Mesma faixa IP em duas eth distintas  [INACTIVE]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Mesma faixa IP em duas eth distintas

Mensagempor diegomelo » Dom Abr 29, 2012 2:59 pm

Boa tarde pessoal,

Sou iniciante no BFW, e infelizmente não tenho muita experiência com redes =/, e tenho o seguinte cenário que preciso solucionar:

A escola em que trabalho possui dois pavilhões, o Norte e o Sul. Cada um desses pavilhões já possui seu respectivo switch, o Norte na faixa 192.168.1.0 e o Sul na faixa 192.168.2.0. Preciso agora disponibilizar acesso wirelesse aos funcionários e alunos, através de amarração mac+ip, porém, preciso disponbilizar sempre o mesmo IP aos clientes, numa faixa 192.168.10.0 por exemplo. É possível fazer isso com o BFW? Qual o procedimento?

Fiz o esboço do esquema para dar uma idéia melhor da situação. Agradeço a atenção e disposição de quem puder me ajudar.

http://oi50.tinypic.com/dh8pkw.jpg
diegomelo
 

Re: Mesma faixa IP em duas eth distintas

Mensagempor janesley » Dom Abr 29, 2012 6:33 pm

Amigo, :aplause: seja bem vindo ao Forum! :o!
Primeiramente, ha maioria dos seus problemas podem ser solucionados na Wike do BFW. Dê uma passeiada por lá! dancing
http://pt-br.wiki.brazilfw.com.br/Main_Page/pt-br
A solução é a seguinte, pelo que você postou, há 2 sub-redes e você quer criar uma outra. todas com 192.168.X.0
No BFW há sim possibilidades de você juntar as sub-redes e fazer com que todos tenham internet e recebam o mesmo IP todas as vezes que conectarem.
* Contando que você já tenha instalado o BFW numa maquina! :roll:
1 - Crie as Sub-Redes:
http://pt-br.wiki.brazilfw.com.br/Subnet/pt-br
2 - Cadastre os endereços de IP dos usuarios em Reserva de IP para que todas as vezes que eles conectarem recebam o mesmo IP!
http://pt-br.wiki.brazilfw.com.br/Dhcp/pt-br#Reservas_de_IP
Você instalou o BFW 3.X correto?
- Caso deseje configurar o BFW:
* Se você já conseguiu acessar o WebAdmin! :mrgreen:
1 - Configure suas conexões Local, Internet da forma desejada
2 - Cadastre suas maquinas em Configurações/DHCP reservas de IPs.
3 - Defina um escopo de concessão do DHCP - Configurações/DHCP/Escopo.
4 - Cadastre suas maquinas em Configurações Host's.
5 - Se você quiser controle de banda, Cadastre suas maquinas em Configurações/Controle de banda/Perfil.
6 - Ative os serviços que você cadastrou: "pois se ativar primeiro, perderá acesso ao BFW"
* Restrição de MACs
* Controle de Banda
* Squid - "Servidor Proxy"
* MySql - "Vai precisar futuramente"
* Troque a senha do sistema
* Mude a porta SSH para outra de sua escolha
7 - Estude, Os termos que você desconhecem, serão de facil acimilação se você utilizar o http://www.google.com.br ou http://www.wikipedia.org.br para lhe dar a resposta.
OBS: Os passos que te passei são o resumo do que está na WIKI...
*** Faça como eu: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=83275#p291314
Bom estudo... E espero ter contribuido ! dancing
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Mesma faixa IP em duas eth distintas

Mensagempor diegomelo » Dom Abr 29, 2012 7:44 pm

Obrigado janesley pelos esclarecimentos!

Vou estudar toda a Wiki com calma, agora que sei que é possivel... Só ficou uma gotinha de dúvida agora, minhas sub-redes são separadas fisicamente, dois switchs distintos. As duas eth0 locais do BFW poderão enviar a mesma faixa ip mesmo? Não haverá conflito no sistema? Não configurei acesso externo ainda, por isso não há como eu testar agora, mais uma vez obrigado pelo caminho indicado.
diegomelo
 

Re: Mesma faixa IP em duas eth distintas

Mensagempor janesley » Dom Abr 29, 2012 8:06 pm

diegomelo escreveu: Só ficou uma gotinha de dúvida agora, minhas sub-redes são separadas fisicamente, dois switchs distintos. As duas eth0 locais do BFW poderão enviar a mesma faixa ip mesmo? Não haverá conflito no sistema? Não configurei acesso externo ainda, por isso não há como eu testar agora, mais uma vez obrigado pelo caminho indicado.

Qual a distância?
as maquinas que pertecem a um grupo, podem ou não enchegar um ao outro, tudo vai depender de você!
Os suites são apenas para interligar os computadores!
Os mesmos devem estar ligados a pelo menos 1 porta da rede local, não precisando de 2 como você mensionou, não que a quantidade de placas implique em algo, mas fica mais legivel.
O conflito haverá se você definir um mesmo IP para mais de uma maquina, ou atribuir o mesmo MAC para 2 IPs diferentes.
Lembre-se do que você postou:
diegomelo escreveu:A escola em que trabalho possui dois pavilhões, o Norte e o Sul;
* o Norte na faixa 192.168.1.0
* o Sul na faixa 192.168.2.0
* Preciso agora disponibilizar acesso wirelesse aos funcionários e alunos, através de amarração mac+ip, porém, preciso disponbilizar sempre o mesmo IP aos clientes, numa faixa 192.168.10.0

São três sub-redes, Cada uma com uma faixa de grupo diferente ex: ( 192.168."grupo".0 ) ou como queira interpretar.
a maquina irá pertencer a uma dessas faixas sem interferir na outra, pois o grupo muda. :mrgreen:
Agora para você obter sempre o mesmo IP por maquina, tem que efetuar o cadastro de reserva de IPs como mensionei.
Não importando assim sua localização, pois quem define qual grupo ela pertence é você. e não o Suite, ou qual placa de rede local a maquina esteja conectada.
Espero ter ajudado! :o!
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Mesma faixa IP em duas eth distintas

Mensagempor diegomelo » Seg Abr 30, 2012 10:51 am

Vou testar na quarta-feira e postarei o resultado, obrigado até o momento!

=D
diegomelo
 

Re: Mesma faixa IP em duas eth distintas

Mensagempor diegomelo » Qua Mai 02, 2012 11:36 am

Bom dia!

Estou tentando seguir a Wiki para realizar a união das duas redes, mas não estou conseguindo. Fiquei a manhã inteira apanhando e googlando.
Eu preciso "servir" uma única faixa ip, para dois switchs diferentes, já tentei fazer vLan, bridge, mas realmente estou tendo muita dificuldade. Não teria uma receita de bolo? Essas são minhas dúvidas, agora que já tentei na prática:

1- Como devo configurar as redes local e local2(amarrada a eth2)?
2- Como devo "juntá-las"?
3- Como defino o escopo DHCP para que as duas placas enviem o mesmo range ao mesmo tempo?

Desculpe por acabar perguntando as mesmas coisas, é pq realmente não estou conseguindo sair do lugar... =/
diegomelo
 

Re: Mesma faixa IP em duas eth distintas

Mensagempor DigiCal » Qui Mai 03, 2012 10:30 am

Olá diegomelo

Não é a solução da forma que você está querendo, mas acredito que seria melhor assim, pois você só precisaria de uma eth e o BFW faria todo gerenciamento, como segue abaixo:
Imagem

Em Configurações->Conexões->Lógica crie:
local 192.168.1.1
local2 192.168.2.1
local3 192.168.3.1
Onde serão, respectivamente, Pavilhão Norte, Pavilhão Sul e Wireless.

Em Configurações->DHCP->Escopo defina
192.168.1.1 192.168.1.x
192.168.2.1 192.168.2.x
192.168.3.1 192.168.2.x
"x" --> defina de acordo com sua necessidade

Em Configurações->DHCP->Reservas de IP
faça os devidos cadastramentos/amarrações

Em Configurações->Sistema->Restrição de MAC
defina como "Sim" para ativar o controle

Lembre-se de cadastrar cada host no seu respectivo grupo, ou seja, 192.168."grupo".1, e esqueça as divisões por switch, pois o BFW se encarregará de entregar os devidos IP's.
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15:1
BrazilFW sempre!
Avatar do usuário
DigiCal
BFW Documenter
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 896
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 5:50 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: BFW 3.0.262 (64 bits) + eBackup + MySAR


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron