QOS limitando Rede Interna  [INACTIVE]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

QOS limitando Rede Interna

Mensagempor Gilson Figueredo » Qua Fev 01, 2012 8:01 am

Tenho uma duvida no QOS do BFW3:

Uso o BFW3 na empresa onde trabalho, Quando o QOS é ativado, por exemplo no meu IP 192.168.0.15 com 512kbps de download e 512kbps de upload. percebo que o acesso ai servidor do BFW3 192.168.0.1 que esta no mesmo swtich também fica limitado a essa velocidade..

A minha duvida é se o QOS esta limitando tambem o acesso do meu IP aos outros servidores que tenho dentro da minha da minha rede, ao limite de 512kbps.. ou seja; se o QOS esta agindo sobre minha rede interna ao inves do link de internet. tipo se eu pegar uma arquivo de um servidor windows da minha rede via compartilhamento a velocidade seria de até 512kbps?

Entenderam?
Avatar do usuário
Gilson Figueredo
BFW Curious
 
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Set 13, 2011 5:10 pm
BrazilFW Box:

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor brunovescovi » Qua Fev 01, 2012 9:42 am

Bom dia, pessoal.

Gilson Figueredo escreveu:Entenderam?
Entendi sua dúvida.

A resposta é sim, todo acesso ao servidor BFW é limitado pelo QOS, e não somente quando o uso é para a internet. O QOS para as estações trabalha em cima da interface de rede local, e não das interfaces internet. Por isso, tudo o que passa pela interface local é levado em conta.

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor Gilson Figueredo » Qua Fev 01, 2012 9:57 am

Grande brunovescovi,

Entendi então..
ai fica complicado no meu caso.. pois tenho uma rede empresarial com 90 computadores, se eu limitar pelo QOS vou ter problemas de desempenho.. tipo setores como engenharia que trabalha com Rede em grande escala.

Também se eu estipular uma velocidade alta no QOS para cada um ou para a mascara inteira, ultrapassaria facilmente a minha velocidade de banda internet contratada.

Teria alguma forma do QOS trabalhar somente em cima da banda internet?

Abraços
Avatar do usuário
Gilson Figueredo
BFW Curious
 
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Set 13, 2011 5:10 pm
BrazilFW Box:

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor woshman » Qua Fev 01, 2012 10:23 am

o QoS não limita a rede de uma forma geral, somente o que passa pelo BFW é limitado.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Avatar do usuário
woshman
BFW Maintainer Version 3.x
BFW Manager
BFW Beneméritos
BFW 3.x Update
BFW Add-on Developer
BFW Developer
 
Mensagens: 1479
Registrado em: Ter Abr 04, 2006 2:25 pm
Localização: Indaiatuba - SP
BrazilFW Box:

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor cesarjhony » Qua Fev 01, 2012 11:07 am

woshman escreveu:o QoS não limita a rede de uma forma geral, somente o que passa pelo BFW é limitado.

Será limitado se uma faixa da rede acessar outra faixa da rede e o BFW ser esse gateway, exemplo:
se o PC 10.1.1.8 (mascara /24), fizer um requisição para o PC 10.1.2.6 (mascara /24).
agora se o IP solicitado estiver na faixa de mascara, nada o BFW intervirá.
Avatar do usuário
cesarjhony
BFW Novice
 
Mensagens: 93
Registrado em: Qua Abr 14, 2010 4:14 am
BrazilFW Box: Celeron(R) 2.53, 1,36GB DDR2, HD 80, 1 Placa de rede onboard e 1 offboard. BFW 3.0.x, QoS, link de 2 Mbps

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor brunovescovi » Qua Fev 01, 2012 12:24 pm

Boa tarde, pessoal.

Gilson Figueredo escreveu:pois tenho uma rede empresarial com 90 computadores

Gilson Figueredo escreveu:percebo que o acesso ai servidor do BFW3 192.168.0.1 que esta no mesmo swtich também fica limitado a essa velocidade..

Você perguntou porque o acesso ao servidor BFW ficou lento. Resposta: O QOS. Mas o QOS só vai operar sobre o que passar pelo servidor, ou acessos diretamente ao servidor ou internet.
Seus 90 computadores não ficarão prejudicados pelo QOS caso façam conexão um com o outro diretamente de um para o outro (ou usando um switch em comum a todos). Se passar pelo BFW, o QOS controla.

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor Wellyngton » Qua Fev 01, 2012 2:13 pm

cesarjhony escreveu:
woshman escreveu:o QoS não limita a rede de uma forma geral, somente o que passa pelo BFW é limitado.

Será limitado se uma faixa da rede acessar outra faixa da rede e o BFW ser esse gateway, exemplo:
se o PC 10.1.1.8 (mascara /24), fizer um requisição para o PC 10.1.2.6 (mascara /24).
agora se o IP solicitado estiver na faixa de mascara, nada o BFW intervirá.


Ja passei por isso. Mesmo utilizando faixa /16 ele limita

Tem que deixa tudo na mesma faixa.
Avatar do usuário
Wellyngton
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 438
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 12:09 pm
Localização: Campo Verde - MT
BrazilFW Box:

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor abelrivas169 » Sex Fev 03, 2012 11:07 am

Pardon a intrusão. saudações amigo brunoscovi woshman e queria parabenizá-lo por seu trabalho duro, que é o melhor. Também gostaria de perguntar se o BrazilFW servidor, pode-se integrar a gestão das velocidades de tráfego por tipo ou por tempo de conexão
abelrivas169
 

Re: QOS limitando Rede Interna

Mensagempor cunha.jcesar » Sex Fev 03, 2012 10:30 pm

woshman escreveu:o QoS não limita a rede de uma forma geral, somente o que passa pelo BFW é limitado.

Até onde meu humilde conhecimento atinge:
Seja o BFW ou qualquer outro firewall vai apenas limitar o que passa por ele.
Se existe alguma degradação de acesso à rede interna o problema deve ser visto nela!
Agora se estão usando o BFW como bridge para rede interna, estão cometendo um erro grande.

Tem algumas coisas que devem ser levadas em consideração:

1) Hardware, alguém se lembra das famosas placas de rede "faladeiras!?"
2) Segmentação da rede, será que a rede não está com poluição de "broadcast" ?
3) Verifique sua topologia, afinal não existe receita...as probabilidades são praticamente infinitas
Avatar do usuário
cunha.jcesar
BFW Participative
 
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Jul 20, 2010 11:10 am
Localização: Brasília
BrazilFW Box:


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron