Criar Rotas para BFW  [INACTIVE]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Criar Rotas para BFW

Mensagempor diegocavalcante » Qua Jun 27, 2012 8:20 pm

Boa noite pessoal do projeto BFW, estou com um problema um tanto cavernoso para meu conhecimento em redes e não tenho a minima ideia do que fazer:

Tenho atualmente um link de internet (VELOX 10mb) funcionando no BFW, e devido ha alguns contratempos com o velox, colocamos outro link de internet a radio com IP Valido Fixo, só que ao conectar o 2° link ele não navega se o velox cair, abaixo informarei a topologia da rede.

Placa de Rede 1 = eth0 = Rede Local BFW 192.168.0.1/24
Placa de Rede 2 = eth1 = Internet ppp0 (VELOX pppoe)
Placa de Rede 3 = eth2 = Internet a radio IP valido Fixo (Conexão IP estático)

ao adicionar a 3° placa de rede para o link da internet a radio e configurar a nova conexão fisica eth2, coloquei la o IP fixo valido que me foi passado pela empresa de internet a radio, mais o Link fica down depois de configurado, entrei em contato para o provedor da internet a radio para ter uma ideia do que poderia estar acontecendo, eles me informaram que eu deveria configurar uma rota para o gateway deles que é 186.xxx.249.129, como eu criaria uma rota dentro do BFW? onde coloco esta configuração? não entendo muito sobre rotas estaticas ou dinamicas, pesquisei bastante a respeito mais não tive sucesso ainda, alguem poderia me dar alguma luz?

perdoem pela minha falta de conhecimento, ficarei agradecido, obrigado...
Editado pela última vez por diegocavalcante em Dom Jul 01, 2012 4:11 pm, em um total de 2 vezes.
diegocavalcante
 

Re: Criar Rotas para BFW

Mensagempor user777 » Qua Jun 27, 2012 8:55 pm

Boas...

amigos nos dê mais informações, qual versão do BFW você ta usando?

Você disse que adicionou outro link via radio, precisa login e senha pra se conectar? tem controle de MAC esse link?

seu link da velox ta com o modem roteado?!

no aguardo :o!

By user777
user777
 

Re: Criar Rotas para BFW

Mensagempor diegocavalcante » Qua Jun 27, 2012 9:19 pm

Boa noite user777, perdão por não ter dado mais informações, segue abaixo:

1° Versão do BFW: 3.0.256 (Proxy transparente) rede 192.168.0.1/24
2° Link da internet via radio: não necessita de login e senha, nem tem controle de MAC IP, o link a radio é IP valido fixo 186.xxx.249.203, o IP fixo concedido pelo provedor a radio vem direto da GVT.
3° O Modem adsl que recebe o link da VELOX esta em bridge.
4° O BFW que autentica o velox com e conexão logica pppoe com login e senha.
5° O BFW gerencia a rede local e links de internet, são 3 placas de rede, eth0 (rede local) eth1(velox) eth2 (net a radio), a placa de rede eth0 da rede local esta conectada a um switch 24 portas que distribui para a rede.

então com base nessas informações, a equipe de suporte do provedor a radio informou o seguinte: ja que eu tenho o BFW que irá gerenciar os 2 links e fazer o load balance, assim que o um link cair o outro assume, eu teria que configurar uma rota para o gateway deles 186.xxx.249.129, ai é onde veio o problema, não sei como configurar rotas, muito menos no BFW.

Segue abaixo alguns prints caso ajude a entender.

http://www.suportecavalcante.com.br/Prints/01.jpg
http://www.suportecavalcante.com.br/Prints/02.jpg
http://www.suportecavalcante.com.br/Prints/03.jpg
http://www.suportecavalcante.com.br/Prints/04.jpg
diegocavalcante
 

Re: Criar Rotas para BFW

Mensagempor user777 » Qua Jun 27, 2012 9:29 pm

Boas...

pelo que entendi você tem 2 BFW?

um rotea o link da velox?

o outro recebe os 2 link ja com internet?

By user777
user777
 

Re: Criar Rotas para BFW

Mensagempor diegocavalcante » Qua Jun 27, 2012 9:38 pm

Boa.

Não não, tenho apenas 1 BFW que deveria gerenciar os 2 links de internet, este BFW como falei tem 3 placas de rede, 1 para a rede local, 1 para o velox e 1 para a net a radio, ai quero gerenciar os 2 links de internet apenas por este servidor, quando o velox cair, o link de internet a radio assume e visse versa, é apenas para dar uma redundância em caso de pane para não deixar a empresa sem internet, só que neste caso, configurei o 2° link da internet a radio neste BFW mais ele não autentica, ai é onde fui informado que eu deveria criar uma rota para o gateway da net a radio para que ele possa autenticar.

Tem como resolver isso? abraço...
diegocavalcante
 

Re: Criar Rotas para BFW

Mensagempor user777 » Qua Jun 27, 2012 9:44 pm

diegocavalcante escreveu:Boa noite user777, perdão por não ter dado mais informações, segue abaixo:


4° O BFW que autentica o velox com e conexão logica pppoe com login e senha.
5° O BFW gerencia a rede local e links de internet, são 3 placas de rede, eth0 (rede local) eth1(velox) eth2 (net a radio), a placa de rede eth0 da rede local esta conectada a um switch 24 portas que distribui para a rede.



Boas...

Deu a entender que tinha 2 BFW... >|

dá uma lida http://pt-br.wiki.brazilfw.com.br/Loadbalance/pt-br

By user777
user777
 

Re: Criar Rotas para BFW

Mensagempor diegocavalcante » Qua Jun 27, 2012 9:59 pm

boa noite novamente user777

isso, o BFW que faz o pppoe do velox onde o modem adsl esta em bridge. mais para este caso, creio que não seja por ai.

pesquisei bastante a respeito sobre load balance e BFW com 2 ou mais links de internet e não vi nada que afirme o que você esta dizendo, posso estar enganado tambem, gostaria apenas de saber como crio uma rota no meu BFW para o gateway 186.149.249.129, assim poderei começar a realizar testes, entrei em contato com amigos que trabalham e administram redes com linux e me informaram que o problema é bem por ai mesmo, tem que criar a bendita ROTA. vc tem ideia de como eu faria isso?

até me passaram alguns comandos que testei e não tive sucesso.

route add -net default gw 186.149.249.129
route add default gw 186.149.249.129
a resposta é comand not found

este comando seria para adicionar a rota? não faço ideia mais testei e nada. o que pode estar errado? obrigado...
diegocavalcante
 

Re: Criar Rotas para BFW

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Qua Jun 27, 2012 10:55 pm

Boa noite à todos!

Primeiramente, cuidado onde posta, companheiro... "Você já tem um certo tempo de casa" para saber que não se tratando de Squid/Dansguardian (ou algo haver com proxy), deve-se postar "nos outros sub-fóruns"...

Bom, com relação ao tópico, posta pra gente os arquivos de configuração das conexões (os "physical" e "logical" principalmente)... Somente assim poderemos saber se falta ou não algo a ser configurado...

De qualquer forma, somente a título de informação, dê uma lida sobre "criação ou exclusão de rotas":
:arrow: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=70117

No aguardo dos arquivos de configuração...

Abraço amizade! :o!

P.S.: Movi seu tópico para o local mais adequado.
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

RESOLVIDO: Criar Rotas para BFW

Mensagempor diegocavalcante » Qui Jun 28, 2012 8:21 pm

Opa M客¡NhØ §åMµ®å¡ perdão pela mancada, não foi minha intenção.

Ja referente ao problema em si, não consegui criar as rotas, como o problema tinha uma certa urgencia, resolvi adquirir um router Mikrotik para receber os Links e configurei, depois joguei tudo que vem do MK para o BFW e resolvi o problema, só foi um pouco trabalhoso ter que redirecionar algumas portas para o Mikrotik e depois para o BFW, mais deu tudo certo, agradeço a força de todos, parabens ao Projeto BFW, atualmente tenho 5 servidores rodando o BFW, todos na versão 3.0.257 e em perfeita ordem, apenas este que tive que colocar o BFW em cascata com o MK.

Abraço... Boa noite...
diegocavalcante
 

Re: RESOLVIDO: Criar Rotas para BFW

Mensagempor Mascotmobile » Sex Jun 29, 2012 2:58 pm

Amigo,
Leia as regras do fórum,
:arrow:diegocavalcante para dar por ''Resolvido'' leia este tópico. Botão [RESOLVIDO] nos Tópicos.
..:: Eu sou a lembrança daqueles que lembram de mim. ::..
Avatar do usuário
Mascotmobile
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Out 12, 2009 1:17 pm
Localização: São Paulo - SP
BrazilFW Box: .


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes