Problemas Login/Autenticação HotSpot  [INACTIVE]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor cakynho » Seg Fev 20, 2012 12:15 pm

Boa tarde,

Caros amigos, o problema enfrentado aqui é o seguinte, em minha cidade implanto o BFW em empresas para
controle de acesso a net pelos funcionários e principalmente para o load balance. Com a indisponibilidade de
links de acesso direto à internet as empresas contratam provedores de acesso. Aí vem o problema, esses
provedores utilizam login/autenticação via browser, alguns desses provedores criam alguma regra e esse login
fica automatico, não pede nenhum dado, mas tem provedor que não faz esse tipo de "gambiarra", aí tenho que
deixar um pc ligado direto ao roteador que chega o sinal deles, para que a cada 24 horas possa renovar o acesso
e permitir a navegação. Aí vem minhas indagações:

A grande dificuldade é essa, pois na maioria dos casos as empresas contratam 2 links pensando na redundancia.
A crescente necessidade de aplicativos como farmacia popular, sngpc, nota fiscal eletronica etc, força as empresas
a não poder ficar mais desconectada e qdo o acesso é revogado pelo hotspot para tudo.

1 - Teria como fazer esse login automaticamente pelo BFW,
2 - Por que esse login não é solicitado nas máquinas que estão abaixo do BFW (clientes do dhcp), é alguma configuração que eu teria que fazer?

Se alguém poder me ajudar a solucionar tal problema que enfrento ficarei muito grato

Carlos
(35) 9824-6603
cakynho
 

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor Eduardo » Seg Fev 20, 2012 5:43 pm

Ja tentou por uma maquina como DMZ desta rede e verificar se ela autentica para voce o acesso?
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor cakynho » Qua Fev 22, 2012 9:43 am

Eduardo escreveu:Ja tentou por uma maquina como DMZ desta rede e verificar se ela autentica para voce o acesso?


Bom dia, só pra exemplificar pra ver se é dessa forma que devo fazer?

local
IP: 10.0.1.1
rede: 10.0.0.0
MASK: 255.255.0.0

link1 (virtual internet)
IP: 192.168.10.2
rede: 192.168.10.0
MASK: 255.255.255.0
gateway: 192.168.10.1

link2 (virtual internet)
IP: 192.168.0.253
rede: 192.168.0.0
MASK: 255.255.255.0
gateway: 192.168.0.254

aí vem a configuração do dmz, no brazilFw configuro em \\configurações\sistema\geral\dmz o IP 10.1.1.1
ai vem as duvidas, preciso criar uma vlan local para o dmz? tipo:

dmz
IP: 10.1.1.1
rede: 10.1.0.0
MASK: 255.255.0.0

e na maquina cliente como vai ficar? assim?
configuração cliente:
IP: 10.1.1.2
rede 10.1.0.0
mask: 255.255.0.0
gateway: 10.1.1.1

outra informação pergunta, depois é possivel a criação de uma rota para que a maquina em dmz possa acessar os serviços da rede normal? ou ficará isolado mesmo?

Só gostaria de saber se é assim mesmo que faço pois nunca utilizei deste recurso, desde já grato


carlos
cakynho
 

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor uniaofazacucar » Qua Fev 22, 2012 11:41 am

Boa tarde.

Eu não acho que liberando a DMZ irá funcionar para esse caso.

Tenho o mesmo problema que o seu pois no meu bfw tenho um dos link´s com speedy business, não sei o que acontesse pois na versão 3.x a tela de autenticação fica presa no servidor bfw não passando para a tela do pc do usuário digitar o login, já em roteadores comuns (tipo dlink) essa tela de autenticação passa para qualquer computador que solicitar a internet, e após qualquer um que autentique primeiro apartir dai todos voltam a navegar normalmente

O modo como faço hoje é "nas cochas", retiro o cabo do bfw e ligo direto em um pc qualquer ai autentico pois aparece a tela de autenticação, então após autenticar devolvo para o bfw, e esse ritual faço pelo menos uma vez por mês que é quando é solicitado.

Se reparar isso acontece com qualquer tela de autenticação via browser que é solicitada, e isso não aparece para o usuário fica preso atrás do BFW, ou seja o problema está no discador do link da conexão Lógica...
Anderson Fernando
Analista de TI
Avatar do usuário
uniaofazacucar
BFW Participative
 
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Jan 21, 2010 10:36 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: AMD Durom 1.3 GHZ, 512mb Ram, HD 10gb.
Brazilfw 3.x ultima versão:
Load-balance, wireless, squid, por enquanto ...

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor cakynho » Qua Fev 22, 2012 2:21 pm

Boa tarde companheiros,

então só para confirmar a configuração de DMZ seria da forma como eu fiz no exemplo acima?

se confirmado, vou testar nas empresas e volto a postar aqui se deu resultados

desde já grato,

Carlos
cakynho
 

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor cakynho » Ter Fev 28, 2012 7:29 am

Bom dia,

Mais uma vez volto aqui, infelizmente não consegui testar a conexão por DMZ, pois da forma que eu imaginei que
era feita, não funcionou,

Eu preciso ter uma interface de rede somente para isso?

Pois tentei criar uma virtual local e não consegui, alguem teria um tutorial de como montar uma DMZ?

no aguardo


Carlos
cakynho
 

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor uniaofazacucar » Ter Fev 28, 2012 9:38 am

Para entender o que é DMZ e como configurar no BFW http://pt-br.wiki.brazilfw.com.br/System_Configuration/pt-br#DMZ

O que a DMZ faz? pura e simplesmente deixar o ip configurado "escancarado" ou seja com todas as portas possíveis abertas, só isso...

Mas como eu disse o seu problema não é esse, e isso não se resolverá com a ativação da DMZ, o problema é que tudo que precisamos de autenticação para poder navegar como em Hot-Spots ligados ao BFW, ou link via rádio que exige autenticação, ou ainda como no meu caso que possuo um link do Speedy Business que também exige autenticação (SpeedyZone), essa tela de login fica parada atrás do BFW não passando para nenhum PC na rede autenticar, e como disse só consigo retirando o cabo do modem e autenticando direto em um notebook e depois devolvo para o BFW, essa é minha rotina mensal, quando é exigido a autenticação do Speedy Business da Telefônica.

Nunca vi nenhuma dica sobre a solução desse assunto, e eu também não consegui ainda arrumar uma solução para isso, mas vou fazer o seguinte, vou adicionar isso ao BugTracker e ver se o Woshman nos ajuda ok, pois vejo que existem várias pessoas com esse mesmo problema sempre reportando, ai ele nos dará uma luz, um rumo a percorrer...
Anderson Fernando
Analista de TI
Avatar do usuário
uniaofazacucar
BFW Participative
 
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Jan 21, 2010 10:36 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: AMD Durom 1.3 GHZ, 512mb Ram, HD 10gb.
Brazilfw 3.x ultima versão:
Load-balance, wireless, squid, por enquanto ...

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor sam_fisher » Ter Fev 28, 2012 10:28 am

cakynho escreveu:Bom dia,

Mais uma vez volto aqui, infelizmente não consegui testar a conexão por DMZ, pois da forma que eu imaginei que
era feita, não funcionou,

Eu preciso ter uma interface de rede somente para isso?

Pois tentei criar uma virtual local e não consegui, alguem teria um tutorial de como montar uma DMZ?

no aguardo


Carlos


Não seria melhor investir em PPPoE Server?
os Clientes discam via "PPPoe Client"
se possível com Autenticação via RADIUS para um melhor Controle......
acaba de Vez com essas Dores de Cabeça, e além do Mais, quando se bloqueia um Determinado Cliente, ele não fica tentando arrumar uma forma de burlar, porque pra isso, ele teria de esta conectado pelo PPPoE pra enchergar a rede, como o Bloqueio pelo PPPoE evita dele conseguir discar, Assim fica mais Segura sua Rede. bem, é só uma Opinião Minha. eu Fiz Assim aqui e não tive mais Dores de Cabeça, Acho melhor do que hotspot

sem mais
sam_fisher!!!!!
sam_fisher
 

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor uniaofazacucar » Qua Fev 29, 2012 9:41 am

sam_fisher escreveu:
cakynho escreveu:Bom dia,

Mais uma vez volto aqui, infelizmente não consegui testar a conexão por DMZ, pois da forma que eu imaginei que
era feita, não funcionou,

Eu preciso ter uma interface de rede somente para isso?

Pois tentei criar uma virtual local e não consegui, alguem teria um tutorial de como montar uma DMZ?

no aguardo


Carlos


Não seria melhor investir em PPPoE Server?
os Clientes discam via "PPPoe Client"
se possível com Autenticação via RADIUS para um melhor Controle......
acaba de Vez com essas Dores de Cabeça, e além do Mais, quando se bloqueia um Determinado Cliente, ele não fica tentando arrumar uma forma de burlar, porque pra isso, ele teria de esta conectado pelo PPPoE pra enchergar a rede, como o Bloqueio pelo PPPoE evita dele conseguir discar, Assim fica mais Segura sua Rede. bem, é só uma Opinião Minha. eu Fiz Assim aqui e não tive mais Dores de Cabeça, Acho melhor do que hotspot

sem mais
sam_fisher!!!!!


Não Sam você deve ter se confundido, rssss, o problema não é após o BFW, é antes, o problema está nos links contratados que no caso dele vieram de provedores de acesso, mas que estes exigem autenticação via tela de Browser para habilitar o uso da internet, assim como no Speedy Business da Telefônica aqui em São Paulo.

E é nisso que tá pegando, pois não aparece essa página de autenticação quando ligado no BFW, mas se por exemplo ligar em um roteador comun com um Dlink da vida, ai essa tela aparece, assim qualquer um que receber a tela primeiro e logar todos já estarão utilizando a internet normalmente.

Mas tem algo no BFW que não nos perrmite fazer isso, ou seja essa tela fica presa. \/
Anderson Fernando
Analista de TI
Avatar do usuário
uniaofazacucar
BFW Participative
 
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Jan 21, 2010 10:36 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: AMD Durom 1.3 GHZ, 512mb Ram, HD 10gb.
Brazilfw 3.x ultima versão:
Load-balance, wireless, squid, por enquanto ...

Re: Problemas Login/Autenticação HotSpot

Mensagempor cakynho » Sex Mar 02, 2012 7:25 am

uniaofazacucar escreveu:
sam_fisher escreveu:
cakynho escreveu:Bom dia,

Mais uma vez volto aqui, infelizmente não consegui testar a conexão por DMZ, pois da forma que eu imaginei que
era feita, não funcionou,

Eu preciso ter uma interface de rede somente para isso?

Pois tentei criar uma virtual local e não consegui, alguem teria um tutorial de como montar uma DMZ?

no aguardo


Carlos


Não seria melhor investir em PPPoE Server?
os Clientes discam via "PPPoe Client"
se possível com Autenticação via RADIUS para um melhor Controle......
acaba de Vez com essas Dores de Cabeça, e além do Mais, quando se bloqueia um Determinado Cliente, ele não fica tentando arrumar uma forma de burlar, porque pra isso, ele teria de esta conectado pelo PPPoE pra enchergar a rede, como o Bloqueio pelo PPPoE evita dele conseguir discar, Assim fica mais Segura sua Rede. bem, é só uma Opinião Minha. eu Fiz Assim aqui e não tive mais Dores de Cabeça, Acho melhor do que hotspot

sem mais
sam_fisher!!!!!


Não Sam você deve ter se confundido, rssss, o problema não é após o BFW, é antes, o problema está nos links contratados que no caso dele vieram de provedores de acesso, mas que estes exigem autenticação via tela de Browser para habilitar o uso da internet, assim como no Speedy Business da Telefônica aqui em São Paulo.

E é nisso que tá pegando, pois não aparece essa página de autenticação quando ligado no BFW, mas se por exemplo ligar em um roteador comun com um Dlink da vida, ai essa tela aparece, assim qualquer um que receber a tela primeiro e logar todos já estarão utilizando a internet normalmente.

Mas tem algo no BFW que não nos perrmite fazer isso, ou seja essa tela fica presa. \/


Caro amigo uniaodazacucar, faço minhas suas palavras a unica forma que encontrei ate agora é "nas coxas" mesmo rsrsrs, pois realmente essas paginas de autenticação ficam presas, desculpe minha ignorancia, mas não seria algum problema de DNS, pois não sei se vc notou a rede continua normal, mas qdo vc manda o windows por exemplo identificar o problema (no caso eu sei qual o problema é a autenticação, mas só pra ver se consigo mais alguma informação) ele me retorna como erro de dns , como se não estivesse podendo resolver os nomes da rede... mas como disse perdoe-me se estiver falando besteira

no mais o que vc recomenda? que encerre o post ou vc ou algum moderador vai move-lo para algum outro setor?

muitissimo grato pelo empenho de vcs todos

Carlos
cakynho
 


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes