Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Fórum destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 2.x, para os idiomas (Inglês, Espanhol, Português e outros)
BrazilFW 2.x - Ayuda en general (todos los idiomas)
Foro de discusión general y ayudar a los usuarios BrazilFW 2.x para idiomas (Inglés, español, portugués y otros)
BrazilFW 2.x - Help in General (All Languages)
Forum for general discussions and help for users of BrazilFW 2.x, for languages (English, Spanish, Portuguese and others)

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Namor » Seg Out 13, 2008 11:44 am

eduarley escreveu:então esta resolvido?
e so mudar isto ki o bug ja era?
alguem ja testo?



Fiz a troca do 2.30.1 pela versão 2.31.10 no começo vi aquele certo atrazona abertura das páginas com squid já habilitado, fiz a alteração proposta por Marcos do Vale e ficou bem rápido,ta parecendo a 2.30.1.
Namor
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor eduarley » Seg Out 13, 2008 1:11 pm

qual alteração ki vc fez?
passa ai pra nois!!!
eduarley
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Namor » Seg Out 13, 2008 3:07 pm

eduarley escreveu:qual alteração ki vc fez?
passa ai pra nois!!!


Esta alteração:

Marcos do Vale escreveu:Amigos,

Acho que encontramos a origem do problema de lentidão.
E o relato do nosso amigo NEXUS dá uma luz sobre o assunto.

Por coincidência hoje pela manhã cedo eu iniciei um debug geral nos scripts do qos.
Passei o sistema pra modo depuração, ou seja, os comandos são listados na tela em vez de executados.
O primeiro passo foi diretamente com o script de QOS em modo sub-redes (/etc/rc.d/rc.qos.subnet).
Primeira surpresa: o script rodava, mas sem as informações da classe JUNK!
Esta é uma informação gerada pelo script principal do QOS (/etc/rc.d/rc.qos).
Fui verificar o script. Localizei as linhas que geram os valores de JUNK (e uma série de outros valores):
Código: Selecionar todos
DOWNSTREAM_JUNK=$(percentage $QOS_DOWNSTREAM $QOS_DOWNSTREAM_JUNK)
UPSTREAM_JUNK=$(percentage $QOS_UPSTREAM $QOS_UPSTREAM_JUNK)
UP_FW_STREAM=$(percentage $QOS_UPSTREAM $QOS_UPFW_STREAM)
CLEAR_UPSTREAM=$((${QOS_UPSTREAM}-${UPSTREAM_JUNK}))
CLEAR_DOWNSTREAM=$((${QOS_DOWNSTREAM}-${DOWNSTREAM_JUNK}))
COMP_DOWN=$(percentage $CLEAR_DOWNSTREAM $QOS_DOWNSTREAM_INDIVIDUAL)
COMP_UP=$(percentage $CLEAR_UPSTREAM $QOS_UPSTREAM_INDIVIDUAL)


Como podemos ver, o valor de cada variável é definido pelo resultado da execução de uma função chamada "percentage" que recebe dois parâmetros.

Só que está função sumiu !
Eu já procurei nos scripts da versão 2.29 do BFW e não achei em nenhum lugar.
Pelo que notei, o nosso amigo NEXUS andou "tropeçando" nela em algum arquivo do QOS.
Se ele puder nos informações mais detalhadas sobre o que ele andou fazendo no BFW, talves possamos entender melhor o que aconteceu.

CORREÇÃO: Não sumiu. Está em /etc/qos.config.
Só que não sei por que o script do qos não consegue executar a função.

Bom, pra terminar, a solução:

Acrescentem as seguintes linhas a partir da linha 16 do arquivo /etc/rc.d/rc.qos:
Código: Selecionar todos
# counts bandwidth percentage, awoids zero results.
percentage () {
 res=$((${1}*${2}/100))
 [ $res -eq 0 ] && res=1
 echo $res
}

O trecho do arquivo ficará assim:
Código: Selecionar todos
iptables="/usr/sbin/iptables"
tc="/usr/sbin/tc"
ip="/bin/ip"

# counts bandwidth percentage, awoids zero results.
percentage () {
 res=$((${1}*${2}/100))
 [ $res -eq 0 ] && res=1
 echo $res
}

[ -e /tmp/netsubsys.state ] && . /tmp/netsubsys.state


Aguardo o resultado dos testes de vcs.
Namor
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor msia » Seg Out 13, 2008 3:28 pm

Reportando !!!

Fiz (remotamente) a alteração em um cliente e o analista de lá me reportou que realmente melhorou o problema de demora pra começar a abrir os sites.

Vou deixar em teste.

Abraços
msia
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor eduarley » Seg Out 13, 2008 6:26 pm

vou alterar e postar aki os resultados....

mas a questão do

está assim:
# [ ! -z $LOCAL4_IPADDR ] && masquerade $LOCAL4_IPADDR $LOCAL2_NETMASK

para cumprir com a sequencia correta do ipaddr, deveriamos trocar o utimo número que no final está "2", pelo "4"
ficando assim:
# [ ! -z $LOCAL4_IPADDR ] && masquerade $LOCAL4_IPADDR $LOCAL4_NETMASK

e verdade msm... temos que mudar tb?
eduarley
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor hugoconnect » Seg Out 13, 2008 6:56 pm

Gente , Pelo amor de deus.. tanta pergunta desnecessaria nesse forum !!!
" Meu coração ta até acelerado!!!!" rsrsrsrsrsrsrs
vamos ler issoo!!! do zero .. começa lê olha o sofrimento que o weslei , eu , rafa, juan .. e o restanta teve ... depois olha as possiveis solucoes.. depois olha aki a solucao final.. que ta la ..

Gente vamos ler as regras do forum antes de postar..

como disse meu amigo ... Luapufo

infelizmente esta cultura do brasileiro, ainda bem que tem alguns que não se encontram nesta situação:
* Quer de graça
* Quer que se adapta para o que ele quer.
* E o pior, não quer aprender, só que receita do bolo, isso voces veem aqui no forum direto

OBrigado!!!!
Avatar do usuário
hugoconnect
BFW Very Participative
 
Mensagens: 438
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 2:58 pm
Localização: acreuna - Goiás
BrazilFW Box:

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Marcos do Vale » Ter Out 14, 2008 7:42 am

É aquela velha situação:
"Entram no ônibus lotado é querem lugar na janela".
Ou é preguiça mental ... tem gente que não tem capacidade de ler um texto e tirar uma conclusão.
Faltaram aquela aula de Língua Portuguesa lá no primário ... achavam chato ter que ler livro de literatura.
E ainda ficam brabinhos quando alguém dá uma chamada de atenção.

Tem situações aqui no fórum que eu nem respondo mais ... não vale a pena se estressar.
Marcos do Vale
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor nexus » Ter Out 14, 2008 6:38 pm

Marcos,

Retornei ao post somente hoje e vi seu comentário, apesar do que possa parecer, a minha intenção é contribuir com o forum justamente no problema da lentidao.
Vamos aos porques:
Se você notar o arquivo de inicializaçao do BFW, tanto o meu quanto o do celocao, temos a variavel QOS_upstream setados para os valores de nossos links, o que é o correto, MAS como ja coloquei aqui no tópico, no arquivo que eu "tropecei", o arquivo de configuraçao do QOS, aquele onde tem o cálculo da variável percentage, ele tambem tem as variáveis setadas, mas para um valor que não é o que foi configurado nos links.
Tanto o meu Arquivo QOS quanto o do celocao, traz as duas variáveis setadas para down 1024 e up 256. Por isso pedi a ele que colocasse o arquivo no forum, para poder comparar.
MInhas conclusoes:
Se o modulo nao é executado como voce falou no topico, isso nao vai influenciar em nada, mas se por outro lado dentro dos scripts do QOS ele entrar no mesmo, vai alterar os valores das variaveis de up e down, ai sim, influenciando muito no calculo do qos para cada requisiçao que for feita, poies ele estará com os valores errados de largura da banda do link.

Imaginando que o script seja rodado esporadicamente atraves de alguma funçao dentro do script mãe do qos, retornando depois novamente para o script mae, teríamos uma intermitencia na funcionalidade do QOS, uma hora ele usando o valor normal do link, outra hora passando para esse valor fixado de 256 kbits para download. isso explicaria a lentidao encontrada no qos. Não sei como debugar o script, se soubesse traria mais informaçoes e realmente poderia ajudar.
O que posso fazer e estou fazendo é tentar ajudar a quem pode resolver com informações pertinentes (afinal sao scripts de configuraçao do qos e mais pertinente do que estamos conversando aqui neste tópico impossivel) que possam ter passado desapercebidos por quem ja está sobrecarregado de tarefas e esta disposto a ajudar.

Segue abaixo as linhas do arquivo de configuraçao do BFW do celocado, logo abaixo o do meu BFW, após as linhas que se encontram respectivamente nos arquivos de configuraçao do QOS.

BFW - celocao
QOS_UPSTREAM='1024'
QOS_DOWNSTREAM='5120'

BFW - NEXUS
QOS_UPSTREAM='256'
QOS_DOWNSTREAM='256'

Arquivos QOS Celocao
#!/bin/sh
# Coyote Traffic Control configuration file
# Author: Dolly <dolly@czi.cz>

QOS_DOWNSTREAM=1024
QOS_UPSTREAM=256

Arquivos QOS Nexus
#!/bin/sh
# Coyote Traffic Control configuration file
# Author: Dolly <dolly@czi.cz>

QOS_DOWNSTREAM=1024
QOS_UPSTREAM=256
nexus
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Qua Out 15, 2008 1:28 am

Marcos do Vale escreveu:É aquela velha situação:
"Entram no ônibus lotado é querem lugar na janela".
Ou é preguiça mental ... tem gente que não tem capacidade de ler um texto e tirar uma conclusão.
Faltaram aquela aula de Língua Portuguesa lá no primário ... achavam chato ter que ler livro de literatura.
E ainda ficam brabinhos quando alguém dá uma chamada de atenção.

Tem situações aqui no fórum que eu nem respondo mais ... não vale a pena se estressar.


Salve!!!

Marcos, andei meio ausente com outros afazeres, como estão os testes, mais alguem se prontificou a testar, amanhã posso voltar a testar 100%!!!!

Abraço
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Marcos do Vale » Qua Out 15, 2008 9:15 am

nexus escreveu:... Imaginando que o script seja rodado esporadicamente atraves de alguma funçao dentro do script mãe do qos, retornando depois novamente para o script mae, teríamos uma intermitencia na funcionalidade do QOS, uma hora ele usando o valor normal do link, outra hora passando para esse valor fixado de 256 kbits para download. isso explicaria a lentidao encontrada no qos. Não sei como debugar o script, se soubesse traria mais informaçoes e realmente poderia ajudar.

Não é bem assim que funciona.
Aplique as alterações que sugeri e depois faça alguns testes.
Marcos do Vale
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor gustavinho69 » Sex Out 17, 2008 1:30 pm

Pessoal alguem teria algum link alternativo para a troca do firewall para a versão 2.31.9?

Pois este link esta fora.
http://www.mariluznet.com.br/rc.firewall

vlw
gustavinho69
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Jofre » Sáb Out 18, 2008 12:45 pm

Este fragmento de codigo: res=$((${1}*${2}/100)) e este res=$(${1}*${2}/100) fazem a mesma coisa?
Jofre
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Sáb Out 18, 2008 1:06 pm

Jofre escreveu:Este fragmento de codigo: res=$((${1}*${2}/100)) e este res=$(${1}*${2}/100) fazem a mesma coisa?


A principio sim, mas parece que um esta com erro na formatação!!!!

Porque amigo?
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Jofre » Dom Out 19, 2008 10:47 am

Só curiosidade Weslei, achei estranho dois parenteses abrindo a expressão e dois parenteses fechando a mesma.
Jofre
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Dom Out 19, 2008 10:59 am

Jofre escreveu:Só curiosidade Weslei, achei estranho dois parenteses abrindo a expressão e dois parenteses fechando a mesma.



Por isso pela pouca experiencia que tenho, o correto é esse aqui... res=$((${1}*${2}/100)) pois pelo que eu entendi o resultado vai ficar dentro da expressão ainda!!!!
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Jofre » Dom Out 19, 2008 11:05 am

Marcos, ontem pela manha apliquei as alterações sugeridas (inserção da funcão no rc.qos) e a tarde fui a um cliente que se queixava constantemente da lentidao ao abrir as páginas e fiquei surpreso com o resultado. Pela manha eles tentaram abrir a primeira pagina e como demorava muito o mesmo foi tomar um lanche e quando voltou o computador ainda tentava abrir a pagina em questão. Desligou o computador P da vida e nao ligou mais.

Quando cheguei as paginas passaram a abrir normalmente. Isto é: voce solicita um site, alguns poucos angustiosos segundos e a pagina explode na tela (isto mesmo: EXPLODE) se fossem eliminados os poucos segundos de latencia teriamos voltado a 2.28. Mas, é muito cedo para que eu EXPLODA de felicidade. Vamos aguardar.

Agora vamos a minhas perguntinhas estressantes: que linguagem é esta? alterei um fonte e foi executado, portanto não é compilada a não ser que a compilação aconteça em tempo de execução. É familiar ao C, mas a quase 30 anos não escrevo uma só linha em C. De repente senti uma saudade do que acontecia a quase meio seculo atrás. Existe fontes gratuitas de informação sobre esta linguagem?
Jofre
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Dom Out 19, 2008 11:23 am

Jofre escreveu:Marcos, ontem pela manha apliquei as alterações sugeridas (inserção da funcão no rc.qos) e a tarde fui a um cliente que se queixava constantemente da lentidao ao abrir as páginas e fiquei surpreso com o resultado. Pela manha eles tentaram abrir a primeira pagina e como demorava muito o mesmo foi tomar um lanche e quando voltou o computador ainda tentava abrir a pagina em questão. Desligou o computador P da vida e nao ligou mais.

Quando cheguei as paginas passaram a abrir normalmente. Isto é: voce solicita um site, alguns poucos angustiosos segundos e a pagina explode na tela (isto mesmo: EXPLODE) se fossem eliminados os poucos segundos de latencia teriamos voltado a 2.28. Mas, é muito cedo para que eu EXPLODA de felicidade. Vamos aguardar.

Agora vamos a minhas perguntinhas estressantes: que linguagem é esta? alterei um fonte e foi executado, portanto não é compilada a não ser que a compilação aconteça em tempo de execução. É familiar ao C, mas a quase 30 anos não escrevo uma só linha em C. De repente senti uma saudade do que acontecia a quase meio seculo atrás. Existe fontes gratuitas de informação sobre esta linguagem?


Aqui a melhora foi considerável também, mas ainda não é um 2.30.1 mas já ta bem legal, tanto que coloquei em produção essa noite e até o momento estou feliz com os resultados...

Essa linguagem 'avançada" e muito util que o BFW usa, é Shell Script, com ela você consegue fazer até um elefante voar!!!! \`´/

Mas é sério, os scripts do BFW pelo que venho estudando são bem complexos e avançados em relação a outras distribuições!!!

----> Off Topic <------
Nosso amigo Verde tem excelentes documentações sobre Shell Script e esta é um cara que admiro!!!!
http://aurelio.net/shell/ --> não ganho comissão, mas vale a pena!!!!]

Quem usa linux, pode testar as maravilhas do shell script usando "FunçõesZZ" ( http://funcoeszz.net/index.html )

Quem usa Windows e quer testar essa maravilha, pode instalar o cygwin e também instalar o "FunçõesZZ"

Calcula desde bits de macara de subrede até cotação do dolar do ria, resultado de loteria, tudo através da linha de comando..

Abraço
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Jofre » Dom Out 19, 2008 12:18 pm

Weslei, obrigado mais uma vez pela tua atenção. O Marcos vai ficar mais feliz ainda êle nao gosta das minhas perguntas estressantes. Vou continuar colocando aqui a continuidade do comportamento na inserção da função que desapareceu. Quanto a minha pergunta se a expressao seguir os preceitos matemáticos, tanto faz existir os dois parenteses a mais ou nao, já que o resultador será atribuido a variavel(?) res de qualquer forma. Mas, como nada conheço da linguagem tua colocação a respeito poderá fazer sentido.

Vou dar uma olhada nas tuas indicações e quem sabe eu me animo?

Veja isto: viewtopic.php?f=2&t=66483&start=0&st=0&sk=t&sd=a. Será que existe alguma possibilidade do furo da 2.30.1 estar dando algum efeito colateral na 2.31.10 rc.masquerade? te pergunto porque não sei ler o codigo da linguagem e o script foi muito alterado pelo Marcos.
Jofre
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Marcos do Vale » Dom Out 19, 2008 2:36 pm

Jofre escreveu:... Será que existe alguma possibilidade do furo da 2.30.1 estar dando algum efeito colateral na 2.31.10 rc.masquerade?

Sim ... já estou corrigindo.
Marcos do Vale
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Dom Out 19, 2008 3:22 pm

Marcos do Vale escreveu:
Jofre escreveu:... Será que existe alguma possibilidade do furo da 2.30.1 estar dando algum efeito colateral na 2.31.10 rc.masquerade?

Sim ... já estou corrigindo.



Quem sabe, sabe!!!

Marcos, estamos De pé e a Ordem para os testes!!!!

Abraço
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Namor » Dom Out 19, 2008 3:57 pm

Opa para teste estou aqui tbm.
Namor
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Jofre » Dom Out 19, 2008 7:53 pm

Consultei agora a noite varios clientes que reportavam a lentidão e aqueles que puderam dar algum retorno disseram que houve uma melhora considerável e se confessaram satisfeitos com os resultados. Pareçe que graças ao Marcos estamos saindo da era das trevas. E por falar nas perguntas estressantes fui dar uma voltinha nos tutoriais e lá encontrei dois falando do Shell Script. Desculpa cara, voçe não merece!!!
Jofre
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor gustavinho69 » Qui Out 23, 2008 12:04 am

Opa...aqui também vi diferença....algumas paginas dão um atraso de alguns milesegundos, mais acabam explodindo na tela depois com quase tudo carregado.

Agora só gostaria de trocar o firewall da 2.31.10 pelo da 2.31.9.....pois o link que tem aqui disponivel esta fora.


se alguem puder mandar outro ficarei grato......

vlw Marcos do vale pelos scripts ai....ta de parabens.
gustavinho69
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Qui Out 23, 2008 7:12 am

gustavinho69 escreveu:Opa...aqui também vi diferença....algumas paginas dão um atraso de alguns milesegundos, mais acabam explodindo na tela depois com quase tudo carregado.

Agora só gostaria de trocar o firewall da 2.31.10 pelo da 2.31.9.....pois o link que tem aqui disponivel esta fora.


se alguem puder mandar outro ficarei grato......

vlw Marcos do vale pelos scripts ai....ta de parabens.



Bom dia,

o Link esta fora porque esse teste já esta resolvido, não altera nada, não muda nada...

Abraço
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor gustavinho69 » Qui Out 23, 2008 10:46 am

Bom Dia...

Poww achei que mudava....então blzaa resolvido....
vlw weslei pela dica.
gustavinho69
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Seg Out 27, 2008 2:19 pm

Salve!!!

Como estamos? mais nenhuma informação!!!
Tudo parado, começamos testando, testando, testando e até agora sem informações precisas!!!

Alterações que nosso amigo Marcos passou, realmente fizeram efeito, mas ainda falta algo, ainda tem problemas de lentidão, pouco mas ainda tem em comparação com a navegação do 2.30.1..

Só o Marcos trabalha, mais nenhum outro developer?
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor wimigasltda » Qua Nov 05, 2008 6:06 pm

Caso algum developer queira passar alguma modificação para o 2.31.10, pode passar que posso testar, hoje pela madrugada até amanha cedo. :mrgreen:
wimigasltda
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor weslei » Qua Nov 05, 2008 7:08 pm

wimigasltda escreveu:Caso algum developer queira passar alguma modificação para o 2.31.10, pode passar que posso testar, hoje pela madrugada até amanha cedo. :mrgreen:



Salve!!!

Amigo as alterações que temos são da função "percentage" ainda ta faltando alguma coisinha para ficar 100%, mas já esta muito bom, tanto que já migrei meus 4 servidores novamente pra o 2.31.10....

Mas precisamos do pessoal testando e reportando seus testes...

Abraço
weslei
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor wimigasltda » Qui Nov 06, 2008 7:29 am

weslei escreveu:
wimigasltda escreveu:Caso algum developer queira passar alguma modificação para o 2.31.10, pode passar que posso testar, hoje pela madrugada até amanha cedo. :mrgreen:



Salve!!!

Amigo as alterações que temos são da função "percentage" ainda ta faltando alguma coisinha para ficar 100%, mas já esta muito bom, tanto que já migrei meus 4 servidores novamente pra o 2.31.10....

Mas precisamos do pessoal testando e reportando seus testes...

Abraço



Muito grato, esta modificação eu ja testei.. :o!
wimigasltda
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor ricardofjayme » Qui Nov 06, 2008 10:06 pm

Amigos,

Montei meu primeiro servidor com BFW esta semana, então acabei baixando esta versão 2.31.10.
Entretanto, encontrei o problema de lentidão descrito aqui neste tópico.
Fiz as aterações sugeridas no arquivo do rc.qos e observei significativa melhora, porém ainda estava disposto a baixar uma versão anterior para ver se conseguia um desempenho melhor.
Queria uma opinião de vcs: vou trabalhar com LB e Squid nesse servidor, das versões anteriores, qual trabalha legal com LB?
Obrigado e boa sorte a todos!
ricardofjayme
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor brossx » Sex Nov 07, 2008 10:36 am

estou tentando atualizar o firewall usando esses comandos, mas infelismente o endereço abaixo encontra-se fora do ar
http://www.mariluznet.com.br/rc.firewall

alguem poderia indicar uma alternativa de endereço? pois estou usando a versao 2.31.10 e querendo corrigir o problema da lentidão aplicando o firewall da versao 2.31.1. mas como ja disse o site esta offline.
brossx
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Bender » Sex Nov 07, 2008 11:20 am

Uma sugestão aos que participaram deste tópico e resolveram o problema:

Abra um tópico no Bug Reports (viewforum.php?f=22), uma vez que tem uma falha no código, descreva o problema e coloque o código corrigido.

Sei que este tópico tem tudo isso, mas já tem mais de 120 posts o que dificulta o entendimento.

:o!
Bender
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Mastigadinho

Mensagempor brossx » Sex Nov 07, 2008 2:18 pm

Bem pessoal, ai vai a minha primeira colaboracao. como sou leigo e sei que tem mais gente assim por aqui, acho
que isso fica mais facil. (Seria muito interessante se alguem pudesse criar um tutorial para uma configuracao a ponto de ser usada, com explicaçoes do squid, controle de banda , load balance e etc.)

acesse seu Brazilfw 2.31.10 atraves de um terminal, pc cliente ligado na rede, va no MENU [Arquivos de
Configuração], escolha a opção [14-editar qualquer arquivo], digite sem as aspas "/etc/qos.config" e clique no
botao [EDITAR]

vai abrir uma caixa com o script (texto) referente, procure:
---------------------------------------------------------------------------------------------
# counts bandwidth percentage, awoids zero results.
percentage () {
res=$((${1}*${2}/100))
[ $res -eq 0 ] && res=1
echo $res
}

---------------------------------------------------------------------------------------------
e adicione estas alteracoes
---------------------------------------------------------------------------------------------
iptables="/usr/sbin/iptables"
tc="/usr/sbin/tc"
ip="/bin/ip"

# counts bandwidth percentage, awoids zero results.
percentage () {
res=$((${1}*${2}/100))
[ $res -eq 0 ] && res=1
echo $res
}

[ -e /tmp/netsubsys.state ] && . /tmp/netsubsys.state
---------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, se este procedimento é a tal solução para a lentidao da versao 2.31.10... tai ai bem mastigadinho.
brossx
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Mastigadinho

Mensagempor Namor » Sex Nov 07, 2008 2:53 pm

brossx escreveu:
acesse seu Brazilfw 2.31.10 atraves de um terminal, pc cliente ligado na rede, va no MENU [Arquivos de
Configuração], escolha a opção [14-editar qualquer arquivo], digite sem as aspas "/etc/qos.config" e clique no
botao [EDITAR]

vai abrir uma caixa com o script (texto) referente, procure:
---------------------------------------------------------------------------------------------
# counts bandwidth percentage, awoids zero results.
percentage () {
res=$((${1}*${2}/100))
[ $res -eq 0 ] && res=1
echo $res
}

---------------------------------------------------------------------------------------------
e adicione estas alteracoes
---------------------------------------------------------------------------------------------
iptables="/usr/sbin/iptables"
tc="/usr/sbin/tc"
ip="/bin/ip"

# counts bandwidth percentage, awoids zero results.
percentage () {
res=$((${1}*${2}/100))
[ $res -eq 0 ] && res=1
echo $res
}

[ -e /tmp/netsubsys.state ] && . /tmp/netsubsys.state
---------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, se este procedimento é a tal solução para a lentidao da versao 2.31.10... tai ai bem mastigadinho.


Errado leia com atenção o que o Marcos do Vale escreveu.

CORREÇÃO: Não sumiu. Está em /etc/qos.config.
Só que não sei por que o script do qos não consegue executar a função.

Bom, pra terminar, a solução:

Acrescentem as seguintes linhas a partir da linha 16 do arquivo /etc/rc.d/rc.qos:

Código: Selecionar tudo
# counts bandwidth percentage, awoids zero results.
percentage () {
res=$((${1}*${2}/100))
[ $res -eq 0 ] && res=1
echo $res
}
Namor
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor brossx » Qua Nov 12, 2008 3:28 pm

O gerenciamento do BFW 2.31.10 fica travado e só destrava quando se pinga o servidor. Se alguem souber de alguma dica agradeço desde já. sim, e a rede tambem fica sem internet até que se faça o ping.
brossx
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor luapufo » Qua Nov 12, 2008 3:50 pm

brossx escreveu:O gerenciamento do BFW 2.31.10 fica travado e só destrava quando se pinga o servidor. Se alguem souber de alguma dica agradeço desde já. sim, e a rede tambem fica sem internet até que se faça o ping.

isso nao é problema do BFW e sim o gerenciamento de energia de sua placa mae que esta habilitado, para entra em modo espera quando não ha uso da mesma
luapufo
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor rhine-pr » Qua Nov 19, 2008 5:27 pm

Acho que vale a pena lancar 2.31.11 antes do 3.0, afinal de contas que trabalhaoooo, e parabens grande Marcaooo ...
rhine-pr
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor marbio » Dom Dez 07, 2008 12:48 pm

Boa tarde!!!

Eu tava lendo o topico e fiquei assustado...... kkkkk
ja que é de graça e tem muita gente empenhada para fazer vamos lutar para deixalo redonado!!!!

Eu estou com o mesmo problema, por nao ter muita esperiencia (conhecimento em linux) nao vou poder ajudar muito(nada).
o que eu entendi, tenha que usar algumas arquivo da versao .10 para a .9 correto. a minha net esta lenta d+

a onde que consigo a versao .9!

vamos do principio, eu tenho que instalar a vesao 2.31.9 e depois pegar o arquivo da 2.31.10 certo conforme aqui no forum.

mas e os arquivo sarg + squid qual versao usar na 2.31.9

fico grato se me passar os link nao achei....

o link da 2.31.9
o link sarg
o link squid

agradeco sua atencao...
marbio
 

Re: Bug da lentidão do 2.31.10! Algum Developer afim de Ajudar?

Mensagempor Jofre » Dom Dez 07, 2008 11:25 pm

Caramba!!!!!! não é nada disso que vc tá falando aí. Instale a 2.31.10 e faça os implementos referenciados no post. Leia com atenção. Também nada sei de Linux...
Jofre
 

AnteriorPróximo

Voltar para BrazilFW 2.x - Ajuda em Geral (Todas as Línguas)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron