Versão 3.0 do BrazilFW [Em Desenvolvimento] - Parte 12

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Versão 3.0 do BrazilFW [Em Desenvolvimento] - Parte 12

Mensagempor reginaldo » Qua Out 28, 2009 7:52 pm

***************************************************************************************************************************************************
**************************************************************************************************************************************************
A T E N Ç Ã O !!!!
  • Esta Versão (3.0) está em Desenvolvimento.
  • Por favor, sempre testem a última ou atual, como queiram, versão de testes. A última versão sempre contêm Novidades e ou Correções de Bugs/Melhorias.
  • Ao ficarmos testando versões anteriores em vez de ajudar, estaremos é atrapalhando o trabalho do Woshman.
  • Coloquem a última versão para rodar. Ao encontrar problemas, relatem aqui e esperem.
    Com certeza o Woshman de alguma forma dará retorno.
  • E não esqueçam que a 3.0 está em Desenvolvimento. Estamos no estágio de testes. Poderá ainda vir dezenas de alterações. Quem quizer coloca-la em produção será por sua conta e risco.

*************************************************************************************************************************************************
**************************************************************************************************************************************************
  • Este tópico é para relatos de testes e de possíveis bugs referente a Versão 3.0 do BrazilFW que esta em desenvolvimento. Portanto, qualquer mensagem diferente disso será apagada.

  • Pessoal, o Fórum da 3.0 está aberto. Então por favor dúvidas, pedidos de ajuda, difuldades de configurar e etc, abra um tópico com para isso.

  • Repetindo, qualquer mensagem diferente de relatos de testes e de possíveis bugs referente a Versão 3.0 do BrazilFW será apagada sem aviso prévio.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor vav » Qui Out 29, 2009 7:48 am

Hi there
when setting
Código: Selecionar todos
TIMEZONE='UCT-5:30'
in brazilfw.cfg
getting an error from rrdtool every time and the graph didnt showing as expected
I think it is because of
rc.sysinit
Código: Selecionar todos
export TZ=$TIMEZONE

/etc/rc.d/rc.firewall
/etc/rc.d/rc.inet
sleep 2
/etc/rc.d/rc.time
/etc/rc.d/rc.syslogd start

connect to internet before setting time

Am I correct ?
vav
vav
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor cmartin » Qui Out 29, 2009 8:49 am

vav escreveu:Hi there
when setting
Código: Selecionar todos
TIMEZONE='UCT-5:30'
in brazilfw.cfg
getting an error from rrdtool every time and the graph didnt showing as expected
I think it is because of
rc.sysinit
Código: Selecionar todos
export TZ=$TIMEZONE

/etc/rc.d/rc.firewall
/etc/rc.d/rc.inet
sleep 2
/etc/rc.d/rc.time
/etc/rc.d/rc.syslogd start

connect to internet before setting time

Am I correct ?
vav


Could you post the error message?

[]'s
cmartin
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor sam_fisher » Qui Out 29, 2009 4:28 pm

Olá a Todos, formatei meu server ontem e pos uma placa de Rede Wireless Atheros e ela foi reconhecida pelo BrazilFW 3.0.208. sei que surgiu driver apartir da versão 3.0.176 no modo client. até ai OK.

editei /etc/brazilfw/physical/wireless e tenho o seguinte lá:
Código: Selecionar todos
INTERFACE_TYPE="wireless"
INTERFACE_PHYSICAL="ath0"
INTERFACE_AP="Teste"
INTERFACE_AUTH="wpa" #open/wep/wpa/wpa2
INTERFACE_PASSWORD="helloworld"
INTERFACE_MODE="master"
INTERFACE_MODULATION="auto" #11a/11b/11g/auto
INTERFACE_CHANNEL="6" #1...11
INTERFACE_RATE="auto" #1M 54M

Até ai beleza, quado tento conectar nele de outro pc via Wireless, aparece isso na lista de redes wireless no Windows Vista:
"rede sem nome"
quando tento conectar, diz rede insegura, conectar assim mesmo? sim.
mais não conecta. pede o nome da rede, digito "Teste" mais não conecta, nem pede a senha, o que seria no exemplo "helloworld". mudei em Modulation para 11g e depois para 11b e nada. o que eu mudar ai em cima não surte efeito nenhum na busca de rede. fica sempre a mesma coisa. pedindo nome da Rede (como se estivesse oculta"
Eu sei que ainda não esta pronto o capitulo de rede wireless no tutorial. e sei também que o BrazilFW 3.0 esta em desenvolvimento. sei também que o Foco é a Estabilidade do BrazilFW e Funçoes Administrativo mais Completo. e chegará com Certeza. Só estou postando isso aqui, caso alguém aqui do Forum ja tenha conseguido por pra funcionar a Wireless do BrazilFW. :oops:

Sem mais, SAM_FISHER
sam_fisher
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor vborzani » Qui Out 29, 2009 4:47 pm

Sam_fischer, eu tinha postado uma dúvida do tipo ha uns dias; sem respostas.

tenta fazer isso "na mão", aqui deu certo.
iwconfig ath0 essid (coloca qualquer nome, só pra testes)
iwconfig ath0 key 1234567890

só. não muda mais nada, se n o bfw trava (pelo menos foi assim com 2 hardwares aqui).

pra ficar mais fácil, e se quiser usar dhcp, muda o ip da placa pra um da mesma rede da eth0
por exemplo:
eth0: 192.168.0.1
ath0: 192.168.0.2

provavelmente sua rede wireless vai funcionar com a essid e a senha que vc definir - a senha usa criptografia wep.
aqui pelo menos funcionou sem dhcp - a parte do dhcp eu não testei na 3.0, mas na 2.31.X funcionava numa boa
eu testei com o ip da ath0 sendo 192.168.0.2, o gateway .2 ou .1, não lembro.
vborzani
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor woshman » Qui Out 29, 2009 4:52 pm

O modo wireless está incompleto e como vou migrar para ath5k e ath9k esse script tera que ser reescrito.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Avatar do usuário
woshman
BFW Maintainer Version 3.x
BFW Manager
BFW Beneméritos
BFW 3.x Update
BFW Add-on Developer
BFW Developer
 
Mensagens: 1479
Registrado em: Ter Abr 04, 2006 2:25 pm
Localização: Indaiatuba - SP
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor sam_fisher » Qui Out 29, 2009 5:34 pm

vborzani escreveu:Sam_fischer, eu tinha postado uma dúvida do tipo ha uns dias; sem respostas.

tenta fazer isso "na mão", aqui deu certo.
iwconfig ath0 essid (coloca qualquer nome, só pra testes)
iwconfig ath0 key 1234567890

só. não muda mais nada, se n o bfw trava (pelo menos foi assim com 2 hardwares aqui).

pra ficar mais fácil, e se quiser usar dhcp, muda o ip da placa pra um da mesma rede da eth0

por exemplo:
eth0: 192.168.0.1
ath0: 192.168.0.2

provavelmente sua rede wireless vai funcionar com a essid e a senha que vc definir - a senha usa criptografia wep.
aqui pelo menos funcionou sem dhcp - a parte do dhcp eu não testei na 3.0, mas na 2.31.X funcionava numa boa
eu testei com o ip da ath0 sendo 192.168.0.2, o gateway .2 ou .1, não lembro.


OK Mano, foi de grande ajuda. o Motivo disso que eu postei, é porque...... nossa é ate meio complicado explicar.
me Mudei(separei da Esposa), estou com internet de um amigo meu que liberou um link de 128/64 pra mim continuar os testes.
coloquei um D-Link DIR-635 RANGEBOOSTER 300MB e estou usando com AP-Bridge (Não usei a porta WAN-Internet - pluguei o cabo que vinha da casa dele em uma das 4 portas LAN e usei a wireless do D-link como Bridge, Ele é roteador, mais assim vira Bridge improvisado). mais como tenho um AP GTS-780454ARB usando como Bridge ISP-client, recebo o sinal do D-Link-DIR635 para o GTS e envio o Link da porta lan do GTS para a Porta Internet do TP-LINK que é um Roteador. depois de Roteado o TP-LINK, Recebo o Sinal do TP-LINK para o MEU PC via Wireless. até ai OK. o MEU PC só tem 2 Slot PCI (Wireless + PCTV). a Rede On-Board Esta queimado. ou seja, sem Solução. então pra continuar os testes. precisei por uma Placa wireless (atheros)no Servidor brazilfw 3.0 de teste pra continuar os testes. é por isso que precisei de ajuda aqui no Forum referente a wireless.pois preciso fazer a seguinte forma:
Internet(Amigo) > DIR-635 (Wireless) >(Wireless)Servidor BFW 3.0 (Cabo) > (CABO)TP-LINK WR542G(Wireles) > (Wireless) PC.

Muito Obrigado Amigo. Vou poder Continuar os testes. assim que conseguir fazer essa jornada funcionar, retornarei mais informações aqui no Forum.
OBS: Só tem 2 pcs aqui. 1 é o Servidor o outro é o Meu PC de Teste
OBS2: Pior coisa que Existe é Ex-Mulher, Parece um Capeta em Forma de Gente(Desabafo).

OBS3: Muito Obrigado Amigão, pow, Resolveu aqui o problema. mais está em WEP, queria usar em WPA2-PSK "wpa2"
mais de qualquer forma, me ajudou muito. Obrigado.
sam_fisher
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor vborzani » Qui Out 29, 2009 9:15 pm

Pra descontrair:
"Homens e mulheres são tão diferentes, não entendo pq eles ainda insistem em ficar juntos..." - Leandro Hassum

Agora falando sério:
Se o seu amigo tem wireless, você poderia ter feito uma coisa bem mais fácil e mais barata...

comprar um adaptador wireless USB da encore - com chipset 8187 - (Foi o que eu usei nos meus testes) plugar em alguma porta usb antes do boot - de preferencia com uma instalação nova - pra efeito de testes, tive que reinstalar umas 2 vezes pra conseguir que funcionasse direitinho

Edita o "internet" do physical e logical
/etc/brazilfw/physical/internet
/etc/brazilfw/logical/internet

No physical você substitui o "eth1" por "wlan0"

e no logical você coloca alguns parametros pra ele inicializar - disse pra colocar no logical/internet pq fica mais fácil pra testes.

Código: Selecionar todos
iwconfig wlan0 mode managed
iwconfig wlan0 essid (nome da rede do teu amigo)
iwconfig wlan0 key (chave da rede dele)


(dexa no modo static e define os ips na mão, pq eu não consegui usar em dhcp
depois de editar tudo, da um backup e reboota, você vai ver ele demorando um pouco mais na inicialização e pra conectar a internet, mas vai numa boa

Não sei só se o rtl8187 suporta wpa2-psk, vou testar e posto aqui depois
E usa seu bfw em modo bridge...

Ps.: Isso funcionou das duas primeiras vezes que eu formatei, agora resolveu não funcionar, devo ter errado em algum passo, mas a idéia é exatamente essa, e funciona.
Também to tendo um pequeno problema com um router da d-link que não desativa o CTS MODE... fica aparecendo uma mensagem na tela...

Aos administradores:
Fica aí uma sugestão de tutorial e talvez um possível menu pro BFW 3.1
Bfw em modo Bridge, com internet em wireless.
É bem util pra quem usa rádio de alguém e quer dividir a internet em casa... ou mesmo pra quem "rouba" internet do vizinho e quer proteger sua internet roubada de outros invasores \`´/


Ps.: esse post vai ser editado pra eu colocar tudo certo e descobrir onde tá meu possível erro.


Editado por Reginaldo.
vborzani, já que voce disse vai editar esta sua mensagem, por favor, abra um topico seu aqui no Forum da 3.0 para este assunto e leve este seu conteudo para lá.
OK?

P.S.1: BFW 3.1?
A 3.0 ainda nem foi lançada.

P.S.2: Me permita fazer uma obervação quanto a sua assinatura.
Ela esta muito grande. Seria bom voce diminui-lá.
vborzani
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor vav » Sex Out 30, 2009 6:33 am

cmartin escreveu:
vav escreveu:Hi there
when setting
Código: Selecionar todos
TIMEZONE='UCT-5:30'
in brazilfw.cfg
getting an error from rrdtool every time and the graph didnt showing as expected
I think it is because of
rc.sysinit
Código: Selecionar todos
export TZ=$TIMEZONE

/etc/rc.d/rc.firewall
/etc/rc.d/rc.inet
sleep 2
/etc/rc.d/rc.time
/etc/rc.d/rc.syslogd start

connect to internet before setting time

Am I correct ?
vav


Could you post the error message?

[]'s


Hi cmartin

logread output - see the time stamp
Oct 30 19:13:06 brazilfw daemon.info IPwatchD[2959]: IPwatchD started
Oct 30 19:13:06 brazilfw daemon.info pppd[2218]: CHAP authentication succeeded
Oct 30 19:13:06 brazilfw daemon.notice pppd[2218]: CHAP authentication succeeded
Oct 30 19:13:06 brazilfw daemon.notice pppd[2218]: local IP address 117.254.xxx.xxx
Oct 30 19:13:06 brazilfw daemon.notice pppd[2218]: remote IP address 192.168.52.12
Oct 30 19:13:08 brazilfw auth.info sshd[3036]: Server listening on 0.0.0.0 port 22.
Oct 30 19:13:09 brazilfw daemon.notice thttpd[3091]: thttpd/2.25b 29dec2003 starting on 127.0.0.1, port 8180
Oct 30 19:13:09 brazilfw daemon.warn thttpd[3091]: started as root without requesting chroot(), warning only
Oct 30 13:44:00 brazilfw cron.err crond[2918]: time disparity of -329 minutes detected
Oct 30 13:51:25 brazilfw auth.info sshd[6246]: Failed password for root from 192.168.0.111 port 1495 ssh2
Oct 30 13:51:30 brazilfw auth.info sshd[6246]: Accepted password for root from 192.168.0.111 port 1495 ssh2
Oct 30 13:52:01 brazilfw daemon.notice thttpd[6493]: thttpd/2.25b 29dec2003 starting on 127.0.0.1, port 8180

Error msg on screen

ERROR: /tmp/cpu.dat: illeagal attempt to update using time 1256891229 when last update time is 1256910189 (minimum one second step)
ERROR: /tmp/ppp0.dat: illeagal attempt to update using time 1256891229 when last update time is 1256910189 (minimum one second step)
ERROR: /tmp/ppp1.dat: illeagal attempt to update using time 1256891229 when last update time is 1256910189 (minimum one second step)
vav
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor reginaldo » Sex Out 30, 2009 11:50 am

Reeditado:

    Tornando o Certificado Digital válido para uso externo.

    Até a versão 3.0.203 o certificado era "controlado" pelo cert.cfg.
    Apartir da 3.0.204 é através da variável CERTIFICATE_ISSUED_TO='' em /etc/brazilfw/brazilfw.cfg

    Vamos a um exemplo para tornar um certificado válido para uso externo apartir da versão 3.0.204.

      Parâmetros do exemplo:
      • Dominio para acesso: bfw3server.no-ip.info
      • IP do Server BFW: 192.168.0.1

    Vamos aos passos:
    Código: Selecionar todos
    edit /etc/brazilfw/brazilfw.cfg

    Coloque bfw3server.no.ip.info na variável CERTIFICATE_ISSUED_TO='' :
    Código: Selecionar todos
    CERTIFICATE_ISSUED_TO='bfw3server.no-ip.info'


    Depois recarregue o certificado.
    Código: Selecionar todos
    /etc/init.d/webadmin renew-cert

    Pronto, o certificado está valido para uso externo, mas para uso interno teremos problemas.
    Para contornar isso adicionamos o bfw3server.no.ip.info no hosts.cfg
    Código: Selecionar todos
    edit /etc/brazilfw/hosts.cfg

    Código: Selecionar todos
    #<ip> <dominio> <subdominio>
    192.168.0.1 bfw3server no-ip.info

      Atenção: Modo correto: 192.168.0.1espaçobfw3serverespaçono-ip.info
      Modo Errado: 192.168.0.1espaçobfw3serverpontono-ip.info
      • Aconselha-se a usar o cadastro de Hosts no Webadmin da 3.0 para tal tarefa (Adição e ou edição de hosts).


    Recarregue o DNS Server:

    Código: Selecionar todos
    /etc/init.d/named reload

    Pronto, agora temos também o certificado válido para uso interno.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor rhine-pr » Sex Out 30, 2009 1:29 pm

:aplause: :aplause: :aplause: :aplause:
Peco desculpa ao pessoal que esta me aguardando, mas o tempo ta curto ...
Woshman, o bfw 3 tem suporte a processador com 64 bits ? se por por exe 8 Gb de ram ele vai reconhecer ?
Vale a pena usar ?
rhine-pr
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor reginaldo » Sex Out 30, 2009 3:21 pm

vborzani escreveu:Pra descontrair:
"Homens e mulheres são tão diferentes, não entendo pq eles ainda insistem em ficar juntos..." - Leandro Hassum

Agora falando sério:
Se o seu amigo tem wireless, você poderia ter feito uma coisa bem mais fácil e mais barata...

comprar um adaptador wireless USB da encore - com chipset 8187 - (Foi o que eu usei nos meus testes) plugar em alguma porta usb antes do boot - de preferencia com uma instalação nova - pra efeito de testes, tive que reinstalar umas 2 vezes pra conseguir que funcionasse direitinho

Edita o "internet" do physical e logical
/etc/brazilfw/physical/internet
/etc/brazilfw/logical/internet

No physical você substitui o "eth1" por "wlan0"

e no logical você coloca alguns parametros pra ele inicializar - disse pra colocar no logical/internet pq fica mais fácil pra testes.

Código: Selecionar todos
iwconfig wlan0 mode managed
iwconfig wlan0 essid (nome da rede do teu amigo)
iwconfig wlan0 key (chave da rede dele)


(dexa no modo static e define os ips na mão, pq eu não consegui usar em dhcp
depois de editar tudo, da um backup e reboota, você vai ver ele demorando um pouco mais na inicialização e pra conectar a internet, mas vai numa boa

Não sei só se o rtl8187 suporta wpa2-psk, vou testar e posto aqui depois
E usa seu bfw em modo bridge...

Ps.: Isso funcionou das duas primeiras vezes que eu formatei, agora resolveu não funcionar, devo ter errado em algum passo, mas a idéia é exatamente essa, e funciona.
Também to tendo um pequeno problema com um router da d-link que não desativa o CTS MODE... fica aparecendo uma mensagem na tela...

Aos administradores:
Fica aí uma sugestão de tutorial e talvez um possível menu pro BFW 3.1
Bfw em modo Bridge, com internet em wireless.
É bem util pra quem usa rádio de alguém e quer dividir a internet em casa... ou mesmo pra quem "rouba" internet do vizinho e quer proteger sua internet roubada de outros invasores \`´/

Ps.: esse post vai ser editado pra eu colocar tudo certo e descobrir onde tá meu possível erro.

vborzani, já que voce disse vai editar esta sua mensagem, por favor, abra um topico seu aqui no Forum da 3.0 para este assunto e leve este seu conteudo para lá.
OK?

P.S.1: BFW 3.1?
A 3.0 ainda nem foi lançada.

P.S.2: Me permita fazer uma obervação quanto a sua assinatura.
Ela esta muito grande. Seria bom voce diminui-lá.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor reginaldo » Sex Out 30, 2009 3:29 pm

rhine-pr escreveu:Woshman, o bfw 3 tem suporte a processador com 64 bits ? se por por exe 8 Gb de ram ele vai reconhecer ?

Desculpe rhine-pr, mas é vc mesmo fazendo esta pergunta?

Veja: :arrow: viewtopic.php?f=91&t=69094#p172363

Pegueno trecho:
  • Boot Menu com 2 kernels ambos com suporte a Multi-Processador:
    1. O primeiro é para quem tem até 4 GB de memória RAM.
    2. O segundo é para quem tem até 64 GB de memória RAM.
      • Quando tiver apenas um processador o próprio sistema faz os ajustes necessários.
    3. Teste de memória.
      • Nessa Opção tem-se a possibilidade de se fazer um teste na Memória RAM do Server.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor mathcardoso » Sex Out 30, 2009 3:43 pm

Nao achei alguem perguntando isso mas vamos la
Tem como trocar a opção depois de instalado o bfw numa maquina com 2GB de ram, e se eu atualizar ela pra 4GB ela fica com 2,96GB, penso eu que teria q escolher a opção com suporte para 64GB, mas teria como mudar isso depois? ou vou ter que instalar do zero? nao queria perder meus 200gb de cache e nem ter q configurar tudo novamente.

Valews
Avatar do usuário
mathcardoso
BFW Participative
 
Mensagens: 180
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 7:16 pm
Localização: São José do Rio Preto
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor soulpower » Sex Out 30, 2009 4:23 pm

mathcardoso escreveu:Nao achei alguem perguntando isso mas vamos la
Tem como trocar a opção depois de instalado o bfw numa maquina com 2GB de ram, e se eu atualizar ela pra 4GB ela fica com 2,96GB, penso eu que teria q escolher a opção com suporte para 64GB, mas teria como mudar isso depois? ou vou ter que instalar do zero? nao queria perder meus 200gb de cache e nem ter q configurar tudo novamente.

mano e formatando mesmo.
e como vc pedir pra colocar um triangulo no buraco redondo \`´/
o sistema ate funciona trocando um arquivo ou outro mas apos uma atualização da vida pode ter pipino maior
SoulPower the Supreme Hunter
Avatar do usuário
soulpower
BFW Participative
 
Mensagens: 184
Registrado em: Ter Set 02, 2008 2:42 pm
Localização: planaltina goais
BrazilFW Box: modem dlink500b - BFW3.0.201 - swuit - ap edmax - futuramente servidor voip rss (estudando para integrar voip no bfw3)

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor cmartin » Sex Out 30, 2009 4:26 pm

soulpower escreveu:
mathcardoso escreveu:Nao achei alguem perguntando isso mas vamos la
Tem como trocar a opção depois de instalado o bfw numa maquina com 2GB de ram, e se eu atualizar ela pra 4GB ela fica com 2,96GB, penso eu que teria q escolher a opção com suporte para 64GB, mas teria como mudar isso depois? ou vou ter que instalar do zero? nao queria perder meus 200gb de cache e nem ter q configurar tudo novamente.

mano e formatando mesmo.
e como vc pedir pra colocar um triangulo no buraco redondo \`´/
o sistema ate funciona trocando um arquivo ou outro mas apos uma atualização da vida pode ter pipino maior

Formatar para que? basta apenas substituir o kernel.

OBS: Pessoal, se vcs nao sabem como fazer, ou nao tem conhecimento sobre o assunto, nao respondam. Informação errada ninguem gosta,
e prejudica a pessoa que está pedindo ajuda. Ja pensou se o colega acima formata a maquina? vai passar trabalho por que recebeu informação errada.

[]'s
cmartin
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor mathcardoso » Sex Out 30, 2009 4:31 pm

cmartin escreveu:Formatar para que? basta apenas substituir o kernel.

OBS: Pessoal, se vcs nao sabem como fazer, ou nao tem conhecimento sobre o assunto, nao respondam. Informação errada ninguem gosta,
e prejudica a pessoa que está pedindo ajuda. Ja pensou se o colega acima formata a maquina? vai passar trabalho por que recebeu informação errada.

Da uma luz ae de como fazer, tou com dois servers e os dois aparecem que tenho 2,96GB de ram, sendo que tenho 4GB

agradeço

[]'s
Avatar do usuário
mathcardoso
BFW Participative
 
Mensagens: 180
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 7:16 pm
Localização: São José do Rio Preto
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor cmartin » Sex Out 30, 2009 4:47 pm

Da uma luz ae de como fazer, tou com dois servers e os dois aparecem que tenho 2,96GB de ram, sendo que tenho 4GB


Se voce gravou o BFW em CD:

Código: Selecionar todos
mkdir /cdtemp
mount /dev/XXX /cdtemp
mt
cp /cdtemp/boot2/linux /mnt/linux
umt
reboot


Onde XXX é o seu drive de cdrom. pode ser sr0, sr1... etc.

[]'s
cmartin
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor rhine-pr » Sex Out 30, 2009 8:49 pm

reginaldo escreveu:
rhine-pr escreveu:Woshman, o bfw 3 tem suporte a processador com 64 bits ? se por por exe 8 Gb de ram ele vai reconhecer ?

Desculpe rhine-pr, mas é vc mesmo fazendo esta pergunta?

Veja: :arrow: viewtopic.php?f=91&t=69094#p172363

Pegueno trecho:
  • Boot Menu com 2 kernels ambos com suporte a Multi-Processador:
    1. O primeiro é para quem tem até 4 GB de memória RAM.
    2. O segundo é para quem tem até 64 GB de memória RAM.
      • Quando tiver apenas um processador o próprio sistema faz os ajustes necessários.
    3. Teste de memória.
      • Nessa Opção tem-se a possibilidade de se fazer um teste na Memória RAM do Server.


Deixa eu me expressar melhor, sabemos que o 2 boot e pra multiprocessador com suporte a pae, dai vem a pergunta, se eu usar um processador de 64 qual dos boots que eu uso, porque o de 64 vai ser sem suporte a pae, com o suporte habilitado vai dar pau, o primeiro e pra reconhecer so ate 4 gb ... sera necessario um terceiro boot pra quem for usar 64 com mais de 4 gb de ram ? falo porque tentei aqui usando um amd de 64 com 8 gb e nao foi ...
Reginaldo, nao ri naooooo ... rss
rhine-pr
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor cfhamid » Sáb Out 31, 2009 3:24 am

how to change Password? root > new password
cfhamid
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor fabiosammy » Sáb Out 31, 2009 6:12 am

cfhamid escreveu:how to change Password? root > new password


enter in your terminal and key:
Código: Selecionar todos
passwd
fabiosammy
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor woshman » Sáb Out 31, 2009 2:50 pm

rhine-pr escreveu:
reginaldo escreveu:
rhine-pr escreveu:Woshman, o bfw 3 tem suporte a processador com 64 bits ? se por por exe 8 Gb de ram ele vai reconhecer ?

Desculpe rhine-pr, mas é vc mesmo fazendo esta pergunta?

Veja: :arrow: viewtopic.php?f=91&t=69094#p172363

Pegueno trecho:
  • Boot Menu com 2 kernels ambos com suporte a Multi-Processador:
    1. O primeiro é para quem tem até 4 GB de memória RAM.
    2. O segundo é para quem tem até 64 GB de memória RAM.
      • Quando tiver apenas um processador o próprio sistema faz os ajustes necessários.
    3. Teste de memória.
      • Nessa Opção tem-se a possibilidade de se fazer um teste na Memória RAM do Server.


Deixa eu me expressar melhor, sabemos que o 2 boot e pra multiprocessador com suporte a pae, dai vem a pergunta, se eu usar um processador de 64 qual dos boots que eu uso, porque o de 64 vai ser sem suporte a pae, com o suporte habilitado vai dar pau, o primeiro e pra reconhecer so ate 4 gb ... sera necessario um terceiro boot pra quem for usar 64 com mais de 4 gb de ram ? falo porque tentei aqui usando um amd de 64 com 8 gb e nao foi ...
Reginaldo, nao ri naooooo ... rss


Pra mim gerar um kernel 64 bits preciso primeiro criar um build-tree 64 bits, ae so pagando :-(
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Avatar do usuário
woshman
BFW Maintainer Version 3.x
BFW Manager
BFW Beneméritos
BFW 3.x Update
BFW Add-on Developer
BFW Developer
 
Mensagens: 1479
Registrado em: Ter Abr 04, 2006 2:25 pm
Localização: Indaiatuba - SP
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor rhine-pr » Sáb Out 31, 2009 3:03 pm

reginaldo escreveu:
rhine-pr escreveu:Woshman, o bfw 3 tem suporte a processador com 64 bits ? se por por exe 8 Gb de ram ele vai reconhecer ?

Desculpe rhine-pr, mas é vc mesmo fazendo esta pergunta?


Pra mim gerar um kernel 64 bits preciso primeiro criar um build-tree 64 bits, ae so pagando :-(


Entendeu agora Reginaldo ?
rhine-pr
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor reginaldo » Sáb Out 31, 2009 3:18 pm

rhine-pr escreveu:
reginaldo escreveu:
rhine-pr escreveu:Woshman, o bfw 3 tem suporte a processador com 64 bits ? se por por exe 8 Gb de ram ele vai reconhecer ?

Desculpe rhine-pr, mas é vc mesmo fazendo esta pergunta?

Pra mim gerar um kernel 64 bits preciso primeiro criar um build-tree 64 bits, ae so pagando :-(

Entendeu agora Reginaldo ?

Entendi sim.

E desculpa por não ter prestado atenção na sua dúvida. Só fixei na quantidade de Memória RAM e não prestei atenção na sua dos 64 bits.

Foi mal. :oops:
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor sam_fisher » Dom Nov 15, 2009 12:06 am

Olá a Todos, Devido aos Problemas técnicos no site
Estou disponibilizando as seguintes versões:

BrazilFW 3.0.208 http://www.divshare.com/download/9302780-94d (Atual e Recomendável)
BrazilFW 3.0.204 http://www.divshare.com/download/8993767-3fa (Propósito de Testes)
BrazilFW 3.0.203 http://www.divshare.com/download/8993766-b2e (Propósito de Testes
BrazilFW 3.0.201 http://www.divshare.com/download/8993768-a6d (Propósito de testes)
BrazilFW 3.0.196 http://www.divshare.com/download/7993584-ba6 (Não recomendavel)
sam_fisher
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor rhine-pr » Seg Nov 16, 2009 4:04 pm

Woshman,
Os meus redirecionamentos estao parando, dai eu dou um reload no qos e outro no redicrect e volta, detalhe, o ip e fixo.
rhine-pr
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor woshman » Seg Nov 16, 2009 9:27 pm

rhine-pr escreveu:Woshman,
Os meus redirecionamentos estao parando, dai eu dou um reload no qos e outro no redicrect e volta, detalhe, o ip e fixo.


Tenho que saber de mais detalhes .
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Avatar do usuário
woshman
BFW Maintainer Version 3.x
BFW Manager
BFW Beneméritos
BFW 3.x Update
BFW Add-on Developer
BFW Developer
 
Mensagens: 1479
Registrado em: Ter Abr 04, 2006 2:25 pm
Localização: Indaiatuba - SP
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor rhine-pr » Seg Nov 16, 2009 10:46 pm

to usando qos assim:
Código: Selecionar todos
172.16.5.0/30 512 96 20 # cliente

liberando portas assim:
Código: Selecionar todos
yes 3389 tcp #server 2008

redirecionando assim:
Código: Selecionar todos
yes internet tcp 3389 172.16.5.2 3389 # server 2008
esta tudo funcionando ok, derepente para, dai eu tenho q dar um reload no qos e outro no redirecionamento de portas, dai volta. To usando varios redirecionamento, coloquei so um de exemplo, 3 servidores acontecendo a mesma situacao.
rhine-pr
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor GEFSANTANA » Seg Nov 16, 2009 10:55 pm

[quote="rhine-pr"]
liberando portas assim:
Código: Selecionar todos
yes 3389 tcp #server 2008

Até onde e sei em redirecionamentos não utiliza-se a configuração de Acesso Externo. Pois, a configuração de Acesso Externo é para abrir serviços hospedados localmente no servidor.
Caso tenha resolvido seu problema detalhe a solução do mesmo e clique no botão Resolvido. Pois assim manteremos o fórum organizado.

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo". - Confúcio.
Avatar do usuário
GEFSANTANA
BFW Team
 
Mensagens: 1132
Registrado em: Qua Out 22, 2008 12:57 pm
Localização: Aracaju - SE - BR
BrazilFW Box: Não Estou com o BFW ativo.

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor woshman » Seg Nov 16, 2009 11:31 pm

GEFSANTANA escreveu:
rhine-pr escreveu:liberando portas assim:
Código: Selecionar todos
yes 3389 tcp #server 2008

Até onde e sei em redirecionamentos não utiliza-se a configuração de Acesso Externo. Pois, a configuração de Acesso Externo é para abrir serviços hospedados localmente no servidor.


exato. :o!
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Avatar do usuário
woshman
BFW Maintainer Version 3.x
BFW Manager
BFW Beneméritos
BFW 3.x Update
BFW Add-on Developer
BFW Developer
 
Mensagens: 1479
Registrado em: Ter Abr 04, 2006 2:25 pm
Localização: Indaiatuba - SP
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor gilsongames » Ter Nov 17, 2009 11:52 am

Olá A todos, estou usando a Ver 3.0.208 e estava tudo ok, porém o disco virtual chegou a 100% e derruba a conexão e não volta mais.
Gostaria de saber como faço para que ele continue funcionando.
uso em modo ip fixo, qos ativado, squid ativado, dans guardian ativado e reservas ip ativado e com 20 máquinas em rede ligadas a este servidor BFW.
era pra limpar o HD automaticamente não er?
Alguém pode me ajudar?
Agradeço de antemão.
https://t.me/pump_upp
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor Bender » Ter Nov 17, 2009 12:41 pm

gilsongames escreveu:Olá A todos, estou usando a Ver 3.0.208 e estava tudo ok, porém o disco virtual chegou a 100% e derruba a conexão e não volta mais.
Gostaria de saber como faço para que ele continue funcionando.
uso em modo ip fixo, qos ativado, squid ativado, dans guardian ativado e reservas ip ativado e com 20 máquinas em rede ligadas a este servidor BFW.
era pra limpar o HD automaticamente não er?
Alguém pode me ajudar?
Agradeço de antemão.


Então... eu tinha aberto um tópico sobre o Squid que estava morrendo. Acabei descobrindo que o motivo era exatamente este.
Código: Selecionar todos
#du -h /partition/squid/cache/
33.4G /partition/squid/cache/

Código: Selecionar todos
# df /partition/
Filesystem           1K-blocks      Used Available Use% Mounted on
-                     38362000  38307920     54080 100% /partition
Bender
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor gilsongames » Ter Nov 17, 2009 1:50 pm

Bender escreveu:
gilsongames escreveu:Olá A todos, estou usando a Ver 3.0.208 e estava tudo ok, porém o disco virtual chegou a 100% e derruba a conexão e não volta mais.
Gostaria de saber como faço para que ele continue funcionando.
uso em modo ip fixo, qos ativado, squid ativado, dans guardian ativado e reservas ip ativado e com 20 máquinas em rede ligadas a este servidor BFW.
era pra limpar o HD automaticamente não er?
Alguém pode me ajudar?
Agradeço de antemão.


Então... eu tinha aberto um tópico sobre o Squid que estava morrendo. Acabei descobrindo que o motivo era exatamente este.
Código: Selecionar todos
#du -h /partition/squid/cache/
33.4G /partition/squid/cache/

Código: Selecionar todos
# df /partition/
Filesystem           1K-blocks      Used Available Use% Mounted on
-                     38362000  38307920     54080 100% /partition



Nossa Mãe, alguém também teve este problema, a verdade é, que eu não entendí muito o significado disso aí.
mas já é uma grande ajuda, alguém mais pode ajudar?
como devo proceder para ele não encher o HD, ou se encher o HD, que ele possa limpar automaticamente sem derrubar os 20 pc's conectados?
alguém pode ajudar?
https://t.me/pump_upp
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor Bender » Ter Nov 17, 2009 2:03 pm

gilsongames escreveu:Nossa Mãe, alguém também teve este problema, a verdade é, que eu não entendí muito o significado disso aí.
mas já é uma grande ajuda, alguém mais pode ajudar?
como devo proceder para ele não encher o HD, ou se encher o HD, que ele possa limpar automaticamente sem derrubar os 20 pc's conectados?
alguém pode ajudar?


Código: Selecionar todos
33.4G /partition/squid/cache/

Isso significa que o diretório onde fica armazenado o cache tem 33Gb, enquanto que no squid.conf está configurado para 22Gb.

Código: Selecionar todos
Filesystem           1K-blocks      Used Available Use% Mounted on
-                     38362000  38307920     54080 100% /partitio

E isso significa que a partição que fica o diretório do cache (o /partition) está cheia, com 100% de uso.

Poste o resultados dos comandos:
Código: Selecionar todos
grep cache_dir /usr/local/squid/etc/squid.conf
df /partition/
du -h /partition/squid/cache/ |tail -n1
Bender
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor gilsongames » Ter Nov 17, 2009 2:11 pm

Bender escreveu:
gilsongames escreveu:Nossa Mãe, alguém também teve este problema, a verdade é, que eu não entendí muito o significado disso aí.
mas já é uma grande ajuda, alguém mais pode ajudar?
como devo proceder para ele não encher o HD, ou se encher o HD, que ele possa limpar automaticamente sem derrubar os 20 pc's conectados?
alguém pode ajudar?


Código: Selecionar todos
33.4G /partition/squid/cache/

Isso significa que o diretório onde fica armazenado o cache tem 33Gb, enquanto que no squid.conf está configurado para 22Gb.

Código: Selecionar todos
Filesystem           1K-blocks      Used Available Use% Mounted on
-                     38362000  38307920     54080 100% /partitio

E isso significa que a partição que fica o diretório do cache (o /partition) está cheia, com 100% de uso.

Poste o resultados dos comandos:
Código: Selecionar todos
grep cache_dir /usr/local/squid/etc/squid.conf
df /partition/
du -h /partition/squid/cache/ |tail -n1


Bender, Na sexta Feira eu lhe envio o resultado destes comandos, pois na realidade, o Servidor BFW fica a uma distância de 100 KM de min e quem me passou a informação foi o dono da LAN, e ele é leigo nisso, daí eu vou lá sexta e vejo o que posso fazer e envio o resultado dos comandos, olha Bender, Obrigado viu, obrigado a todos.
Valeu mesmo.
https://t.me/pump_upp
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor tecjair » Ter Nov 17, 2009 2:14 pm

gilsongames escreveu:Olá A todos, estou usando a Ver 3.0.208 e estava tudo ok, porém o disco virtual chegou a 100% e derruba a conexão e não volta mais.
Gostaria de saber como faço para que ele continue funcionando.
uso em modo ip fixo, qos ativado, squid ativado, dans guardian ativado e reservas ip ativado e com 20 máquinas em rede ligadas a este servidor BFW.
era pra limpar o HD automaticamente não er?
Alguém pode me ajudar?
Agradeço de antemão.


Parar a execução do squid:
Código: Selecionar todos
/etc/init.d/squid stop

Limpar o cache do squid
Código: Selecionar todos
rm -rf  /partition/squid

Reiniciar o squid
Código: Selecionar todos
/etc/init.d/squid start
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor rhine-pr » Ter Nov 17, 2009 2:21 pm

woshman escreveu:
GEFSANTANA escreveu:
rhine-pr escreveu:liberando portas assim:
Código: Selecionar todos
yes 3389 tcp #server 2008

Até onde e sei em redirecionamentos não utiliza-se a configuração de Acesso Externo. Pois, a configuração de Acesso Externo é para abrir serviços hospedados localmente no servidor.


exato. :o!


Blz, vou remover do access ...
rhine-pr
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor gilsongames » Qua Nov 18, 2009 3:12 pm

tecjair escreveu:
gilsongames escreveu:Olá A todos, estou usando a Ver 3.0.208 e estava tudo ok, porém o disco virtual chegou a 100% e derruba a conexão e não volta mais.
Gostaria de saber como faço para que ele continue funcionando.
uso em modo ip fixo, qos ativado, squid ativado, dans guardian ativado e reservas ip ativado e com 20 máquinas em rede ligadas a este servidor BFW.
era pra limpar o HD automaticamente não er?
Alguém pode me ajudar?
Agradeço de antemão.


Parar a execução do squid:
Código: Selecionar todos
/etc/init.d/squid stop

Limpar o cache do squid
Código: Selecionar todos
rm -rf  /partition/squid

Reiniciar o squid
Código: Selecionar todos
/etc/init.d/squid start


Olá TecJair, muito obrigado pela sua precioza ajuda, mas lhe faço uma pergunta, pois não sei ao certo.
Mas toda Vez que o HD Enche, eu terei que fazer isso?
https://t.me/pump_upp
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor sam_fisher » Qua Nov 18, 2009 9:17 pm

gilsongames escreveu:
tecjair escreveu:
gilsongames escreveu:Olá A todos, estou usando a Ver 3.0.208 e estava tudo ok, porém o disco virtual chegou a 100% e derruba a conexão e não volta mais.
Gostaria de saber como faço para que ele continue funcionando.
uso em modo ip fixo, qos ativado, squid ativado, dans guardian ativado e reservas ip ativado e com 20 máquinas em rede ligadas a este servidor BFW.
era pra limpar o HD automaticamente não er?
Alguém pode me ajudar?
Agradeço de antemão.


Parar a execução do squid:
Código: Selecionar todos
/etc/init.d/squid stop

Limpar o cache do squid
Código: Selecionar todos
rm -rf  /partition/squid

Reiniciar o squid
Código: Selecionar todos
/etc/init.d/squid start


Olá TecJair, muito obrigado pela sua precioza ajuda, mas lhe faço uma pergunta, pois não sei ao certo.
Mas toda Vez que o HD Enche, eu terei que fazer isso?


Pode até fazer isso sempre, mais posso ajuda a tornar isso mais facil: eu Acho que é mais Facil, pode até fazer remotamente depois....
você tendo o ADDON WEB AUXILIAR faça o seguinte:
Addons > web Auxiliar >Ferramentas > editar Configs
abrirar uma tela de EDIÇAO DE ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÕES.
clicando em TAREFAS AGENDADAS adicione as seguintes linhas:
Código: Selecionar todos
0 0 * * * /etc/rc.d/rc.time >/dev/null 2>&1
0 0 * * * /etc/init.d/squid rotate
0-59/10 * * * * /etc/init.d/squid report
#0-59/1 * * * * rm -rf /partition/squid/logs/*
#0-59/1 * * * * rm -rf /partition/squid/cache/*
#0-59/1 * * * * rm -rf /partition/squid-report/*


Esta programado pra executar em 1 Minutos as 3 linhas Finais
quando for usar as 3 linhas finais com os comando rm , remova os # das tres linhas finais
para poder fazer a limpeza do cache,logs e estatisticas do SARG/WEBALIZER. Mais só terá efeito após recarregar o Cron.

mais deve seguir essas seguintes ordens:
1º Remova os 3 # nas tarefas do Cron e Salve e feche a janela.
2º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > Serviços do sistema. PARAR O SQUID.
3º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > Serviços do sistema. RECARREGAR O CRON.
4º Sistema > Informações > Informações do Sistema. PAERTA A TECLA F5 de 2 em 2 minutos se quiser Pra Atualizar a Pagina de
Informações do sistema. e ver o tamanho USADO ir Diminuindo até chegar em Aproximadamente 144MB ou 188MB o até mesmo 288MB por ai.
quando parar de Cair essas informações é porque ja foi feito a Limpeza total. Total: 74G Usado: 3.5G Livre: 70G

5º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > editar Configs >Eedição de Arquivos de Cconfigurações > Tarefas Agendadas colocar os 3 # nas 3 linhas Finais
como esta no exemplo Abaixo

#0-59/1 * * * * rm -rf /partition/squid/logs/*
#0-59/1 * * * * rm -rf /partition/squid/cache/*
#0-59/1 * * * * rm -rf /partition/squid-report/*
Salve e Feche a janela

6º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > Serviços do sistema. RECARREGAR O CRON
7º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > Serviços do sistema. INICIAR O SQUID. <não vai funcionar, mais tentou iniciar, é assim mesmo
8º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > Serviços do sistema. RECRIAR O CACHE DO SQUID.
9º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > Serviços do sistema. INICIAR O SQUID. < Só pra ter certeza
10º Addons > web Auxiliar >Ferramentas > Check System.
mostrará se o Squid esta Funcionando.

Servidor DHCP....................Ativado e Executando
Q O S - Controle de Banda.......Ativado
Controle IP x MAC................Ativado
Squid (Cache).....................Ativado e Executando
Servidor DNS(BIND)...............Ativado e Executando
DansGuardian.....................Desativado
sam_fisher
 

Re: Versão 3.0 do BFW [Em Desenvolv.] - Part 12 - Ver 3.0.208

Mensagempor gilsongames » Sex Nov 20, 2009 3:13 pm

gilsongames escreveu:Olá Sam, Muito obrigado pela Detalhada explicação, vou fazer este procedimento.
Ficou claríssimo a sua explicação.
eu volto a postar aqui o resultado.
Obrigado é pouco para um agradecimento, mas é de coração.


Olá San, fui lá e fiz o que vc disse e foi baba, problema pode ser colocado como resolvido.
San, obrigado em.
obrigado a todos e viva o Brazilfw 3.xxx
https://t.me/pump_upp
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Próximo

Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes