Opinião a respeito do BRFW

Fórum destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 2.x, para os idiomas (Inglês, Espanhol, Português e outros)
BrazilFW 2.x - Ayuda en general (todos los idiomas)
Foro de discusión general y ayudar a los usuarios BrazilFW 2.x para idiomas (Inglés, español, portugués y otros)
BrazilFW 2.x - Help in General (All Languages)
Forum for general discussions and help for users of BrazilFW 2.x, for languages (English, Spanish, Portuguese and others)

Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor rencaron » Sex Jun 06, 2008 10:19 pm

Caros,
Meus respeitos a todos: Admins, desenvolvedores, e usuários... que buscam nesse fórum específico, informações de como melhor poder atender suas necessidades. Utilizo esse sistema desde a versão 2.26 e ví nele uma possibilidade grande de se tornar uma ferramenta útil, e depois desses dois anos, cheguei a algumas conclusões :
1 - O BrazilFw é ótimo naquilo que sempre se propôs a ser : um firewall e router.
2 - A implementação do qos é perfeita e tenho prova disso todos os dias.
3 - A interface web facilita muito a administração.
4 - Quando sempre quis adicionar o squid com qos filtrado não deu resultado positivo, travamento e lentidões. Simplesmente abolí squid + qos.
5 - Quando não erro em alguma coisa que altero ou crio nova configuração, o sistema permanece respondendo adequadamente.
6 - SEMPRE todas minhas dúvidas estavam respondidas por alguem em algum post, neste Forum.
7 - Quando não havia razão para um erro, esse era um erro de hardware, ou elétrico.

Daí resolví escrever esse "testemunho". E também questionar: Por que de uma forma ou de outra não fazemos uma "compilação" da experiência do ArgentoBR +QOs+SPLIT+Costela+Picanha+sei lá o que, :D
Brincadeira Nachazo, e vamos unir esforços para dar uma solução ao problema squid_qos ?
rencaron
 

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor tecjair » Sáb Jun 07, 2008 12:01 am

Por favor me empreste suas palavras pois eu gostaria de ter dito isso... Ou seja, tirando a parte da churrascaria(que me deixou com água na boca), você foi na veia...
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor Bender » Sáb Jun 07, 2008 12:07 am

A solução a Squid+Qos vai funcionar com algumas implementações no iptables. Um passo já foi dado na versão nova e a versão com o kernel 2.6 vai aceitar os patchs que faltam.

Em breve teremos a solução definitiva.
Bender
 

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor gamba47 » Sáb Jun 07, 2008 2:01 pm

rencaron escreveu:E também questionar: Por que de uma forma ou de outra não fazemos uma "compilação" da experiência do ArgentoBR +QOs+SPLIT+Costela+Picanha+sei lá o que, :D
Brincadeira Nachazo, e vamos unir esforços para dar uma solução ao problema squid_qos ?


En el foro en español estamos intentando armar un tutorial para que lo puedan instalar sin problemas. Aca esta en español viewtopic.php?f=40&t=63465 si tienen dudas pueden preguntar, nuestras lenguas por suerte son similares, si alguien quiere ayudarnos a traducirlo que nos avise, no esta 100% corregido, pero es una excelente guia como para empezar. Funciona para BrazilFW 2.30.1

Tambien es cierto lo que dice Bender, con el kernel 2.6 muchas cosas se deberian solucionar rapidamente.

Bender, si podes traducime.


gamba47
Avatar do usuário
gamba47
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7243
Registrado em: Ter Dez 27, 2005 1:51 pm
Localização: Buenos Aires, Argentina
BrazilFW Box: Pentium4 1256mb RAM HD 200gb
BrazilFW 3.0.237 without Squid
3 ADSLs & 1 Cablemodem
50 Users & more!

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor rencaron » Sáb Jun 07, 2008 9:06 pm

Caros,
Então não estou só nesse "feeling", Tecjair. Como uso profissionalmente o BrazilFw, não posso implementar algo que não seja "stable". Infelizmente não tenho laboratório de testes e muito mais infelizmente o tempo é escasso.
Muito obrigado Bender por seu esclarecimento, e aguardemos o novo BrazilFw com o Kernel 2.6.XX.
Gamba47, jo soy totalmente nescio en espanol. Compreendo com esforço los muchachos del foro argentino, pero as vezes fico em duda se o que disses es o que lo entiendo (Mira, ja passam 10 minutos que percuro essas palavras). Mas, sei que você me compreende. Devido minhas atividades leio fluentemente o inglês. Acredito que a tradução do vosso trabalho, que considero importante para o futuro do BrazilFw, além de tutorial compreensível seria fundamental.
Obrigado a todos.
rencaron
 

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor Mister_Magoo » Ter Jun 10, 2008 10:47 am

vale lembrar todo cuidado ja existe exploits locais pra explorar kernel 2.6. ate 2.6.24
Mister_Magoo
 

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor cbizzotto » Sáb Ago 02, 2008 8:24 pm

Saudações colegas do fórum BrazilFW Firewall and Router...

É com imenso prazer e satisfação que venho fazer parte desta comunidade e dar meu testemunho.

Desde já parabenizo os idealizadores do projeto BFW e mantenedores pela iniciativa e dedicação em prol da comunidade.
Espero também que eu possa contribuir com a comunidade de alguma forma mesmo não tendo nenhum conhecimento em sistemas linux.

Sou brasileiro, estou correndo atrás e não desisto nunca, eis me aqui presente!Como muitos aqui algum dia já se encotraram nesta mesma situação de " Newbie " peço uma certa paciência mas podem apostar, farei de tudo para não desapontar e espero uma reciproca da comunidade. &:-D

Após dois meses eu ter conhecido o fórum e o BFW finalmente eu tomei coragem e instalei-o.

Inicialmente eu iria comprar um router D-ruink para load balance de dois link´s em minha Lan-House, felizmente um abençoadoindicou o BFW em um outro fórum ( posso citá-lo aqui com uma edição de post!? )e eu logo me empolguei embora não tinha e ainda não tenho conhecimentos sobre linux, mas vontade de aprender e ajudar é que não me falta e agora a oportunidade apareceu e com um bom professor, o fórum.
Acredito que fiz uma boa escolha, pois o BFW além de ser de código aberto não possui problemas como os load´s balance da d-link com relação a sites de banco e afins além de ser totalmente personalizável, afinal é linux.

Bom sem mais delongas, vamos ao assunto.

Venho aqui passar a minha experiência com a minha primeira instalação do BFW, versão BrazilFW-2.31.10-Final.

Com relação:
- ao download tranquilo;
- Suporte no fórum, excelente sem comentários, todos admins de nota 10. Tutoriais de execelente qualidade.
- Instalação inicial, tranquila, apesar dos primeiros passos estarem em inglês seria bom um
suporte ao PT-Br, afinal, temos que valorizar nossa lingua, porque não!?
- O sistema está muito bom com suporte a PNP, não precisando mais ser gerados arquivos de drivers.
- Configuração inicial intuitiva e com um bom suporte no fórum com tutoriais, basta apenas muita atenção
aos detalhes, muita dedicação a leitura, uso imprescindível da pesquisa &-:D .

*Um ponto negativo, o sistema de Dns do sistema ( DNSCache (Woshman) ou Mara DNS ) não estão vindo acompanhado com a .iso e isso me causou um problemão. &:-( Acho que foi um detalhe que passou desapercebido no momento da criação da imagem.

A dificuldade

Pensem num cara que não conhecia nem como voltar para uma pasta raiz no prompt de comando no linux!? ou montar uma unidade!? Pior, usando um pentium 166, sem drive de diskete, sem porta USB e ainda sem internet para usar o wget, pois o DNS não estava presente! &:-D

Felizmente, repito mais uma vez, graças ao bom suporte do fórum com tutoriais e minha preceverança e dedicação consegui com muito sacrificio instalar o add-on Mara DNS através do drive de CD, que aprendi na marra a montar.
Analisando bem os fatos até foi bom pois por consequencia aprendi a usar os comandos minimos de shell em linux e a conhecer alguns arquivos que o sistema usa.

Enfim, este foi o unico ponto negativo até o momento que tenho do BFW e espero que seja o unico e ultimo.&:-D

Vou postar uma imagem dos arquivos incluidos na .iso que baixei do link indicado neste tópico, posso estar equivocado, mas pelo entendi falta o arquivo do " Mara DNS ".

Imagem

Bom é isso, espero ter postado no lugar certo, caso negativo, desde já peço desculpas.
Também peço desculpas pela extensão da mensagem, mas julgo que se faz necessária.

Att.

Cristiano Bizzotto.
Editado pela última vez por cbizzotto em Sáb Ago 02, 2008 9:34 pm, em um total de 1 vez.
cbizzotto
 

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor wimigasltda » Sáb Ago 02, 2008 8:29 pm

rencaron escreveu:Caros,
Meus respeitos a todos: Admins, desenvolvedores, e usuários... que buscam nesse fórum específico, informações de como melhor poder atender suas necessidades. Utilizo esse sistema desde a versão 2.26 e ví nele uma possibilidade grande de se tornar uma ferramenta útil, e depois desses dois anos, cheguei a algumas conclusões :
1 - O BrazilFw é ótimo naquilo que sempre se propôs a ser : um firewall e router.
2 - A implementação do qos é perfeita e tenho prova disso todos os dias.
3 - A interface web facilita muito a administração.
4 - Quando sempre quis adicionar o squid com qos filtrado não deu resultado positivo, travamento e lentidões. Simplesmente abolí squid + qos.
5 - Quando não erro em alguma coisa que altero ou crio nova configuração, o sistema permanece respondendo adequadamente.
6 - SEMPRE todas minhas dúvidas estavam respondidas por alguem em algum post, neste Forum.
7 - Quando não havia razão para um erro, esse era um erro de hardware, ou elétrico.

Daí resolví escrever esse "testemunho". E também questionar: Por que de uma forma ou de outra não fazemos uma "compilação" da experiência do ArgentoBR +QOs+SPLIT+Costela+Picanha+sei lá o que, :D
Brincadeira Nachazo, e vamos unir esforços para dar uma solução ao problema squid_qos ?


Cara gostei do fato da costela assada, isto sim pode crer é muito bom..
wimigasltda
 

Re: Opinião a respeito do BRFW

Mensagempor wimigasltda » Sáb Ago 02, 2008 8:32 pm

Bender escreveu:A solução a Squid+Qos vai funcionar com algumas implementações no iptables. Um passo já foi dado na versão nova e a versão com o kernel 2.6 vai aceitar os patchs que faltam.

Em breve teremos a solução definitiva.


Teu esforço e felomenal, se no ceu tiver um lugar cativo ele é teu, lembra do esforço das placas d-link 530T 10/100/1000, baixei bfw ( 2.31.10) e instalei o bfw hoje de manhã e ele não reconheceu. Nem-ca-vaca-tussa.
Mas valeu pelo esforço. :o!
wimigasltda
 


Voltar para BrazilFW 2.x - Ajuda em Geral (Todas as Línguas)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes