre-se sempre de montar a pasta mnt através do PuTTY antes de tentar visualizá-la no WinSCP e da mesma forma sempre desmontá-la (também via PuTTY) após todas as alterações e reiniciar o sistema.

A medida que for conhecendo o WinSCP verá que tem mais um grande número de operações (linux) que você pode fazer através dele, de forma bastante amigável. Vale a pena.

Outro tutorial sobre o assunto: Como instalar add-ons

Título Original: " Atualizando o BFW e manipulando arquivos no HD pelo Putty "

Autor do Tutorial:
Elton Guedes ®
elton_gr@uol.com.br


Revisado por: reginaldo em 10/04/2009

Licença:
WinSCP - Copyrigth © 2000-2006 Martin Prikryl - http://winscp.net
PuTTY - Copyrigth © 1997-2006 Simon Tatham - http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Voltar para Tutoriais Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron