BFW + wireless + free acesso  [INACTIVE]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

BFW + wireless + free acesso

Mensagempor Lettus » Qui Fev 09, 2012 12:21 am

Galera, coloquei um roteado sem fio na rede ja existente com o BrazilFW com sites bloqueados.
tem como eu criar uns ips reserva somente para serem usados quando algum cliente se conectar via wireless?
exemplo tenho na rede o ip do BFW 192.168.1.1 e DHCP ligado, o ip do modem 192.168.1.254 em bridge, roteador sem fio com ip 192.168.1.253 DHCP desligado, eu queria conectar um notebook neste roteador que esta na mesma rede que o firewall e receber um ip que esta em alguma regra aonde deixa tudo liberado para este ip.
entederam?

quero chegar la conectar o meu notebook com ip automatico ele receber um ip predeterminado aonde este ip tem acesso a todos os sites..
é isso.. abraco
Lettus
 

Re: BFW + wireless + free acesso

Mensagempor hevener » Qui Fev 09, 2012 8:03 am

Amigo e so voce ir em reserva de ip e amarar o mac ao ip que sempre vai ter o ip reservado para sua maquina.
hevener
 

Re: BFW + wireless + free acesso

Mensagempor jhowlinks » Qui Fev 09, 2012 8:34 am

Como o amigo disse, pode colocar a reserva de IP + Mac pelo menu DHCP no webadmin do bfw.
Lembrando que só irá funcionar em caso do roteador estar configurado como AP.

Abraço!
Jhonny Bergamaschi
Avatar do usuário
jhowlinks
BFW Novice
 
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jan 30, 2012 4:09 pm
Localização: Campo Mourão, PR
BrazilFW Box: Intel Core I3 GII 3,26 Ghz
MB Asus, 4 GB RAM, 500 GB HD Sata
Bfw 3.0.256 PAE + Squid + Check system + phpMyAdmin

Re: BFW + wireless + free acesso

Mensagempor Lettus » Qui Fev 09, 2012 3:15 pm

Não até ai tudo ok, mais eu não vou estar no cliente ai vai chegar alguém para se conectar que nunca tenha ido la antes.. como vai ser? queria alguma coisa do tipo reservar 10 ips + ou - para deixar esses 10 ips de reserva livres para acessar tudo e quando alguém chegar com um notebook e se conectar usar um dos 10 ips, por exemplo aqui na gráfica, tem um rede sem fio a gráfica toda está sendo monitorada pelo BrazilFW com todos os sites bloqueados, porem quando chega um cliente com o seu notebook e precisa pegar alguma coisa na internet ou usar a internet gostaria de que ele se conecta-se a um dos 10 ips livre porem não vou saber o mac.

alguém pode me da uma ajuda ou sugestão referente a isto?
obrigado pelas respostas das reservas de ips... vou fazer isto em um outro cliente! abraços
Lettus
 

Re: BFW + wireless + free acesso

Mensagempor jhowlinks » Qui Fev 09, 2012 3:49 pm

Opa, boa tarde Lettus.

Acho que dessa forma que você quer, terá que criar essa lista de IP's liberados no dansguardian, Ex: do 192.168.1.5 à 192.168.1.15.

E adicionar no webadmin, na opção "Configurações" ---> "DHCP" ---> "Escopo", os IPS da faixa 5 à 15, assim quando o cliente chegar na Gráfica, será fornecido algum desses IP's da faixa automaticamente.

Só que nesse caso, precisaria amarrar o IP ao MAC de todas as máquinas locais para o pessoal não burlar o bloqueio e colocar um desses IP's liberados.

Espero ter ajudado.

Abraço!
Jhonny Bergamaschi
Avatar do usuário
jhowlinks
BFW Novice
 
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jan 30, 2012 4:09 pm
Localização: Campo Mourão, PR
BrazilFW Box: Intel Core I3 GII 3,26 Ghz
MB Asus, 4 GB RAM, 500 GB HD Sata
Bfw 3.0.256 PAE + Squid + Check system + phpMyAdmin

Re: BFW + wireless + free acesso

Mensagempor alvesrj » Qui Fev 09, 2012 7:13 pm

E´so você colocar no arquivo reserva.cfg os 10 Ip's sem MAC e no Qos se estiver habilitado. Pronto.
alvesrj
 

Re: BFW + wireless + free acesso

Mensagempor Lettus » Sex Fev 10, 2012 10:49 am

show, vou fazer os testes aqui a minha duvida seria de como colocar no dhcp reserva de ip se ele pede o Mac, mais ja foi respondido aqui no arquivo reserva.cfg um abraco!
Lettus
 

Re: BFW + wireless + free acesso

Mensagempor DigiCal » Sex Fev 10, 2012 3:14 pm

Olá Lettus,

Lettus escreveu:quero chegar la conectar o meu notebook com ip automatico ele receber um ip predeterminado aonde este ip tem acesso a todos os sites..


alguém pode me da uma ajuda ou sugestão referente a isto?
obrigado pelas respostas das reservas de ips... vou fazer isto em um outro cliente! abraços[/quote]
Se entendi errado me desculpe, mas a solução mais simples é:

1. Liberar um IP sem bloqueio para seu AP;
2. Configurar o AP no modo Gateway;
3. Configure as interfaces Lan e Wireless do AP, para os devidos acessos (quem decide o que será bloqueado ou não será você, já que o AP está liberado para acessar tudo)
- Ativar DHCP;
- Definir range do DHCP para 10 hosts (altere conforme sua necessidade);
- Ativar QOS (opcional).

Lembrando, no BFW só é preciso fazer o passo 1, os demais passos serão no AP.
Dessa forma sua rede cabeada continua inalterada e a wireless ficará aberta para seus clientes que chegam à loja


[quote="Lettus"]vai chegar alguém para se conectar que nunca tenha ido la antes.. como vai ser? queria alguma coisa do tipo reservar 10 ips + ou - para deixar esses 10 ips de reserva livres para acessar tudo e quando alguém chegar com um notebook e se conectar usar um dos 10 ips, por exemplo aqui na gráfica, tem um rede sem fio a gráfica toda está sendo monitorada pelo BrazilFW com todos os sites bloqueados, porem quando chega um cliente com o seu notebook e precisa pegar alguma coisa na internet ou usar a internet gostaria de que ele se conecta-se a um dos 10 ips livre porem não vou saber o mac.

O seu problema maior é que sempre vai chegar um novo cliente com um novo MAC, então você nunca terá uma relação completa dos MAC dos clientes para fazer uma amarração definitiva.

Quanto a evitar que algum esperto da gráfica tente se conectar na nova rede wireless ative o Controle de Acesso no AP e insira os MAC da gráfica na lista dos bloqueados.

Espero ter contribuído para uma solução direta.

Bom final de semana e um forte abraço.
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15:1
BrazilFW sempre!
Avatar do usuário
DigiCal
BFW Documenter
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 896
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 5:50 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: BFW 3.0.262 (64 bits) + eBackup + MySAR


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 18 visitantes

cron