[2.30.1] - Como Instalar o BFW Pelo CD de Instal (Bridge)

Tutoriais BrazilFW 2.x em Português

[2.30.1] - Como Instalar o BFW Pelo CD de Instal (Bridge)

Mensagempor reginaldo » Qui Dez 27, 2007 9:45 pm

Como Instalar o BrazilFW Pelo CD de Instalação

Modem em Modo BRIDGE




1) Baixe o arquivo de imagem do CD que esta aqui dload.php?action=file&file_id=113.

2) Grave o arquivo no CD, eu usei o NERO, você pode usar um programa que de suporte a imagem ISO.

3) Verifique se no Computador que for instalar o BrazilFW, se ele da BOOT pelo CD, se sim, não esqueça de colocar para para da BOOT pelo CD.

OBS. não esqueça de desabilitar na BIOS do Computador, o GERENCIONAMENTO DE ENERGIA, se não for usar a porta da impressora ( LPT ), do mouse ( SERIAL ( COM1, COM2 )), disquete e sua controladora e a proteção de anti-virus se sua BIOS possuir, desabilite também.

4) Coloque o CD que foi gravado na unidade de CD e espere o carregamento do PROGRAMA DE INSTALAÇÃO DO BrazilFW ( figura 1 )




Imagem
FIGURA 01





Imagem
FIGURA 02


5) Aqui você escolhe o tipo de instalação do BFW ( BrazilFW ).

1- Criar uma nova instalação em HD ou PENDRIVE.

2- Fazer a atualização de uma versão já existente no HD ou PENDRIVER.

3- Transferir o BFW que esta no disquete para HD ou PENDRIVER.

4- Criar uma novo disquete de BOOT do BFW.

5- Criar uma nova instalação do BFW no DISQUETE.

Aqui eu escolhi a opção numero " 1 "


Imagem
FIGURA 03


6) Aqui você escolhe o tipo de conexão de internet que vai usar no BFW ( BrazilFW ).

1- Conexão com IP FIXO ( Modem Roteado ou Via DHCP ).

2- Conexão PPPoE ( Modem BRIDGE ), é aquela conexão ADSL que você precisa usar um discador para conectar na internet.

3- Conexão quando você usa o modem para conexão discada.


Aqui eu escolhi a opção numero " 2 "



Imagem
FIGURA 04


7) Aqui ele pergunta se quer mudar o IP ou Mascara de rede do BFW

Aqui eu respondi que não " n ", usei o padrão do BFW



Imagem
FIGURA 05


8) Enter PPPoE username: aqui você coloca o nome do usuário que usa para fazer a conexão.

Enter PPPoE password: aqui você coloca a senha que usa para fazer a conexão

Enter the domain name for your area ( optional ): eu não coloquei nada aqui.

Enter your primary DNS server IP ( optional ): eu não coloquei nada aqui

Enter your secondary DNS server IP ( optional ): eu não coloquei nada aqui

9) Aqui ele pergunta assim:

1- Ficar conectado permanentemente.

2- Conectada automaticamente se houver navegação ou desconectar automaticamente depois de um período se não houver navegação.

Aqui eu escolhi a opção numero " 1 "



Imagem
FIGURA 06


10) Aqui ele pergunta se quer habilitar o SERVIDOR DHCP do BrazilFW.

Aqui eu respondi que não " n ", deixei para configurar depois usando outro manual, este aqui

" Subredes !!! (Receita de bolo) " - BFW Passo a passo de como implantar subredes + DHCP + QOS, que esta neste link,

kb.php?mode=article&k=110



Imagem
FIGURA 07


11) Aqui você vai escolher qual o modelo de sua placa de rede atribuída para LAN ( Rede Interna )

Obs. se você escrever help, ele vai perguntar como você quer ver a lista das placas.

1- Lista as placas por drivers.

2- Lista as placas por nome.

Aqui eu escrevi help ( figura 07 ) e depois escolhi a opção numero " 1 " ( figura 08 )


Imagem
FIGURA 08


Obs. se for apertando a tecla " ENTER ", vai de um a um.



Imagem
FIGURA 09


12) Aqui eu escolhi assim:

Enter the driver name for your LOCAL card: Aqui você coloca o driver que usa na sua LAN ( Rede Interna ) , na minha eu uso a placa REALTEK RTL8139D que usa o driver 8139too.

Enter IO address ( Leave blank for PCI cards ): Aqui segui o conselho, diz para deixar em branco se a placa for PCI.

Enter IRQ ( Leave blank for PCI cards ): Aqui segui o conselho, diz para deixar em branco se a placa for PCI.



Imagem
FIGURA 10


13) Aqui eu escolhi assim:

Enter the driver name for your INTERNET card: Aqui você coloca o driver que usa na sua INTERNET ( INERNET ) , na minha eu uso a placa REALTEK RTL8139D que usa o driver 8139too.

Enter IO address ( Leave blank for PCI cards ): Aqui segui o conselho, diz para deixar em branco se a placa for PCI.

Enter IRQ ( Leave blank for PCI cards ): Aqui segui o conselho, diz para deixar em branco se a placa for PCI.



Imagem
FIGURA 11


14) A primeira pergunta é se você vai usar DMZ, eu respondi não " n ", Obs. nunca usei e não sei como funciona, qualquer coisa entre no fórum e pergunte, que com certeza alguém ira lhe ajudar.

15) Aqui pergunta se quer adicionar mais algum driver, como por exemplo para ser usado no LOAD BALACE, eu respondi não " n "

16) Aqui pergunta-se se quer trocar a linguage do BrazilFW, eu respondi sim " y "


Imagem
FIGURA 12

17) Para escolher PORTUGUÊS é só colocar BRZ.



Imagem
FIGURA 13

18) Type BrazilFW root password: Aqui você vai escolher sua senha de root ( Administrador )

Confirm BrazilFW root password: Aqui você vai confirmar a senha de root ( Administrador )

19) Aqui pergunta se você quer habilitar acesso externo ao BrazilFW pelo serviço SSH ( acesso pela Internet ).



Imagem
FIGURA 14

20) Aqui pergunta o endereço do seu SERVIDOR DE SYSLOG ( se não tiver de aperte ENTER )

21) Aqui eu coloquei sim " y ", pergunta se quer instalar o L7-Filter, ele server para controlar vários tipo de protocolos.



Imagem
FIGURA 15

22) Aqui coloquei não " n " Obs. não uso WIRELESS e não sei como funciona, qualquer coisa entre no fórum e pergunte, que com certeza alguém ira lhe ajudar.

23) Aqui coloquei não " n " Obs. não uso ADVANCED ROUTER e não sei como funciona, qualquer coisa entre no fórum e pergunte, que com certeza alguém ira lhe ajudar.

24) Aqui coloquei não " n " Obs. não uso BRIDGED FIREWALLING ( EBTABLES ) e não sei como funciona, qualquer coisa entre no fórum e pergunte, que com certeza alguém ira lhe ajudar.



Imagem
FIGURA 16

25) Aqui coloquei não " n " Obs. não uso PPTPD e não sei como funciona, qualquer coisa entre no fórum e pergunte, que com certeza alguém ira lhe ajudar.



Imagem
FIGURA 17

26) Aqui ele informa das precauções, diz que vai destruir todos os dados que tem no HD ou PENDRIVER, e na pergunta ele diz assim:

Do you want to go ahead? ( você quer ir adiante ? ) ( y/n )



Imagem
FIGURA 18

27) Aqui ele detecta seu HD e pergunta se quer instalar o BrazilFW no HD.

Are you sure want to install the Brazilfw to this Hard Disk? ( y/n ) - Como a intenção é instalar no HD aperte " y "


Imagem
FIGURA 19

Obs. se você já estiver uma versão do BrazilFW no HD, vai aparecer esta tela, perguntando se quer atualizar, ( y/n ), se responder y, ele instalara a nova versão mas vai copiar sua configurações do antigo para o novo BRazilFW, agora se escolher " n ", ele apaga tudo

Imagem
FIGURA 20

28) Ele pergunta qual o tamanho da partição que deseja usar, o Default é 40MB ( como li no fórum, nunca usar acima de 1GB para a primeira partição ), eu escolhi 100MB.

29) Ele pergunta se quer criar a segunda partição, se responder " y ", ele vai te perguntar de novo qual o tamanho da sua segunda partição, ai você poder usar o tamanho default, pois é o tamanho que sobrou de seu HD.



Imagem
FIGURA 21

30) Aqui ele pergunta se quer formatar o HD ( eu não sei para quem esta fazendo atualização se pode formatar, qualquer coisa o fórum esta ai para usarmos ).



Imagem
FIGURA 22

31) Aqui esta formatando seu HD.



Imagem
FIGURA 23

32) Aqui pergunta se quer instalar o HDPARM ( ele desliga o HD depois de algum tempo sem usar ) responda y para instalar.



Imagem
FIGURA 24

33) Aqui pede para aperta ENTER para reiniciar seu computador, retire o CD do DRIVER DE CD.



Imagem
FIGURA 25

34) Se tudo correu bem, devemos estar nesta tela, aqui digite assim:

brazilfw login: root ( assim mesmo, com letras minúscula ) aperte ENTER.

password : A senha que você cadastro no começo da instalação.


Imagem
FIGURA 26

35) Depois que digitou o usuário e senha, você vai para esta tela, para ver se esta tudo OK, aperte a tecla " c ", que vai aparecer esta tela que esta abaixo.



Imagem
FIGURA 27

36) Para sair aperte ENTER e depois " l " ( L ) para sair e voltar para a parte de login ( figura 25 )

Você pode acessar o seu BFW usando seu webadmin, é só digitar este endereço no seu Browser ( seu navegador da Internet ), é só digitar assim:

http://192.168.0.1:8180 ( isso se você não alterou o IP dele no começo da instalação deixou o padrão )

http://Ip_do_BFW:8180 ( aqui no lugar do Ip_do_BFW, você coloca o IP que cadastrou no começo )



Agora que DEUS nos ajude, pois se você for leigo como eu, vamos precisar de muita ajuda, duvidas é só relatar aqui index.php que a galera se esforça o máximo para ajudar.



BrazilFW

Equipe BFW

Fonte de Informação: O site Oficial do BrazilFW ( http://www.brazilfw.com.br )
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Voltar para BrazilFW 2.x

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron