VMWare - Server e Brazilfw Virtual - Por RedBeard

Tutoriais Diversos em Português

VMWare - Server e Brazilfw Virtual - Por RedBeard

Mensagempor reginaldo » Sáb Mar 07, 2009 9:40 pm

Este tutorial é fruto da união de dois tutoriais sobre VMWare criados por RedBeard, que são:

1 - VMware Server - download e instalação

2 - Criando um BFW Virtual para testes


Editado por Reginaldo em 07/03/2009.

*************************************************************************************************************************

1 - VMware Server - download e instalação

Baixando e instalando a versão grátis do VMware (VMware Server)

O programa VMware é usado para criar computadores virtuais dentro de um PC real.
Além dos diversos usos práticos “comerciais”, ele pode ser usado como ferramenta virtual de testes e desenvolvimento para o BrazilFW, evitando a necessidade de manter um ou vários computadores numa bancada real.

Entre as versões deste software, três se destacam como ideais para nossos ambientes de teste:

VMware Workstation (pago)
VMware Player (grátis)
VMware Server (grátis)

    O VMware Workstation, ideal para uso em computadores desktop, é pago. Uma alternativa é usá-lo pelo período de avaliação, 30 dias, criando os computadores virtuais que você deseja e depois usar esses computadores pelo VMware Player.
    Outra alternativa, que é ideal para criar um ou vários BrazilFW Virtuais, é o VMware Server. Com ele é possível criar os computadores virtuais e acessar seu console em modo texto. Como o BFW não possui um console gráfico, essa versão nos atende perfeitamente.

Este tutorial é dividido em 3 partes: Download do VMware Server, Instalação do VMware e Visão Geral dos componentes virtuais de conexão. É um tutorial básico e direto destinado principalmente a iniciantes neste programa.

Parte 1 – Download do VMware Server

1 – Acesse a página http://www.vmware.com/download/server

2 – Veja a versão mais recente e clique no botão Download Now
Imagem


3 - Leia o contrato de licenciamento e se aceitar clique em YES no final da página.
Imagem

4 – Inicie o download clicando no link Binary (.exe) do VMware Server for Windows Operating Systems.

5 – Enquanto é feito o download, 146 MB, clique no link Register para receber seu Serial
Imagem

6 – Preencha com seus dados, principalmente um e-mail válido e o número de licenças. Se você vai instalar em um único computador, peça uma única licença, e assim por diante. No final da página clique em SUBMIT
Imagem

7 - Ao abrir a página com seu número serial, é interessante imprimi-la, ou então anote seu número serial em algum local pois ele vai ser usado na instalação.
Imagem

Aguarde o arquivo ser baixado e está finalizada a primeira parte.

Parte 2 – Instalando o VMware Server

Passo -1 - Execute o arquivo baixado anteriormente e escolha Next na tela de copyright.
Passos - 2 e 3 – Marque Aceito na licença de uso e escolha Next
Passos - 4 e 5 – Marque Custom e escolha Next
Passos - 6 , 7 e 8 – Marque para não instalar os Client Components nem o Utilities, e escolha Next
Passo - 9 – Inicie a instalação clicando em Install. Acredite na mensagem de que isso vai levar vários minutos.
Passos - 10 e 11 – Preencha seus dados e seu número serial obtido na Parte 1, e clique em Next
Passo - 12 – Finalizada a instalação, observe que vários itens novos devem aparecer e serão abordados na próxima parte
Imagem

Parte 3 – Identificando os itens virtuais instalados

A instalação padrão cria uma entrada no Menu Iniciar:
    Menu Iniciar -> Programas
      |-- VMware
        |-- VMware Server
        |-- Manage Virtual Networks
        |-- VMware Server Console
Também são criados atalhos para o VMware Server Console no Desktop e na barra de inicialização rápida.
Durante a instalação, o VMware acrescenta duas Interfaces de Rede Virtuais que podem ser visualizadas através do Painel de Controle / Conexões de Rede.
Imagem

Para as conexões, o VMware cria 10 Hubs Virtuais e é possível configurá-los através do programa Manage Virtual Networks.
Imagem

Três desses 10 hubs são configurados por padrão para três funções diferentes:

VMnet0
    é um Hub Virtual que está conectado ao Hub Real através de sua placa de rede física. Todos os computadores virtuais que estiverem conectados nesse Hub terão o mesmo comportamento que teriam se estivessem conectados no seu Hub Real; poderão receber um IP automaticamente via DHCP, poderão trocar dados com outros computadores de forma totalmente independente do PC Real.

VMnet1
    é um Hub Virtual interno que inicialmente está ligado apenas ao computador real. Ele é usado quando você criar um ou mais computadores virtuais e quiser que estes computadores virtuais tenham uma conexão interna com o computador local. É uma rede local interna e totalmente independente da rede externa.

VMnet8
    é um Hub Virtual parecido com o anterior, mas ele ativa automaticamente o acesso à internet através do computador real. É como se você ativasse o “compartilhamento de conexões” do computador real. Imagine que você tenha 2 computadores e uma única conexão com a internet. Você conecta a internet no PC 1, ativa o compartilhamento de conexão e liga um cabo do PC 1 ao PC 2; assim o PC 2 pode acessar também a Internet passando pelo PC 1. Esse Hub Virtual VMnet8 faz isso para os computadores virtuais. Todos os computadores virtuais que estiverem conectados nesse hub vão poder acessar a internet passando pelo computador real exatamente como se ele estivesse compartilhando a conexão.

Os outros Hubs inicialmente não estão configurados.

O Console VMware Server é usado para gerenciar os computadores virtuais. Através dele você pode criar, alterar, excluir, configurar, executar e interromper cada um dos computadores virtuais individualmente. Há vários tutoriais que ensinam a operar este programa para diversas aplicações diferentes.

Com isso o VMware está pronto para ser usado em qualquer aplicação que você desejar.

######## Fim da Parte 1 ###########

*************************************************************************************************************************

2 - Criando um BFW Virtual para testes

Com o lançamento de versões alfa e beta do BFW 3, imagino que muita gente vai querer instalar essas novas versões do sistema, seja apenas para ver a cara dele, para desenvolver aplicativos ou mesmo para simular casos reais antes de fazer a instalação definitiva.
Criar uma máquina virtual é uma das formas mais simples de executar este tipo de atividade sem comprometer o funcionamento dos equipamentos instalados. Um dos programas mais conhecidos para a criação de Computadores Virtuais é o VMware que possui uma versão grátis que pode ser utilizada.
Este guia mostra uma das muitas formas de utilizar esse programa e destina-se aos usuários iniciantes, que tiveram pouco ou nenhum contato com o VMware. Também pode servir de base para instalações mais complexas ficando seu aprofundamento por conta do leitor.

Este tutorial é dividido em 7 partes, que são:

1 – Baixar e instalar o VMware Server.
2 – Planejamento da instalação
3 – Identificar e configurar os equipamentos virtuais de rede instalados junto com o VMware
4 – Criar um Computador Virtual para instalar nosso BFW-Virtual
5 – Planejar como serão os IPs de nossas redes reais e virtuais
6 – Instalar o BFW-Virtual
7 – Criar um mecanismo de chaveamento para usar o BFW-Virtual apenas quando quisermos


Como já dizia Jack, vamos ao detalhamento das partes:


1 – Baixar e instalar o VMware Server:

Nesta Primeira Parte você verá como baixar e instalar o VMWare Server. Foi elaborado um Tutorial somente para este assunto. Veja em :arrow: VMware Server - Download e Instalação ( por RedBeard ): viewtopic.php?f=39&t=64944


Parte 2 – Planejamento da instalação

Normalmente a instalação que você está usando agora é composta pelo (1) seu computador que possui (2) uma placa de rede que está ligada a (3) um hub/switch que por sua vez está conectado a (4) um BFW ou outro tipo de roteador para a internet.

Imagem

Com o VMware é possível simular uma nova rota para a internet passando por um BFW de testes sem comprometer sua instalação atual, permitindo que você faça os testes na hora que desejar.

O objeto de nossos testes será um BFW-Virtual (5) criado dentro do seu computador com duas placas de rede (6) e (7).

Imagem

Além de permitir a criação de Computadores Virtuais, quando o VMware é instalado, ele cria alguns equipamentos de rede virtuais. No nosso caso iremos usar uma placa de rede virtual (8) criada no PC, um (9) hub virtual para ligar o PC real ao BFW-Virtual, e um outro (10) hub virtual para ligar o BFW-Virtual ao mundo externo.

Imagem

Com esta instalação basta chavearmos entre o circuito azul (real) e o circuito vermelho (virtual) para habilitar ou não habilitar o BFW-Virtual como intermediário da conexão à internet do nosso computador.


Parte 3 – Identificar e configurar os equipamentos virtuais de rede instalados junto com o VMware

1 – Placa de Rede Virtual
O VMware cria automaticamente duas placas de rede virtuais, “VMware Network Adapter VMnet1” e “VMware Network Adapter VMnet8”. Iremos utilizar a primeira que será usada para a ligação virtual entre o PC real e o BFW virtual.

Imagem

2 – Hub’s e Conexões Virtuais
O VMware instala automaticamente 10 hubs virtuais.
O acesso aos equipamentos de rede virtuais é feito pelo programa Manager Virtual Networks.
Na guia Host Virtual Network Mapping podemos ver os 10 hubs e quais ligações eles estão realizando com o computador real.
Para nosso caso, o HUB VIRTUAL (9), que fará a ligação entre o BFW-Virtual e o PC Real é o VMnet1 e sua ligação com a placa virtual “VMware Network Adapter VMnet1”.
O HUB VIRTUAL (10) é o VMnet0 e a ligação entre ele e o Hub Real externo está configurada automaticamente pela indicação “Bridged to na automatically chosen adapter”.

Imagem



Parte 4 – Criar um Computador Virtual para instalar nosso BFW-Virtual

Ao chamar o VMware, escolhemos que ele vai gerenciar as máquinas virtuais do nosso computador local.

Imagem

Na tela do VMware, escolhemos FILE / NEW / Virtual Machine ou clicamos no ícone New Virtual Machine.

Imagem

Em cada tela, faça as seguintes escolhas:

4- Welcome to the new Virtual Machine Wizard: Avançar
5 / 6 - Select the appropriate configuration: CUSTOM / Avançar
7- Select a Guest Operating System: Linux
8 / 9 - Version: Other Linux 2.4.x kernel / Avançar
10 / 11 - Name the Virtual Machine: Dê um nome para seu comp virtual. Eu chamei de BFW-Virtual / Avançar
12 - Set Access Rights: Avançar
13 - Startup / Shutdown Options: Avançar
14 - Processor Configuration: Avançar
15 / 16 - Memory for the Virtual Machine: 64 MB / Avançar

Imagem

17 / 18 – Network Type: Use Host Only / Avançar
19 – Select I/O Adapter Types: Avançar
20 / 21 – Select a Disk: Create a new virtual disk / Avançar
22 / 23 – Select a Disk Type: IDE / Avançar
24 / 25 – Specify Disk Capacity: 0,1 GB / Alocate all disk space now / Avançar
26 – Concluir

Imagem

Configuração de Hardware para o BFW Virtual
Edite a configuração do computador BFW virtual

Imagem

3 – Escolha o CD ROM
4 – Busque e selecione a imagem do CD de Instalação do BFW 2.30.1
5 – Selecione o drive de disquete
6 – Remova
7 – Clique no botão para adicionar novo hardware
8 – Escolha Avançar
9 – Marque Ethernet Adapter
10 – Avançar
11 – Selecione Bridge: Connected directly to the phisical network
12 – Concluir
13 - OK

Imagem


Parte 5 – Planejar como serão os IPs de nossas redes reais e virtuais

Para esta instalação estamos considerando que o BFW real está fornecendo via DHCP IPs na faixa 192.168.0.xxx com Máscara 255.255.255.0

Para as conexões externas teremos:
- Rede Real: 192.168.0.xxx/255.255.255.0
- IP do PC Real obtido via DHCP ou via IP fixo (tanto faz)
- IP do BFW virtual obtido via DHCP

Para a conexão interna entre o BFW-Virtual e o PC-Real, colocaremos o BFW-Virtual como fornecedor DHCP através do HUB Virtual conectado à placa Virtual no PC-REAL. Dessa forma, o PC Real irá obter o IP da Placa Virtual através de DHCP.
Para isso, na hora da instalação devemos configurar o BFW Virtual para fornecer à LAN (rede interna) uma faixa de IPs diferentes da rede externa. Eu escolhi a faixa 10.99.88.xxx / 255.255.255.0 pois é bem diferente da minha rede física atual.
Então, na hora da instalação usaremos esses números para a rede interna: 10.99.88.xxx / 255.255.255.0

É preciso fazer dois ajustes nos devices VMware; um para desativar o DHCP automático do HUB Virtual, pois quem vai fornecer o DHCP é o BFW e outro para a placa virtual do PC passar a pegar o IP via DHCP.
Para isso, abra o Manage Virtual Networks, na guia DHCP, escolha a rede VMnet1, remova o DHCP e dê OK.

Imagem

Agora vá no Painel de Controle (do Windows) / Conexões de Rede / VMware Network Adapter VMnet1 .
Clique com o botão esquerdo do Mouse e escolha Propriedades.

Imagem

Escolha na lista o Protocolo TCP/IP e clique em Propriedades
Marque Obter Endereço IP automaticamente e OK

Imagem

Pronto!
Agora você tem um PC Virtual pronto para ser instalado. Clique em Start e a instalação vai começar.


Parte 6 – Instalar o BFW-Virtual

Execute a Instalação Padrão do BFW usando os diversos tutoriais disponíveis ou siga o esquema simplificado a seguir.
    - Boot a partir do CD
    - 1 – Create and install BFW straight to the HD
    - 1) Standard Ethernet Connection
    - Would you like to change these settings? (IP local) – YES
    - Enter local IP Address:  10.99.88.1
    - Enter loca netmask:   255.255.255.0
    - Does your internet connection get its IP via DHCP? YES
    - Enter your DHCP hostname: (ENTER)
    - DNS Server 1: (ENTER)
    - DNS Server 2: (ENTER)
    - Do you want to enable the BFW DHCP Server? YES
    - Enter DHCP range starting IP: (ENTER)
    - Enter DHCP range ending IP: (ENTER)
    - Enter the driver name for your local card: pcnet32 (digitar tudo em minúsculo)
    - Enter IO address: (ENTER)
    - Enter IRQ: (ENTER)
    - Enter the driver name for your INTERNET card: pcnet32 (digitar tudo em minúsculo)
    - Enter IO address: (ENTER)
    - Enter IRQ: (ENTER)
    - Do you like to configure a DMZ? NO
    - Do you like to co add any other device driver? NO
    - Do you like to configure a different language? YES
    - Enter the desired language code: brz
    - Type BrazilFW root password: ****** (digite a senha, não os asteriscos, heheheheheh)
    - Confirm BrazilFW root password: ******
    - Do you want to enable external access to SSH Service? YES (não faz diferença ... depende do seu uso)
    - Syslog server address: (ENTER)
    - Do you want to add the L7-Filter package? YES or NO (depende do seu uso)
    - Do you want to add the Wireless Tools? YES or NO (depende do seu uso)
    - Do you want to add the Advanced Router package? YES or NO (depende do seu uso)
    - Do you want to add the Bridge package? YES or NO (depende do seu uso)
    - Do you want to go ahead? YES
    - Are you shure you want to install the BFW to this hard disk? YES
    - Set the size of partition to create in MB: (ENTER)
    - Do you want to create a second partition? YES
    - Set the size of partition to create in MB: (ENTER)
    - Are you sure you want to do this? YES
    - Do you want to install hdparm? NO
    - Press ENTER to reboot the system.

Depois de instalado e testado, uma boa prática é fazer uma cópia da máquina virtual. Para isso vá na pasta de computadores virtuais e copie todo o conteúdo da pasta com o nome que você escolheu.
No meu caso, a pasta é C:\Virtual Machines\BFW-Virtual . A pasta compactada ficou com 1,7 Mb.
Se você precisar restaurar a instalação original ou fazer uma nova máquina, basta descompactar o arquivo na pasta original ou numa pasta com outro nome.

Neste ponto você já deve conseguir acessar a interface de administração através do endereço http://10.99.88.1:8180 .


Parte 7 – Criar um mecanismo de chaveamento para usar o BFW-Virtual apenas quando quisermos

A última etapa é criar uma forma para que seu PC real faça o acesso à internet passando pelo BFW-Virtual.
A forma de fazer o chaveamento entre as duas rotas possíveis é através do comando ROUTE.
Para usar esse comando precisamos saber quais são os gateways de cada rota.
Para a rota real, usada atualmente no seu computador, o gateway é o endereço IP do BFW Real. No meu caso 192.168.0.1
Para a rota que passa pelo BFW Virtual, o gateway é o endereço IP do BFW-Virtual: 10.99.88.1

Então, para usar o BFW-Virtual como rota, digite no Prompt de Comando:
Código: Selecionar todos
route   –f   add   0.0.0.0   mask   0.0.0.0   10.99.88.1

e para voltar à rota original, passando diretamente para o BFW Real, digite no prompt de comando:
Código: Selecionar todos
route   –f   add   0.0.0.0   mask   0.0.0.0   192.168.0.1


Veja que este esquema não altera o acesso às máquinas da rede local.  Seu PC vai continuar acessando os computadores da rede local via a placa real, sem passar pelo BFW virtual. Apenas os acessos externos é que terão como rota o BFW-Virtual.
Aqui eu criei dois arquivos BAT com estes comandos e coloquei na área de trabalho. Assim faço o chaveamento com apenas um clique duplo sobre cada ícone.

Link para Tópico Original desta parte 2 e possíveis dúvidas: viewtopic.php?p=122838&highlight=#p122837
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Voltar para Tutoriais Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron