SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6  [INACTIVE]

Here we discuss compilation and how to build an addon for BFW.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Sáb Jan 08, 2011 10:05 pm

M客¡NhØ §åMµ®å¡, tem alguma soluçao para o erro que fica na pagina do google com email descrito para toda a rede. estou com SCA desativado por causa disso nao estou fazendo teste.

Abraços

Duh
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor chicaomagalhaes » Dom Jan 09, 2011 10:04 am

Marcio, desculpa a demora para responder... estou numa correria infeliz no provedor q gerencio, recarreguei o SCA e dá a mensagem padrão...

    Parando o SquidCacheAux...
    Iniciando o SquidCacheAux...
    Confirmando status do serviço... Habilitado!
    Confirmando existência de diretórios... Ok
    Verificando dependências:
    Confirmando se o Squid está instalado... Ok
    Confirmando se o cache em disco está habilitado no Squid... Ok
    Verificando tamanho máximo de objetos em cache... Falha!
    O tamanho máximo de objeto deve ser maior ou igual à 51200 (50 Mb)!
    SquidCacheAux não será carregado.
..::Clip-NET::..
Mk 5.x + BrazilFW
Francisco Magalhães
Consultoria para Configuração de Mikrotik, MyAuth, Linux e Enlaces PTP.
(74)8809-9672
(74)9198-6317
Avatar do usuário
chicaomagalhaes
BFW Very Participative
 
Mensagens: 329
Registrado em: Dom Abr 11, 2010 9:48 pm
Localização: Petrolina - PE
BrazilFW Box:

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Dom Jan 09, 2011 10:08 am

Qual o Tamanho Máximo/Mínimo do objeto: no Squid ( chicaomagalhaes )
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor chicaomagalhaes » Dom Jan 09, 2011 10:30 am

Tamanho Máximo/Mínimo do objeto: 4000 KB 4 KB
..::Clip-NET::..
Mk 5.x + BrazilFW
Francisco Magalhães
Consultoria para Configuração de Mikrotik, MyAuth, Linux e Enlaces PTP.
(74)8809-9672
(74)9198-6317
Avatar do usuário
chicaomagalhaes
BFW Very Participative
 
Mensagens: 329
Registrado em: Dom Abr 11, 2010 9:48 pm
Localização: Petrolina - PE
BrazilFW Box:

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Zaymms » Dom Jan 09, 2011 12:36 pm

chicaomagalhaes escreveu:Tamanho Máximo/Mínimo do objeto: 4000 KB 4 KB

Amigo, o SCA já lhe disse qual seu problema, "O tamanho máximo de objeto deve ser maior ou igual à 51200 (50 Mb)!"
Aumente o valor do Tamanho Máximo do objeto do Squid para 51200 ou maior.
Zaymms
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Eduardo » Dom Jan 09, 2011 12:43 pm

chicaomagalhaes escreveu:Tamanho Máximo/Mínimo do objeto: 4000 KB 4 KB

Caro Chicao, basta aumentar o cache maximo do squid para 50000.

Ja é o segundo usuario que faz a mesma pergunta.
Por mais obvio que seja para a maioria de nos a resposta, acho que seria legal fazer uma imagem da tela do squid para usuarios novatos.
Assim acho que seria mais facil passar a resposta apenas postando o link deste post.
Tomei a liberdade de fazer a seguinte imagem:
Imagem

Ops!!!!!!
Onde se ve 50000 favor usar 51200


Para quem vai configurar o Squid, fica bem facil copiar a configuração da imagem.
So não deixei padrão o minimo para cache do Squid, uso 40Kb ao inves de 4Kb.
O resto ta padrão com 50000KB para o SCA funcionar.
Quem for usar o exemplo deve lembrar de corrigir a rede para o Squid.

Bye.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Dom Jan 09, 2011 2:15 pm

Otimo ta explicado pra galera, eu mesmo aprendir isso depois de ver o tamanho maximo que o SCA necessita para iniciar o cache com base ao squid.


Alguem ai ainda tem problema com o email na pagina do google.

Att

Duh
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor davidmilfont » Dom Jan 09, 2011 3:47 pm

Duh escreveu:Otimo ta explicado pra galera, eu mesmo aprendir isso depois de ver o tamanho maximo que o SCA necessita para iniciar o cache com base ao squid.


Alguem ai ainda tem problema com o email na pagina do google.

Att

Duh


Eu ainda tenho Duh,mas vi que está demorando mais pra mostrar desde a última atualização do SCA,pois antes dela todos os dias eu via aqui e até fiz a dica da Mariana,ou seja,coloquei na página global do EC que era para os usuários se conhecerem. \`´/

Eduardo...vi que você não usa a opção "Forçar cache",isso é aconselhável ou depende de cada rede?
Abraço.
davidmilfont
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Dom Jan 09, 2011 5:45 pm

Blza, eu nao uso o ES. nao, por enquanto essa ai foi boa de se conheçer. rsrsr, Tambem observei que o Eduardo nao usa opçao força cache, e nem esta marcado desabilitar o squid confg, para o uso do ZHP, ou nao sei como ele configurou, No SCA tem a opçao do Cachefull ZHP, que configura o mesmo com subrede com squid confg desabilitado.

Duh
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor chicaomagalhaes » Dom Jan 09, 2011 6:23 pm

Obg caros amigos Zaymms e Eduardo Moreira, mas quando eu usava a versao 2.31.10final nao tive que configurar o tamanho do objeto no squid, deixei o padrao e funfava blzinha...
mas obrigado mais uma vez, deu certo aqui...
..::Clip-NET::..
Mk 5.x + BrazilFW
Francisco Magalhães
Consultoria para Configuração de Mikrotik, MyAuth, Linux e Enlaces PTP.
(74)8809-9672
(74)9198-6317
Avatar do usuário
chicaomagalhaes
BFW Very Participative
 
Mensagens: 329
Registrado em: Dom Abr 11, 2010 9:48 pm
Localização: Petrolina - PE
BrazilFW Box:

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Mariana » Dom Jan 09, 2011 8:16 pm

Duh escreveu:Blza, eu nao uso o ES. nao, por enquanto essa ai foi boa de se conheçer. rsrsr, Tambem observei que o Eduardo nao usa opçao força cache, e nem esta marcado desabilitar o squid confg, para o uso do ZHP, ou nao sei como ele configurou, No SCA tem a opçao do Cachefull ZHP, que configura o mesmo com subrede com squid confg desabilitado.

Duh

Pessoal.
Configurem como esta na imagem que o Eduardo Moreira postou, se colocarem para força cache no Squid, terão problemas com os vídeos... tbm não desabilitem o squid configuração. Bastando apenas acrescentar as configurações do zph em (squid_2.tpl) pelo winscp.
Isso tbm já foi discutido aqui, só não tive tempo agora para procurar e lhes mostrar.

Abraços
Sempre tem algo que discordamos, mas nem por isso precisamos ser estúpidos.

(¯`·._.·(\/\@r!@(\/@·._.·´¯)
Avatar do usuário
Mariana
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1446
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 9:44 am
BrazilFW Box:

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Eduardo » Dom Jan 09, 2011 10:43 pm

Mariana escreveu:
Duh escreveu:Blza, eu nao uso o ES. nao, por enquanto essa ai foi boa de se conheçer. rsrsr, Tambem observei que o Eduardo nao usa opçao força cache, e nem esta marcado desabilitar o squid confg, para o uso do ZHP, ou nao sei como ele configurou, No SCA tem a opçao do Cachefull ZHP, que configura o mesmo com subrede com squid confg desabilitado.

Duh

Pessoal.
Configurem como esta na imagem que o Eduardo Moreira postou, se colocarem para força cache no Squid, terão problemas com os vídeos... tbm não desabilitem o squid configuração. Bastando apenas acrescentar as configurações do zph em (squid_2.tpl) pelo winscp.
Isso tbm já foi discutido aqui, só não tive tempo agora para procurar e lhes mostrar.

Abraços

Excelente Mariana, é isso ai, se forçar o cache pode dar problema no Youtube, isso ja foi relatado aqui.

Ja a config do squid.conf eu sempre faço nos arquivos squid_2.tpl e squid_3.tpl.
Assim o Squid monta o seu conf com as informaçoes do Webadmin e pega tambem as configs nesses 02 arquivos.
Fica mais completo, voce pode alterar tanto na Web quando editando eles que no final tudo é considerado.
E o backup do Squid quarda todos os arquivos squid_x.

Finalizando, o fato de demorar para aparecer o email no google so acontece porque a pessoal que se loga no google esta fazendo isso menos ou em horarios que da a impressão que a coisa esta melhorando.
Na verdade não tem como melhorar com frequencia maior ou menor, a solução do script quando vier sera definitiva.

Bye.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Seg Jan 10, 2011 12:58 pm

Ainda bem que eu fiz essa pergunta, valeu Mariana e Eduardo, pois olhei nos posts anteriores e nao vi essa forma de configura, pois eu estava seguindo o tuto do ZHP.
Blza.

Outra coisa, eu coloquei no squid na opçao IPs ou URLs não cacheadas ( google.com.br ) o na exclusao do DNsCache tambem. ja tem dois dias que nao aparece o email da galera na pagina do google. ate agora esta tudo ok.

Duh
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Eduardo » Seg Jan 10, 2011 2:51 pm

Duh escreveu:Outra coisa, eu coloquei no squid na opçao IPs ou URLs não cacheadas ( google.com.br ) o na exclusao do DNsCache tambem. ja tem dois dias que nao aparece o email da galera na pagina do google. ate agora esta tudo ok.
Duh

Que excelente ideia.
Para usar o SCA ate resolver o problema do google basta colocar no excessão do Squid o google.com.br
Vou testar aqui e se der certo volto ele em produção nde eu tirei.
Por que eu não pensei nisso antes?

Outra alternativa dentro dessa ideia seria excluir o plug-in do Google e deixar o Squid fazendo o cache dele.
Isso é possivel, nativo so tem Youtube e Windows Update no SCA, certo?

Valeu Duh, inclusive pela presença constante no forum em diversos topicos...
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Seg Jan 10, 2011 3:24 pm

Eduardo, blza, o teste de nao cachear o google.com.br. esta tando certo aqui, pois ate agora nao estou tendo problema a quanto isso.
Eu estava com o SCA desativado justamente por isso, como ja tinha falo ao MArcinho, depois tive essa idea que ate agora esta blza.

O pesssoal deveriam fazer esse teste e dispor os relatos de como se procedeu, ate o colega fazer uma atualizaçao para o mesmo.

Ha obrigado por lembrar da minha participação nos topicos, ( sempre lembro ao colegas que quando resolverem algum problema descrever como se procedeu para não ter topicos repetidos.)
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Qua Jan 12, 2011 6:31 am

Duh escreveu:M客¡NhØ §åMµ®å¡, tem alguma soluçao para o erro que fica na pagina do google com email descrito para toda a rede. estou com SCA desativado por causa disso nao estou fazendo teste.

Abraços

Duh

Estarei finalizando uns testes por esses dias, para poder "upar" a nova atualização do addon.

Acabei fazendo mais algumas alterações com base em alguns erros apresentados neste tópico...

Aguardem mais alguns dias, pessoal...

Abraço à todos! :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Zaymms » Qua Jan 12, 2011 11:44 am

Estarei finalizando uns testes por esses dias, para poder "upar" a nova atualização do addon.

Acabei fazendo mais algumas alterações com base em alguns erros apresentados neste tópico...

Aguardem mais alguns dias, pessoal...

Abraço à todos! :o!


Opa, na espera dancing
Zaymms
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Qui Jan 13, 2011 8:55 am

Otimo, blza.
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Sáb Jan 15, 2011 10:25 am

Vamos lá, pessoal... Chegou a hora de vocês postarem suas opiniões e considerações sobre uns pequenos detalhes do SCA já para a próxima versão do addon...

Seguinte...
Realizei diversos testes aqui, e e o problema do "Google" está resolvido.
O cache de vídeos do Youtube, bem como o cache baseado nos Plugins, estão funcionando perfeitamente.

Mas como nem tudo na vida são somente flores... >|
Já havia percebido a algum tempo umas mensagens "esquisitas" nos logs do cache do Squid (não nos logs de acesso, estes estão perfeitos, mostrando os HIT's dos vídeos do Youtube e tudo... O problema é nos logs do cache, ou seja, no log "dos trabalhos executados pelo Squid")...
Nunca me preocupei com estas mensagens porque, apesar de aparecerem muitas vezes, o Squid e o SCA estavam funcionando muito bem...
Quando nosso companheiro Duh abriu este tópico, e me abriu os olhos pra um pequeno detalhe que é o seguinte:
Eu sei que o SCA está funcionando, porém, EU não esquento para aquelas mensagens... Já outros usuários e/ou usuários novatos no mundo Linux/BFW, poderiam se asustar com a quantidade de mensagens que aparecem ali...
Bom... Existe um meio de eliminar aquelas mensagens ali...
Na verdade, seria deixar o SCA (o script download) fazer seu trabalho "sem reportar nada para ninguém".
Dessa forma o SCA continua funcionando numa boa, o Squid também, e as mensagens são eliminadas...
Mas isso trás um pequeno grande incoveniente que é o seguinte:
Ao eliminar as linhas de código responsáveis por "relatar o trabalho que está sendo feito" pelo script download, além de eliminar essas mensagens no log do cache do Squid, eliminamos também o log do SCA e junto com ele eliminamos também as estatísticas de uso do cache do SCA (pois essas dependem diretamente do log do SCA para serem geradas).
Sendo assim, peço a opinião dos usuários deste addon quanto a postura que tomarei para a próxima versão do addon...

O que vocês acham?
Devo eliminar as tais linhas de código, eliminando assim as mensagens de erro no log do cache do Squid e, consequentemente tirarei também as opções "Visualizar estatísticas de requisições ao cache", "Visualizar o Log dos arquivos cacheados", "Zerar o log" e todas as opções referentes aos logs do SCA na página de configuração e scripts do addon?
Ou devo simplesmente postar a próxima atualização, com a correção do "problema do Google", deixando assim que as mensagens continuem aparecendo nos logs do cache do Squid?

Aguardo a opinião da comunidade para poder prosseguir com atualização do addon e disponibilizar o mais rápido possível a atualização aqui para todos.

Vamos lá, pessoal... Dependemos de vocês para o trabalho continuar...

Abraço à todos! :o!

P.S.: A maioria dos votos vence, portanto, se algum usuário votar para "não tirar o log do SCA" e essa "opção não for escolhida pela maioria", paciência ok?
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor davidmilfont » Sáb Jan 15, 2011 10:50 am

Caro amigo Márcio,
Se essas "mensagens esquisitas" nos logs do cache do Squid,não atrapalham o funcionamento do SCA e de nenhum outro addon e muito menos do BFW em geral,a minha opinião é que deixa como está,porque iríamos perder três ótimos recursos no addon("Visualizar estatísticas de requisições ao cache", "Visualizar o Log dos arquivos cacheados", "Zerar o log").
No mais parabéns pelo esforço e belo trabalho.
davidmilfont
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor franciscojsh » Sáb Jan 15, 2011 10:54 am

Voto para que não sejam retiradas as informações do Log, pois não me atrapalham. :o!

Ps: notei em uma cliente que quando ativo o SCA o Squid é carregado a cada 10 segundos, mas isso é só um detalhe.
franciscojsh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Mariana » Sáb Jan 15, 2011 11:25 am

Deixe como esta Marcinho, precisamos dessas opções que seriam retiradas junto com o não aparecimento desse erro, que não afeta em nada.
Minha opinião é claro!
Abraços
Sempre tem algo que discordamos, mas nem por isso precisamos ser estúpidos.

(¯`·._.·(\/\@r!@(\/@·._.·´¯)
Avatar do usuário
Mariana
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1446
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 9:44 am
BrazilFW Box:

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Zaymms » Sáb Jan 15, 2011 11:30 am

Não retirar o log, ele vai fazer falta rsrs.
Marcinho, além do problema do GOOGLE, você deu uma olhada no problema das páginas estáticas ?
Zaymms
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Eduardo » Sáb Jan 15, 2011 12:16 pm

M客¡NhØ §åMµ®å¡ escreveu:Vamos lá, pessoal... Chegou a hora de vocês postarem suas opiniões e considerações sobre uns pequenos detalhes do SCA já para a próxima versão do addon...

- Devo eliminar as linhas de código, eliminando assim as mensagens de erro no log do cache do Squid e, consequentemente tirarei também as opções "Visualizar estatísticas de requisições ao cache", "Visualizar o Log dos arquivos cacheados", "Zerar o log" e todas as opções referentes aos logs do SCA na página de configuração e scripts do addon?
- Ou devo simplesmente postar a próxima atualização, com a correção do "problema do Google", deixando assim que as mensagens continuem aparecendo nos logs do cache do Squid?

Voto na segunda opção, sem eliminar as opções que dependem do log.
As opções que dependenm do log são muito importante para gerenciarmos o uso do cache.

Duvida pertinente, esses logs influem na performance do squid e do SCA?
Essa geração de logs compromete a capacidade de processamento do BFW e do Squid e do SCA se tivermos muitos usuarios simultaneos?
Acho que compromete mas é minimo o impacto, porem to chutando, seria interessante alguem com uma rede bem pesada reportar como se comporta o BFW com e sem o SCA e/ou Squid.
Minha rede mais pesada tem 20 a 30 usuarios simultaneos e não tive problemas com o SCA/Squid juntos mesmo com o registro de logs adicionais do SCA.

Grato.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Sáb Jan 15, 2011 1:29 pm

Deixa como esta, sem o erro do google o SCA é 10. eu uso aqui com 22 a 31 usuarios simuntanios e nao tive problema, e as mensagem de erro que da no log do squid, fica pra uma outra atualizaçao ( minha opnião ) é melhor testar parte por parte.

Duh
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor redech » Sáb Jan 15, 2011 1:32 pm

Voto para que não sejam retiradas as informações do Log.
redech
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor daniel.uramg » Sáb Jan 15, 2011 2:39 pm

tambem voto para Não remover os Logs, apenas alertar no post que estas mensagens nada atrapalham no funcionamento
:o!
Avatar do usuário
daniel.uramg
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1426
Registrado em: Qua Mai 20, 2009 4:42 pm
Localização: Taguatinga - DF
BrazilFW Box: Athlon XP 2400+ 1Gb RAM HD 20Gb
BFW 2.31.10+SP1, Squid, DNS Cache, EasyCaptive, MySAR, Apache, SCA, SqStat, EasyBackup. Bandwidth, Pure-FTP

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Mascotmobile » Sáb Jan 15, 2011 4:01 pm

+1, também voto para Não remover os Logs do SCA. :o!
..:: Eu sou a lembrança daqueles que lembram de mim. ::..
Avatar do usuário
Mascotmobile
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Out 12, 2009 1:17 pm
Localização: São Paulo - SP
BrazilFW Box: .

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor stalingrado » Dom Jan 16, 2011 12:24 am

voto para nao retirar os logs ,pois como comentado pelo pessoal,se retirar fará falta.
Avatar do usuário
stalingrado
BFW Participative
 
Mensagens: 150
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 12:43 pm
BrazilFW Box:

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Dom Jan 16, 2011 12:43 am

Deixa o logs,
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor lufepas » Dom Jan 16, 2011 6:29 am

Mariana escreveu:
Duh escreveu:Blza, eu nao uso o ES. nao, por enquanto essa ai foi boa de se conheçer. rsrsr, Tambem observei que o Eduardo nao usa opçao força cache, e nem esta marcado desabilitar o squid confg, para o uso do ZHP, ou nao sei como ele configurou, No SCA tem a opçao do Cachefull ZHP, que configura o mesmo com subrede com squid confg desabilitado.

Duh

Pessoal.
Configurem como esta na imagem que o Eduardo Moreira postou, se colocarem para força cache no Squid, terão problemas com os vídeos... tbm não desabilitem o squid configuração. Bastando apenas acrescentar as configurações do zph em (squid_2.tpl) pelo winscp.
Isso tbm já foi discutido aqui, só não tive tempo agora para procurar e lhes mostrar.

Abraços


Squid.conf (automatico) e modificação no squid_2.tpl -> clique aqui
Quando vi este topico, já fui fazer minhas mudanças.

Abraço a todos.

PS.: meu parecer sobre os log's = deixa como está, é importante para avaliarmos o funcionamento do cache.
*- Quando se achares fraco, lembre-se ainda tens 40% de força reserva. -*
MB ASUS - AMD 1GHz - RAM 1536MB - HD40GB /| 6 cabo 10 wireless |\
BFW 2.32.2|LB 2links|Checkip|LB.check|DnsCache|Squid|SCA|ZPH|Easy Captive|SqStat|SquidNow|MySar|12/12/2010 :)

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Você usa o BFW ? Está ganhando dinheiro com ele ? Então colabore!!!
Contribua com o Woshman desenvolvedor da 3.x para doar clique aqui
Contribua com o projeto BrazilFW para doar clique aqui
Participe do forum, todos precisamos uns dos outros. Juntos somos fortes.
Avatar do usuário
lufepas
BFW Novice
 
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Mai 22, 2010 6:49 am
Localização: São Paulo - Brasil
BrazilFW Box: MB ASUS - AMD 1GHz - RAM 1536MB - HD40GB /| 7 cabo 10 wireless |\

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Dom Jan 16, 2011 11:05 pm

Pessoal,
Muito obrigado pela participação de todos vocês no tópico! :o!

Bom, tenho mais umas perguntas para vocês... :mrgreen:

Seguinte...
Havia comentado com algumas pessoas que, fora a eliminação de bugs que viessem a aparecer, eu somente queria implementar mais duas coisas no SCA, que seriam:
  • Colocar os scripts Perl para logar as informações sobre o cache baseado nos Plugins também (ou somente) nos logs do Squid, afim de que essas informações também fossem contabilizadas nos relatórios do Sarg/MySar;
  • Colocar uma opção de configuração para apagar arquivos que estivessem em cache após um determinado número de dias (que seria configurável) e, se possível, que fosse feita uma verificação antes de se apagar tais arquivos (vai que alguém configurasse o SCA para eliminar arquivos que estivessem no cache à 30 dias, e um arquivo bastante requisitado, que faz uma economia danada do link, esteja no cache à 30 dias ou mais... Aí esse arquivo, mesmo sendo bastante utilizado, seria apagado).

Bom, a questão é que estou com essas alterações praticamente prontas (os testes iniciais já foram feitos e o resultado no laboratório foi bom), porém, eu mantenho o meu SCA (o que uso na minha casa e nos meus clientes) exatamente igual ao que disponibilizo aqui. Sendo assim, eu achei interessantes essas opções, mas somente vou aplicá-las ao addon se todos concordarem (ou pelo menos a maioria dos "votantes"), pois, não sou somente eu que utilizo o addon, né? :mrgreen:

Então lá vão mais algumas questões para vocês opinarem e me ajudarem com o devel do addon:

  • Bom, eu pensei em retirar o log do SCA e deixar as informações sendo acrescentadas/registradas somente no access.log, pois, assim teríamos um log (o access.log) e também teríamos as estatísticas sendo registradas/contabilizadas nos relatórios do Sarg/MySar... Assim sendo, gostaria da opinião de vocês:
    • Devo eliminar os logs do SCA (log, estatísticas, "zerar logs") e deixar tudo registrado somente no log do Squid (access.log)?
    • Ou devo somente acrescentar o registro das informações também no log do Squid (assim teríamos o log do SCA e as mesmas informações também no access.log... Lembrando que isso ocuparia mais espaço ainda no /partition)?
  • Quanto a opção de configuração para eliminar os arquivos que estejam no cache "após um determinado número de dias" (que será configurável), devo acrescentar isso ou não?
  • Pensei também em "eliminar" o arquivo de configuração do SCA, pois, ele foi criado para que o SCA pudesse ser "customizado" para trabalhar com o ArgentoQoS, porém, foi criada uma versão "paralela" do SCA somente para a série Argento... Sendo assim, algumas variáveis que se encontram hoje no arquivo de configuração do SCA não seriam mais necessárias, e as informações realmente relevantes poderiam ser armazenadas no Arquivo Mestre de Configuração... Então, o que me dizem, posso eliminar o arquivo de configuração do SCA e colocar as informações para serem armazenadas no Arquivo Mestre de Configuração de hoje em diante?

Acho que isso é tudo pessoal...
A próxima atualização provavelmente será a última para o SCA (a não ser que surjam novos bugs... :mrgreen: ).

Aguardo a participação de vocês...

Abraço à todos! :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor EDCOSMOS » Dom Jan 16, 2011 11:42 pm

marcio nao sei se vou falar besteira mas vou falar assim mesmo não tem como fazer um sca que quando entre em um domínio (e subdominio)ele seja automaticamente identificado e o SCA começe a cachear criando plugins automaticos do dominio talvez usar metodo de relevancia pra aqueles que sao mais usados poupando o esforço de criar plugins e otimizando o desempenho
EDCOSMOS
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor davidmilfont » Dom Jan 16, 2011 11:58 pm

Márcio...ninguém melhor que você para saber se tais alterações serão boas ou não,então eu particularmente concordo com o que você achar mais conveniente para o SCA,mas como pediu a opinião,aqui vai:
Concordo em retirar o log do SCA,já que essas informações serão registradas/contabilizadas nos relatórios do Sarg/MySar;
Concordo com a opção de configuração para eliminar os arquivos que estejam no cache "após um determinado número de dias";
Eliminar os logs do SCA (log, estatísticas, "zerar logs");(Aqui o que vai fazer falta seriam as estatísticas)

Resumindo como disse antes,você sabe o que vai ser melhor.

Abraços e sucesso!
davidmilfont
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor daniel.uramg » Seg Jan 17, 2011 8:18 am

  • Eu acho importante Manter os Logs do SCA por se poder fazer um controle "em paralelo" mais facilmente, do que o Squid fez o cache sosinho e o que o SCA fez
  • As estatísticas nem se fala, essencial!
  • Sobre a parada de excluir alguns arquivos com X tempo não axo importante (minha opnião)
  • Sobre o Arquivo de Configuração seria melhor mesmo "meter" no Arquivo Mestre

Marcinho precisando de alguma ajudinha ai so chacoalhar no MSN :)

abç
Avatar do usuário
daniel.uramg
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1426
Registrado em: Qua Mai 20, 2009 4:42 pm
Localização: Taguatinga - DF
BrazilFW Box: Athlon XP 2400+ 1Gb RAM HD 20Gb
BFW 2.31.10+SP1, Squid, DNS Cache, EasyCaptive, MySAR, Apache, SCA, SqStat, EasyBackup. Bandwidth, Pure-FTP

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor franciscojsh » Seg Jan 17, 2011 10:43 am

- Acho que deve deixar o log em ambos (Estatísticas e Sarg/MySar)
- Para configuração de tempo máximo em cache deve ser feito por domínios, já que tive problemas com arquivos do jogo online Grand Chase que atualizam 1 vez por semana e por vezes o o SCA me causou alguns probleminhas sendo necessário excluir o a pasta cache dele
:o!
franciscojsh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Eduardo » Seg Jan 17, 2011 1:21 pm

prefiro deixar os logs so no Mysar.
O report do Mysar de uso de cache é melhor que o do SCA, pois ele da em % quando foi economizado de Kb.
O relatorio do SCA so da quantiodade de arquivos, não serve para calculo de ganho.
Por arquivo pode ser aquivão ou arquivinho, não é completo e impossivel de calcular o ganho.

Pode tambem deixar os logs nos 02, seria perfeito, atende todo mundo, e o tamanho do arquivo não é problema, ja que para usar o SCA tem que ter espaço em disco para isso e o log não não vai ficar maior do que um up-date do windows.
Minha duvida é sobre processamento, geração de 02 logs não pode comprometer o BFW?

Apagar os arquvos apos x dias é muito bom, se possivel configurado para considerar os dias a partir do ultimo uso dele.
Ai não teria problema, se o arquivo é usado a cada 7 dias e a gente configura para apagar apos 10, ele vai sempre estar la.
So não sei se é complicado de implementar, se for faz a alternatica de apagar o cache e usa quem quer.

Valeu pela força no desenolvimeto Marcio.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Duh » Seg Jan 17, 2011 2:04 pm

Como faço pra saber quanto de gigas o SCA ja acumulou ?

Duh
Duh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor Eduardo » Seg Jan 17, 2011 2:33 pm

Duh escreveu:Como faço pra saber quanto de gigas o SCA ja acumulou ?
Duh

Du, voce pode conferir o tamanhao do diretorio do SCA no /particion para saber quanto disco o SCA ta usando.

Ja para saber quando voce economizou com o SCA, mesmo com os logs indo para o Squid apenas, é bem dificil fazer a conta.
O Mysar monstra o que foi usado em % de determinado link e da o total em Kb.
Por exemplo, o usuario X baixou 700MB do youtube e no Mysar consta 30% de uso do cache, então houve uma economia de 210MB que foi buscar no cache e não gastou do seu link externo.
Mas para fazer isso tem que olhar todos os usuarios e dias, alem de ter em mente que o squid continua fazendo cache de outros dominios que não estão no SCA.

Mas mesmo assim o Mysar é uma ferrameta muito util e se ela incluir o cache do SCA o relatorio fica bem completo.
Para mimi é mais do que suficiente, pois eu listo os usuarios por Kb baixados e vou so nos 5% de abusados, se o SCA+squid estiver atendendo eles com porcetagem alta, maravilha, nem perco tempo tentando alternativas para limita-los.

O SCA não gera relatorio de uso do cache em KB, mas sim em pacotes ou arquivos, o que pode levar a um entendimento errado pois o arquivo pode ter 05KB ou 50MB, dai o problema que o Marcinho ta tentando resolver.

Espero ter respondido sua pergunta corretamente (tudo que escrevi acima ta certo, ne pessoal?)
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 6

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Seg Jan 17, 2011 7:40 pm

EDCOSMOS escreveu:marcio nao sei se vou falar besteira mas vou falar assim mesmo não tem como fazer um sca que quando entre em um domínio (e subdominio)ele seja automaticamente identificado e o SCA começe a cachear criando plugins automaticos do dominio talvez usar metodo de relevancia pra aqueles que sao mais usados poupando o esforço de criar plugins e otimizando o desempenho

Não é impossível isso que você expôs, porém, não está nos planos para o addon (teria que criar-se mais um monitor pra ficar verificando TUDO o que é acessado pela REDE INTEIRA, e isso provavelmente resultaria em problemas).
Quanto ao "esforço de criar plugins"... \`´/
Fala sério!!!
Só o fato de se poder criar Plugins para o que quisermos (claro que nem sempre funciona) já é um ganho e tanto.
Vocês já viram alguma ferramenta TOTALMENTE FREE que possibilitasse isso?
\`´/ \`´/ \`´/ \`´/ \`´/
Desculpe, EDCOSMOS. Sei que você postou com boas intenções e não estou reclamando não, ok?
Só achei engraçado pacas o "esforço de criar plugins"...
\`´/ \`´/ \`´/ \`´/ \`´/
davidmilfont escreveu:Resumindo como disse antes,você sabe o que vai ser melhor.

Eu já digo que eu tento fazer o melhor que posso no curto espaço de tempo que possuo e com as limitações de conhecimento que possuo.
O melhor para o addon quem SEMPRE fez foi a comunidade, ao aceitá-lo, testá-lo, reportar os problemas, sugerir (para o coletivo, claro) modificações e implementações.
Agradeço seu reconhecimento, davidmilfont! (Muito obrigado mesmo) :o!
Mas digo que se eu estivesse utilizando o SCA sozinho, sem os relatos e a ajuda da comunidade (parte dela pelo menos), o SCA não estaria nem em 30% do que ele é hoje.
Fora dizer que tive ajuda dos amigos do fórum espanhol com scripts, traduções, paciência, etc... (Valeu mesmo, pessoal!)
daniel.uramg escreveu:Marcinho precisando de alguma ajudinha ai so chacoalhar no MSN :)

Se você não tivesse tão pegado com o EC eu já teria jogado o SCA no seu colo, brother...
\`´/ \`´/ \`´/ \`´/
Valeu, Daniel! :o! (Pode crer que quando o bicho pegar mesmo, e eu não tiver mais tempo nenhum, vou chacoalhar a janela do MSN. :mrgreen: )
Eduardo escreveu:prefiro deixar os logs so no Mysar.

Eduardo escreveu:Pode tambem deixar os logs nos 02, seria perfeito, atende todo mundo

Agora você me confundiu, brother... :lol:
Não sei como contabilizar seu voto... < O.O >
Eduardo escreveu:Valeu pela força no desenolvimeto Marcio.

Só está sendo possível por conta da participação dos BetaTesters (bem como de outros usuários regulares) no fórum (com vocês ajudando, passa a sobrar um tempinho pro devel :mrgreen: ), então eu que agradeço. :o!
Eduardo escreveu:Espero ter respondido sua pergunta corretamente (tudo que escrevi acima ta certo, ne pessoal?)

Melhor impossível! :o!

Pessoal, deixarei as questões e opiniões rolando até as 00:00 hr de quinta-feira, pois, é feriado aqui no Rio de Janeiro, e então eu vou cair dentro do SCA pra poder fazer as alterações com base nos "ganhadores da votação".
Então votem, votem, votem a vontade (como diz o Bial \`´/ ).

Abraço à todos! :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

AnteriorPróximo

Voltar para Add-On Factory

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes