Windows 2000 server e BFW. Qual DHCP ativar ?

Tutoriais Diversos em Português

Windows 2000 server e BFW. Qual DHCP ativar ?

Mensagempor reginaldo » Qui Abr 02, 2009 10:08 pm

wellingtonozzy pergunta:

Boa tarde amigos.

Tenho a seguinte dúvida:
Já possuo uma rede com servidor Win2K Server e DHCP ativado.
Se eu ativar o DHCP to BFW terei problemas?
Qual seria a solução para o BFW não interferir na minha rede existente e continuar fazendo seu papel de compartilhar a internet?

Desde já agradeço,

Wellington.



betorgx responde:

Na minha casa eu deixo o DHCP para o BFW, tbm tenho o 2K server num pc....mas prefiro q o BFW faça isso....



Claudio responde:

Mas, é importante que o DNS seja o do windows, ou suas máquinas não vão encontrar o controlador de domínio.

Depois de muito experimentar eu cheguei a conclusão que a configuração ideal é:

- DNS do servidor LIGADO (vai ser o primário)
- DNS do bfw LIGADO (vai ser o secundário)
- DHCP do servidor DESLIGADO
- DHCP do bfw LIGADO
- O servidor usa o bfw como seu endereço de dns primário. Se o dns do seu provedor de internet for fixo você pode informá-lo como secundário do servidor, mas isso não tem muita importância.
- As estações usam o servidor como dns primário e o bfw como dns secundário.
- Na configuração do dhcp do bfw eu programo para passar os dns dessa forma para as estações, e ainda acrescento um servidor de wins caso esse serviço esteja rodando no servidor (pode ser que seja util caso você ainda tenha alguma estação com windows 98 ).
- O nome de dominio local do bfw deve ser o nome de dominio da sua rede windows como se ele fosse mais uma das estações. EX: brazilfw.minharede.local.
- O servidor deve ter ip fixo, mas mesmo assim é importante fazer uma reserva para ele no dhcp do bfw para que o bfw fique sabendo os seus dados (mac/ip/nome). Isso vale para qualquer outra maquina da sua rede que precise de ip fixo. A reserva faz com que o dns do bfw reconheça aquela máquina, mesmo que ela nunca pegue um lease.
- Recomendo que essas maquinas com ip fixo fiquem fora da faixa de ips do dhcp do bfw (lógico).

Configurando dessa forma eu consigo:

- As maquinas da rede se enchergam porque o dns do servidor identifica umas as outras. ex: claudio.minharede.local.
- Quando o servidor não identifica um nome ele repassa para o bfw que por sua vez repassa para o dns do provedor na internet. ex: http://www.google.com.br.
- Se o servidor windows estiver fora do ar as estações ainda conseguem navegar na internet usando o dns secundário, e na maioria dos casos conseguem encontrar umas-as-outras porque o dhcp do bfw é integrado com o dns cache e sabe o nome de todo mundo que pegou um lease com ele.
- Usando o banco-de-dados do dhcp do bfw (mac/ip/nome) eu consigo informações mais amigáveis no iptraf, na hora que alguem estiver consumindo muita banda.



Alfredo pergunta:

só uma duvida claudio....

eu configurei minha exatamente assim como vc descreveu, só encontrei 1 problema...NÃO CONSIGO ENVIAR EMAILS NEM RECEBER PELO OUTLOOK NEM OUTLOOK EXPRESS...FIZ UM TESTE INVERTENDO O DNS 1º BFW 2º SERVER....AI ELE CONSEHUE ENVIAR E RECEBER PELO OUTLOOK EXPRESS, MAS O OUTLOOK CONTINUA FORA...vcs ja viram alguma coisa assim?...

...mais um detalhe a respeito do erro no outlook, nas estaçoes com win98, funciona perfeitamente com o dns primario do servidor, essproblema só ocorre nas estaçoes winxp.

alguma sugestão?



Claudio pergunta:

Qual é o nome de dominio da sua rede e qual é o nome de dominio das suas contas de e-mail?



Alfredo responde:

os dois tem o mesmo nome, polenectar.com....



Claudio responde:

problema é esse.

Se o seu webserver e o mail server estiverem realmente na sua rede interna, o meu esquema acima fica furado, você vai precisar de um servidor de dns de verdade, e deverá utilizá-lo nas suas configurações, nesse caso, eu creio que o dns cache do bfw deve sair de cena, devendo ser desligado.

Agora, se o seu e-mail e site estiverem hospedados em um provedor, fora da sua rede, o que está errado é o domínio do windows. Você não poderia estar usando esse nome de domínio. Porque as máquinas estão interpretando que qualquer coisa que termine com polenectar.com faz parte da sua rede INTERNA.

Se você não hospeda o polenectar.com na sua rede, e precisa de fazer referencias usando esse nome a computadores que estão lá fora, então você deveria configurar o seu domínio windows com algo neutro. exemplo: polenectar.local. A própria Microsoft sugere o uso do sufixo .local porque ele não existe na internet.

Alfredo responde:

o meu caso é assim... (Agora, se o seu e-mail e site estiverem hospedados em um provedor, fora da sua rede, o que está errado é o domínio do windows. Você não poderia estar usando esse nome de domínio. Porque as máquinas estão interpretando que qualquer coisa que termine com polenectar.com faz parte da sua rede INTERNA. )

então vou providenciar a mudança pois esse foi o unico problema encontrado...
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Voltar para Tutoriais Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron