Servidor de impressão como instalar

Fórum destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 2.x, para os idiomas (Inglês, Espanhol, Português e outros)
BrazilFW 2.x - Ayuda en general (todos los idiomas)
Foro de discusión general y ayudar a los usuarios BrazilFW 2.x para idiomas (Inglés, español, portugués y otros)
BrazilFW 2.x - Help in General (All Languages)
Forum for general discussions and help for users of BrazilFW 2.x, for languages (English, Spanish, Portuguese and others)

Servidor de impressão como instalar

Mensagempor arantes » Sex Jul 07, 2006 3:46 pm

pessoal, estou tentando instalar o servidor de impressão do bfw, baixei os add-ons e ja estão no partição do hd, mais parei por ai, pois a pagina que comtém o tutorial indicado pelo IceMan http://pigtail.net/LRP/printsrv /
http://www.etherboot.org/p910nd /
esta em ingles e não sou bom nisso, Mais estou aprendendo!. alguem pode me ajudar?.
Arantes
Avatar do usuário
arantes
BFW Curious
 
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Jan 19, 2006 8:50 pm
Localização: Londrina - Pr
BrazilFW Box:

Mensagempor Marcelo - Brazil » Sex Jul 07, 2006 10:07 pm

Bom, pra começar, qual a impressora que vc pretende ligar nele ?
BFW não é meu hobby, é meu router !
Não dou suporte.

"Nem sim, nem não, mas muito pelo contrário, não sou contra nem à favor,
porque em matéria de certas coisas o mais importante é o principalmente,
aliás inclusive, não resta a menor dúvida".
De algum politico brasileiro...
Avatar do usuário
Marcelo - Brazil
BFW Founder
BFW Manager
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 3187
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 10:40 pm
Localização: Campinas - São Paulo
BrazilFW Box: Hp Proliant ML30 Gen 9, Intel® Xeon® E3-1200 v5 3,0 Ghz, 8 Gb ram DDR4, 1 Tb HD, Links 120x12 mb/s cabo + 100x100 mb/s fibra. Addon: Unifi, 50 clientes lan + 50 cliente wireless.

Mensagempor Elton Guedes ® » Sex Jul 07, 2006 11:44 pm

É um pouco extenso mas pode ajudar... é material coletado ainda no fórum antigo.

SERVIDOR DE IMPRESSAO
Posted by: Renato (IP Logged)
Date: March 27, 2005 01:33PM

Bem se ajudar segue abaixo uma tradução (livre) da página do Claudio Roberto Cussuol (http://www.rictec.com.br/claudio/coyote/printer.htm) sobre como compartilhar a(s) impressora(s):

Como compartilhar uma impressora usando o Coyote


Por que fazer isso?

- Embora compartilhar uma Impressora não seja a proposta de um Router/Firewall, às vezes a máquina com o Coyote é a única que fica o tempo todo ligada e tem um porta paralela.... então por que não?

O que precisa você?

- Um disquete do Coyote Linux 2.x FUNCIONANDO
- 25K livre neste disquete (Veja esta página se você precisar de mais espaço)
- O pacote de porta paralela e módulos de impressora (Faça o Download aqui)
- O pacote de compartilhamento parte de impressora (Faça o Download aqui)

Como Instalar?

- Faça o download dos dois pacotes acima (lp.tgz e p910nd.tgz) e os copie para seu disquete coyote de boot.
- Conecte suas impressoras à máquina com o coyote. Este pacote suporta até 3 impressoras desde que você tenha portas paralelas o suficiente.

Como Usar?

Veja estas páginas de como configurar suas estações de trabalho Windows para usar as impressoras compartilhadas:
http://pigtail.net/LRP/printsrv /
http://www.etherboot.org/p910nd /

Créditos, Licenças, Fontes e Documentação

Coyote Linux - Vortech Consulting - http://www.coyotelinux.com
p910nd por Ken Yap (ken_yap A users.sourceforge.net)
Compilado para o Coyote Linux por Marco Bonardo

Os arquivos dá para baixar clicando no link no site.

Não esqueçam que algumas impressoras não são compatíveis. No primeiro link na página do Claudio, há uma lista de impressoras que funcionam. A minha Epson Stylus Color 640 é que compartilho e funciona perfeitamente. Fazendo uma busca (search) aqui no site há alguns tópicos sobre isso (incluindo o meu de quando eu estava configurando o meu compartilhamento) e dicas de como saber se a impressora é compatível e alguns possíveis erros.

Um trecho sobre como configurar o windows extraído do primeiro link:

Como confugurar PC para “falar” com um Servidor de Impressão.

Windows XP:
Click Iniciar. (Painel de controle). Impressoras e Fax... Adicionar Impressora... Impressora local... (tire o check da opção Auto detecção PnP)... Próximo .... Criar nova porta... Porta padrão TCP/IP standard... Endereço de IP = 192.168.0.XXX, (o endereço do coyote) nome=PrintSrv, Configurações customizadas ... Raw… Porta 9100

Windows 2000
Click Iniciar...Configurações, Impressoras, Adicionar Impressora, Impressora Local, Criar Criar nova porta... Porta padrão TCP/IP standard... Endereço de IP = 192.168.0.XXX, (o endereço do coyote)
nome=PrintSrv, Configurações customizadas ... Raw… Porta 9100

Querendo dizer que você vai instalar (ou reinstalar) o seu driver de impressora e vai criar uma porta TCP/IP (para usar ao invés da paralela). Na minha experiência, a única coisa que vc tem que fazer é acrescentar o endereço IP do coyote e de resto dar "próximo" que funciona perfeitamente.

De resto, vá postando as dúvidas, OK?

Re: Servidor de impressao
Posted by: Renato (IP Logged)
Date: March 28, 2005 06:09PM

Pelo que entendo, o Coyote apenas encaminha os dados para a impressora. O driver da impressora deve ser instalado nos computadores (Windows ou Linux) que estão compartilhando a rede, então no coyote você somente faz aqueles passos comentados acima. Cada computador vai ter seu próprio driver de impressora e achar que a impressora está conectada normalmente, mas a impressão é desviada para a porta TC/IP (o coyote) que manda os dados de fato para a impressora. Pelo menos no meu caso, tudo funciona como se a impressora estivesse conectada na porta paralela, dá para verificar as cabeças de impressão, fazer limpeza, alimenhamento,etc, tudo normal.

Quanto a "msn" que você mencionou, pelo que entendo isso é "messenger" e não entendi sua dúvida.

Posted by: Carlos Franco (IP Logged)
Date: March 30, 2005 12:39PM

Instalei, tudo certo em todos os aspectos. So que surgiu um duvida tenho programa em DOS e que imprime somente na porta LPT1. Como fazer para imprimir no servidor de impressão. Ficou da seguinte maneira 192.168.0.1_9100. No programas Windows vai tudo bem.

Posted by: Claudio Roberto Cussuol (IP Logged)
Date: March 30, 2005 05:09PM

O Windows 2000 e XP permitem que você faça uma captura de porta para uma impressora da própria maquina, isso serve como macete para imprimir em impressoras USB com programas em DOS. No 98 é mais difícil.

Se você tem uma maquina chamada meumicro e configurou sua impressora remota com o nome minhaimpressora basta compartilhá-la e no prompt do dos você digita:

net use lpt1 \\meumicro\minhaimpressora
Posted by: Carlos Franco (IP Logged)
Date: March 31, 2005 07:33AM

Certo. Todas as maquinas estão com Windows 98. E o seguinte: AKi na empresa tem 12 micros ligada no firewall do coyote + servidor de impressora e um so. Quero o seguinte: Quero que todas as maquinas imprime so no servidor de impressora e tirar todos os compartilhamento e impressora local vai ficar somente 1 impressora Lazer Hp 1320 para imprimir tanto no windows quanto no DOS. Um exemplo: O funcionario chega na empresa liga o servidor de dados + firewall do coyote e liga sua maquina e começa a trabalhar e mas nenhuma maquina e começa imprimir em Windwos DOS. O que acontece que em DOS não vai imprimir pois o programa imprime direto na porta LPT1. Qual comando para colocar no computador para fazer os programas em DOS imprimir direto no Servidor de impressora. E ta seguinte porta para imprimir 192.168.0.1_9100 na impressora instalada em cada maquina. E servidor 192.168.0.1

Posted by: Claudio Roberto Cussuol (IP Logged)
Date: March 31, 2005 10:46AM

Com 98 acho que você vai precisar instalar algum software de terceiros. O windows 98 não suporta impressão direta para portas tcp/ip.

Posted by: Carlos (IP Logged)
Date: March 31, 2005 01:06PM

Ja instalei um programa para o Windows 98 (AXIS Utilities) que vc pode colocar numero de IP so tinha uma forma de colocar LPT1:192.168.0.1_9100 para imprimir no servidor.

Posted by: Edvan (IP Logged)
Date: April 25, 2005 05:43PM

Tente isso:

Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, Acessórios e clique em Prompt de comando.
No prompt de comando, digite
net use lptx: \\servidor de impressão\nome do compartilhamento /persistent:yes em que x é o número da porta LPT que está sendo usada (geralmente, 1 ou 2), servidor de impressão é o nome do servidor de impressão e nome compartilhado é o nome de compartilhamento da impressora.

Observação

Para desconectar uma conexão LPT persistente, digite o seguinte em um prompt de comando:
net use lptx /delete
Edivan
Elton Guedes ®
 

Mensagempor arantes » Qui Jul 13, 2006 3:17 pm

Pessoal, demorou mais............... funcionoouuuuuuuuu !!!!!!
segui as expricações de Elton Guedes não outra :lol: :lol: :lol:
agora o vou tentar instalar as outras duas impressoras que tenho direito, assim que arrumar umas super ide na sucatolandia.
Arantes
Avatar do usuário
arantes
BFW Curious
 
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Jan 19, 2006 8:50 pm
Localização: Londrina - Pr
BrazilFW Box:

Mensagempor Elton Guedes ® » Qui Jul 13, 2006 5:46 pm

Que bom Arantes... eu coletei este material no fórum antigo mas eu mesmo ainda não testei :lol: :lol: :lol: Agora vou mais tranquilo :wink:
Elton Guedes ®
 

Mensagempor evitoria » Dom Jul 23, 2006 7:02 am

Olá fiz o sporcedimentos acima mencionados, fui no windows 2000 server, mas não consegui fazer a imprenssão em uma epson LX300, o que poderia ser, verifiquei os processos e estacvam carregados
evitoria
 


Voltar para BrazilFW 2.x - Ajuda em Geral (Todas as Línguas)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes